Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Rio de Janeiro aos tropeços
16/09/2009

Caminhando e olhando para cima

A presença da influência européia na arquitetura de época

Contraste entre a vida moderna e o clássico

Cúpulas do Rio de Janeiro

Maravilhas do Theatro Municipal

- Sempre que vou ao Rio de janeiro, tropeço.

- Como assim? Tem problemas quando se encontra na Capital Imperial?

- Sim senhor: trombo sempre com as pessoas ao caminhar pelas calçadas, contra os postes de iluminação, caio em bueiros, escorrego no asfalto, incomodo o trânsito, tropeço e tropeço...


O esmero no acabamento dos edifícios de outrora

- Eu hein? Que história é essa?

- Meu amigo, quando vou ao Rio me hospedo no Centro. No recuperado, restaurado e competentemente revitalizado Hotel OK, adquirido por um espanhol sensível, que oferece aos visitantes - e hóspedes - o charme de outrora. Do vão existente no meio da edificação você enxerga a clarabóia colorida que protege a todos contra as chuvas que frequentemente ocorrem na cidade. Olho para cima e...


A impressão de estar em uma cidade longínqua no oriente

- Por que hospedar-se nessa região? Na orla - em Ipanema, Copacabana ou no Leblon, existem hotéis extremamente confortáveis, restaurantes com boa cozinha, um mar esverdeado que com suas águas atlânticas abençoa e batiza os corpos sensuais bronzeados nas areias finas de suas renomadas praias.

- Amigo, nada se compara aos prédios e casarões históricos onde está presente o bom gosto com detalhes que muitas vezes passam despercebidos da maior parte da população ou dos visitantes e turistas em solo carioca. Basta olhar para cima e você fica deslumbrado. E começa a tropeçar.


Clarabóia do Hotel OK


A Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro


A estátua parece acompanhar a evolução da cidade



Quanto mais busco, mais encontro encantamento

Surpresas nas alturas da capital

O mundo moderno em terras cariocas

Surpresas constantes para o viajante atento

Vestígios de uma história empolgante

- Eu evito os centros velhos das capitais brasileiras. Em geral são frequentados e habitados por meliantes, mendigos, prostitutas e drogados os quais são perigosos. Você corre o risco de ser assaltado pelas esquinas e becos sombrios e, se tiver má sorte, pode perder a própria vida.


Espaço nobre que será recuperado no Rio de Janeiro

- Compreendo a sua leitura preconceituosa e desinformada sobre o magnífico conjunto de edifícios históricos, seculares, elegantes e
majestosos que compõem o maior acervo arquitetônico e cultural do Brasil Colônia, do Brasil Império, do Brasil República, do Brasil Art Nouveau, do Brasil Moderno, do Brasilzão.


Interior do Centro Cultural Banco do Brasil

- Preconceituoso? Vá então você caminhar por aquelas ruas sórdidas e escuras e depois me dirá se tenho ou não razão no que afirmo.


Contrastes de épocas distintas

- Quanta bobagem em suas afirmações. Nesse final de semana passado tive o privilégio de percorrer a Capital de meu País - essa sim uma nação adorada - elegante, sóbria, austera e clássica por centenas de quarteirões que compõem a nossa Cidade Maravilhosa em seu genuíno e autêntico centro velho. Deslumbrado, estasiei-me ao admirar as inúmeras cúpulas, estátuas, telhados e tetos seculares, telhas de barro, paredes espessas, design francês em linhas arquitetônicas de época, pequenas lojas, boutiques, bares e centros comerciais que dão vida à metrópole mais feliz do planeta. Vença as suas barreiras, leve seus amigos para conhecer uma das mais espetaculares cidades do mundo. Ame o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa.

- Rio de Janeiro, capital do Brasil?!!!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)