Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Bogotá, a fenix andina
28/09/2009

Forma artística para obter o sustento

Arquitetura sóbria no Ministério da Cultura

Contrastes nas influências arquitetônicas

Inteligência na apresentação artística

- Você vive perambulando não é mesmo?

- É verdade! E a coluna Brasilzão tornou-se meu relatório de viagem, meu caderno de andanças, o registro de minhas descobertas pelos rincões desconhecidos.


O singelo bairro La Candelaria

- De onde está chegando?

- Desta vez do exterior, de Bogotá. A capital colombiana tem um passado denso, e em sua arquitetura encontramos vestígios de seu passado heróico e a ousadia e bom gosto dos arquitetos contemporâneos.

- E a culinária?


Manifestações em busca do reconhecimento

- Ah, é um caso à parte! Hoje em dia Bogotá é uma cidade cosmopolita que, embora se encontre a 2.600 metros de altitude, nos aconchega com uma temperatura amena que oscila em torno dos 14 graus Celsius.

- Bogotá encontra-se na Cordilheira dos Andes?


Manifestação artística, contestada, no Centro Histórico


O grafite como arte

- Sim senhor! Essas montanhas são conhecidas, na região, como Cerros Orientales. São os Cerros do Montesserate e Guadalupe, e exibem, no alto, um belíssimo templo católico que é ponto de referência para a cidade.

- Quantos dias você ficou lá pelos altos da capital colombiana?

- Dez dias. Tive a ocasião de perambular pelo centro histórico após as jornadas dinâmicas de trabalho quando, mais uma vez, constatei o quanto os bogotanos são educados e gentis com os visitantes. Os taxistas são bem humorados e, sobretudo, altamente politizados. Têm o rádio como fiel companheiro e estão sempre a par de tudo o que ocorre na cidade ou no país. São educados, honestos e elegantes no tratamento aos seus clientes.


Intervenções urbanas

Desenhos e companhia

- Nossa! Eu sempre imaginei que a Colômbia fosse um país perigosíssimo.

- Pois é, meu amigo. Essa imagem é falsa. Bogotá é uma cidade segura, bem policiada e repleta de belos museus e centros culturais; um lugar onde você degusta parte do imaginário popular, da arte contemporânea e dos acervos que retratam a história dessa cidade fundada em 1538 pelo espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada. Inicialmente eram apenas 506 pessoas que compunham a população de Santa Fé que, no começo do século 17, já abrigava 2.000 pessoas entre brancos, indígenas e escravos negros. Em 1820 já se falavam em 30.000 habitantes, e nos dias de hoje Bogotá é uma das maiores cidades da América do Sul: são cerca de 8 milhões de pessoas que convivem na capital do país.


Jovens em teatro infantil

Qualidade nas construções antigas

- Entretanto, tenho sempre ouvido dizer que o bairro da La Candelaria é o melhor local para se sentir a alma bogotana.

- É verdade, mas não desprezemos a realidade contemporânea, pois as escolhas são múltiplas para o visitante atento: jardins e áreas verdes bem cuidados, uma extraordinária biblioteca pública que está entre as melhores do mundo, centros comerciais onde se encontram produtos de todas as origens e uma gama enorme de restaurantes que nos dão a oportunidade de usufruir das cozinhas de vários países do planeta.


Sutilezas do passado

A sobrevivência na imaginação popular

- E as mulheres?

- As bogotanas em geral são muito bonitas. A mestiçagem se traduz por cabelos negros, tez mate e belíssimos sorrisos que exibem dentes alvos e alinhados. Bogotá representa a beleza da alma feminina da Colômbia.

- Muy bueno!


Interior da Catedral

Arquitetura religiosa

Fachadas do bairro histórico

Animais dos Andes

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)