Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Brasil. Vai Brasil!!!
28/09/2009

A Bahia presente com representantes indígenas

A sutileza cultural do Brasil profundo

Bela representante do Sul

Imagem de um Brasil de outrora

A exuberância Afro-Brasileira

A fé nas terras de Minas

- Vai Brasil!!!

- Ir para onde? Há quantos anos que esperamos o milagre do País do Futuro? Qual é o seu real destino?

- São vários: existem 87 destinos nesse quinto maior País do Planeta Terra os quais deixam todos encantados.


Na entrada do Salão começa a festa

- Confesso não estar entendendo nada desse seu raciocínio. Parece uma conversa de loucos.

- Loucos? Você tem razão: loucos para conhecer as diversidades culturais, étnicas, gastronômicas, físicas, paisagísticas, naturais, desse gigante composto de ecossistemas variados, complexos e apaixonantes.


Salão do Turismo, sucesso incontestável

- Vou testá-lo então para que nossa conversa flua melhor. Quantos estados têm o Brasil?

- Vinte e seis mais o Distrito Federal.

- Em quantas macrorregiões está divido o seu território?


Brasília e sua Catedral presentes no Salão

- Cinco: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste. Ficou satisfeito senhor professor?

- Acalme-se, ainda não terminei, são milhares de quilômetros de praias, milhões de hectares de terras com florestas ainda virgens (algumas abrigam povos que jamais tiveram contato com a civilização denominada ocidental), pessoas com peles que variam do negro retinto ao branco ariano, passando por todas as tonalidades e tipos físicos, resultado de uma mestiçagem que superou os preconceitos antes existentes nas terras dos imigrantes que vieram buscar o sustento e uma nova vida no Brasil. Agora cite-me alguns dos roteiros turísticos consolidados pelo Ministério do Turismo.


O Sul Brasileiro e sua cultura

- Está bem: Fernando de Noronha, Recife e Olinda, Entre Rios e Mar - Séculos de Cultura, Os Segredos das Lagoas e Mares do Sul; Roteiro Integrado Amazonas-Roraima, Economia da Experiência - Petrópolis: O Império, Roteiro Integrado de Brasília a Chapada dos Veadeiros...

- Quais são os estados que compõem a Região Norte?


O Ventríloquo e seu companheiro

O Bumba-Meu-Boi

- Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

- E os da Região Amazônica?

- São esses sete estados citados mais o Mato Grosso (Centro Oeste) e o Maranhão (Nordeste). Ao todo são nove estados amazônicos...


A exuberância Mestiça

O artesanato Alagoano

- Cite-me alguns ícones desses estados brasileiros.

- No Amazonas; o Festival de Parintins, onde reinam os bois Caprichoso e Garantido; no Pará, o Ciro de Nazaré (ocorre no mês de outubro) e as belíssimas praias de Alter do Chão; no Acre, o inesquecível Chico Mendes (covardemente assassinado) e o poderoso rio Acre; no Amapá, o gigante rio Amazonas e a Fortaleza de São José, em Macapá; em Roraima, o fabuloso Monte Roraima e a Estação Ecológica de Maracá; em Tocantins o Parque Nacional do Jalapão e a moderna cidade de Palmas; em Rondônia o rio Mamoré e o Festival Folclórico de Guajará-Mirim.


Emoção ao som da viola

Criatividade e arte popular

- Pois é meu amigo, tudo isso parece um sonho e esse se torna realidade quando você encontra “o seu jeito de viajar” através do projeto Vai Brasil que busca nos atrair às regiões espetaculares desse grande País para que possa apreciá-las fora da alta temporada quando tudo está mais tranqüilo.

- E nós nem sequer falamos do Sul, do Nordeste, do Sudeste e das demais atrações existentes no Centro Oeste. Como posso obter maiores informações sobre essas regiões?


O turista aprendiz em São Paulo

A face Européia do Brasil
 

- Acesse: www.turismo.gov.br/regionalizacao e, assim que puder, adquira um guia turístico da Empresa das Artes e viaje. Você tem 87 razões para conhecer os destinos turísticos consolidados de seu País.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)