Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Lanche Escolar
15/09/2009
A obesidade tanto em crianças como em adultos já é preocupante, embora não tenha atingido níveis epidêmicos como em outros países, mas há estudos demonstrando que esse perigo existe.

As escolas podem contribuir muito se oferecerem orientação sobre nutrição e como escolher o que comer e a influência desta escolha na saúde.

Oferecer somente produtos industrializados pode prejudicar o paladar da criança. É necessário insistir em alimentos como frutas e hortaliças, mesmo com a recusa dos filhos.

Em 2010 deve entrar em vigor a Lei que proíbe a venda de produtos muito calóricos e com poucos nutrientes em escolas publicas e privadas de Minas como salgadinhos, refrigerantes, doces... enfim guloseimas que só ajudam a criança a ganhar peso e sem nenhum valor nutricional.

É importante, inclusive, que a escola explique para alunos e pais a importância de uma alimentação e de uma vida mais saudável através de palestras com nutricionistas por exemplo.

Como sugestão, pode-se criar o “dia da fruta” na escola: 01 vez por semana, as crianças levam uma fruta de sua preferência, que deverá ser dividida entre todos da classe. Fazendo uma salada de frutas. Assim os alunos experimentam todas as frutas e aprendem a ter uma alimentação melhor.

Cabe aos pais ajudar também a estimular seus filhos a alimentar de maneira saudável, se a criança for levar lanche de casa, que leve alimentos saudáveis.

Preparar diariamente o lanche e adaptá-lo ao gosto das crianças requer paciência. Não é tarefa fácil, mas é importante para estabelecer hábitos saudáveis de alimentação.

Pedir ajuda à criança, fornecendo orientação sobre a qualidade e a quantidade dos alimentos, gera envolvimento no processo de preparo do lanche e desenvolve a consciência sobre a importância dos alimentos. A coerência entre o que é oferecido nas refeições em casa e a merenda escolar, com a utilização de alimentos saudáveis, aumentará a probabilidade de a criança e de toda a família conservarem a saúde e o peso adequado.

Mudanças de atitude como essa, demonstram que crianças bem informadas sobre a importância da alimentação controlam melhor o desejo por alimentos saborosos que não trazem benefício para a saúde.

Os pais são responsáveis por essa conscientização. O corpo saudável agradece por um lanche escolar balanceado!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)