Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Rotulagem de alimentos
20/02/2009
Ao comprar alimentos, muitas pessoas nem reparam no rótulo. Este é um grande erro, pois a função do rótulo é detalhar as informações do conteúdo da embalagem, como informações nutricionais, ingredientes, prazo de validade e muitas informações necessárias, para que você saiba exatamente o que está comprando.

Por exemplo:

Denominação de venda do alimento: é o nome que indica a origem e as características. Por exemplo: leite desnatado, biscoito recheado sabor morango.

Peso líquido: é a quantidade exata sem a embalagem e o líquido necessário para sua conservação.

Identificação da origem: nome e endereço do fabricante.

Identificação do lote: todo rótulo deve ter uma indicação em código que permita identificar o lote a que pertence o alimento.

Prazo de validade: deve estar presente de forma visível e clara. No caso de alimentos que exijam condições especiais para sua conservação, deve ser indicado o melhor local de armazenamento (freezer, congelador, geladeira). O mesmo se aplica a alimentos que podem se alterar depois de abertas suas embalagens.

Instruções sobre o preparo e uso do alimento: quando necessário, o rótulo deve conter as instruções necessárias sobre o modo apropriado de uso.

Informações nutricionais: todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para oferta ao consumidor devem ter as informações nutricionais presentes no rótulo. Exceto as águas minerais e as bebidas alcoólicas.

A importância da rotulagem nutricional é para que as pessoas possam decidir entre quais alimentos são os mais saudáveis e escolher seus produtos de acordo com sua vontade.

Em todos os rótulos nutricionais devem conter as seguintes informações: valor energético (calorias), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gordura trans, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio.

Os rótulos também devem fornecer o percentual de valor diário – que é o quanto em percentual a porção do alimento contribui para atingir todos os valores diários recomendados de nutrientes , levando em consideração uma alimentação média de 2.000 kcal.

E ainda no rótulo nutricional deve ter as seguintes informações:

Se contém glúten: alimentos industrializados contendo glúten tem que incluir a advertência no rótulo a fim de alertar os indivíduos com doença celíaca que não podem consumir esses alimentos devido à intolerância ao glúten.

E também alimentos formulados para atender necessidades específicas, devem ter no rótulo a respectiva designação, seguida da finalidade a que se destina (exemplos: diet, light, enriquecido em vitaminas, isento de lactose). Em alguns casos, é obrigatória a utilização de alertas, como: "Contém fenilalanina" (alimentos com adição de aspartame) ou "Diabéticos: contém sacarose" (alimentos contendo açúcar).

Conheça agora um pouco de cada item que deve conter na informação nutricional:

Valor energético: é o total de calorias que o produto possui. As calorias equivalem a soma de carboidratos, proteínas e gorduras que transforma-se em energia.

Carboidrato: fornece energia.

Proteína: responsável pela construção de células, tecidos e órgãos.

Também ajuda na produção de enzimas.

Gordura total: é a soma de todos os tipos de gorduras. As gorduras nos fornecem energia e possuem inúmeras funções no corpo como na formação de hormônios..

Gordura saturada: é a gordura de origem animal, que eleva o mau colesterol.

Gordura trans: é formada através do processo de hidrogenação. Esta gordura está presente em alimentos industrializados e é prejudicial à saúde. Procure não ultrapassar a quantidade de 2g por dia.

Fibras: possuem funções excelentes para o corpo especialmente para o intestino.

Cálcio: desempenha papel importante no crescimento, desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes.

Ferro: importante na formação de glóbulos vermelhos no sangue, auxiliando a oxigenação. Contribui também para a formação de enzimas.

E Sódio: mantém a pressão do sangue e do equilíbrio hídrico, também desempenha papel na transmissão dos impulsos nervosos. Se consumido em excesso pode aumentar a pressão arterial, podendo acarretar em doenças cardíacas e hipertensão.

Escolha alimentos que fornecem pouca quantidade de gorduras totais, saturadas, gorduras trans e sódio, além de boas quantidades de cálcio, ferro e proteínas.

Para se ter saúde é necessário consumir diariamente todos os nutrientes que acabamos de falar, além de outros, mas é importante consumi-los na quantidade certa.

Seja um consumidor consciente e preste mais atenção nos rótulos dos produtos.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)