Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Santa Fé do Sul rumo ao FIB!
09/01/2009

Ana Keyla, Secretária de Educação do município melhor avaliado pelo MEC em todo o Brasil 

Brasão de Santa Fé do Sul

Uniforme dos Escoteiros Mirins

Itamar Borges, Prefeito de Santa Fé do Sul e sua equipe

Praça enfeitada para o Sonho de Natal

Um milhão de pets foram utilizadas na decoração de Natal

- Qual será o PIB para 2009? Estou preocupadíssimo com a crise que assola o Planeta Terra. O que ocorrerá no próximo ano? Todos nós seremos vítimas, não é verdade?

- Balela!!! Essa crise é bem-vinda. Há erros crassos, imensos, perigosos e viciados, e o maior deles é a necessidade imposta de “crescimento a qualquer custo”. Estamos exaurindo os recursos naturais, desfigurando a nossa terra através da falta de planejamento, do desrespeito para com as raízes e a história das localidades por onde viveram nossos antepassados e onde, hoje, vivem milhares ou milhões de pessoas nas áreas urbanas das 27 unidades federativas deste País. Veja, por exemplo, a paulista Santa Fé do Sul, uma ainda pacata e aprazível cidade interiorana que se encontra longe das tensões e necessidades de grandes e infelizes metrópoles como São Paulo, Belém, Recife ou Belo Horizonte.


Ambientes da recém-inaugurada Cidade das Crianças

- Sem dúvida, Santa Fé do Sul tornou-se um ponto de referência para o Estado e mesmo para a Nação Brasileira, porém há ainda aspectos importantes a serem evidenciados para que alguns deslizes não sejam cometidos em sua trajetória de desenvolvimento e de evolução.

- Não compreendi. O que, por exemplo?

- Comecemos por citar o aspecto estético: Santa Fé do Sul sofre da crônica poluição visual que ocorre também nas demais cidades do Brasil. Não há, aparentemente, um critério ou normalização para a sinalização e propaganda do comércio e dos negócios existentes, e isso gera uma confusão de painéis e de outdoors que emporcalham, enfeiam e comprometem os esforços realizados para tornar Santa Fé do Sul um modelo a ser seguido por todos nós.


Portal da Cidade das Crianças

- Acredito que o diálogo com os comerciantes e proprietários dos estabelecimentos possa ser difícil, porém, certamente, aos poucos eles compreenderão a maior eficácia e exposição de seus produtos ou de sua marca, caso aceitem um reordenamento da propaganda no núcleo urbano. Dessa forma, os clientes poderão distinguir um espaço do outro ao satisfazer as suas necessidades de compras ou de busca de serviços oferecidos. Como está, é um verdadeiro caos!

- Seria interessante se nos inspirássemos em algumas cidades européias ao propor um diálogo com os comerciantes de Santa Fé do Sul, você não acha?

- Não, não acho! É bobagem buscar inspiração lá fora: Curitiba e São Paulo tornaram-se bons exemplos de organização das propagandas permitidas nos estabelecimentos comerciais. Maceió e Macapá têm um plano diretor que limita a altura dos edifícios e padroniza as construções que abrigam apartamentos ou escritórios, tornando-se assim cidades mais belas e dentro dos padrões urbanos internacionais e ideais.


Palco durante apresentação de espetáculo de MPB

- Em Santa Fé do Sul já houve um primeiro desvio, que foi a autorização para se construir um prédio demasiado alto, com aparência deselegante e sem nenhum projeto arquitetônico, o que contribui para atrapalhar a estética e confundir a identidade da cidade.

- Parece que aprovaram a construção de um novo espigão com dezessete andares, em pleno centro da cidade, a ser construído em 2009. Uma lástima!

- Você tem razão, que pena!!! Santa Fé do Sul é uma das mais agradáveis cidades do Brasil. O trabalho realizado em prol da comunidade é exemplar, seja na área da cultura, da educação, do meio ambiente ou da infra-estrutura e mobiliário urbano. Entretanto, Santa Fé do Sul está se desorientando ao sublinhar como meta de crescimento o aumento do número de cidadãos em seu solo, dando asas às famigeradas construtoras. Santa Fé do sul deveria adotar o FIB.


 Mara Amaral, Secretária de Turismo, Comércio e Indústria

-FIB? Não é PIB?

- O FIB – Felicidade Interna Bruta – é o novo conceito de crescimento que surgiu lá longe, na Ásia, em um país chamado Butão.

- Compreendo a sua preocupação. Sentimos na pele, ao visitar Santa Fé do Sul, a falta de policiamento durante o evento que ocorreu no último sábado. Fomos abordados por pessoas, certamente de outra localidade, que nos intimidaram e ameaçaram quando seguimos a pé para assistir ao show de música sertaneja. Não havia nenhum policial ou representante da Prefeitura para garantir a ordem em um momento de grande fluxo de pessoas vindas de fora.

- Oespaço que abrigou os cantores tampouco era adequado para esse tipo de manifestação musical, você não acha?

- Concordo com você. Entretanto os aspectos positivos de Santa Fé do Sul são tantos que poderíamos elaborar uma lista enorme das benfeitorias realizadas nos últimos oito anos na cidade. Preferimos então ser críticos a fim de lembrar que o alto-louvor nos cega e que os forasteiros muitas vezes conseguem enxergar o que não vemos em nosso cotidiano.


Prefeito e Vice-Prefeito Mirim de Santa Fé do Sul

Seja bem vindo a Santa Fé do Sul

- Que nota você daria a Santa Fé do Sul?

- Sete e meio. Tomara que no futuro a cidade consiga a nota máxima e possamos assim responder com orgulho: “Santa Fé do Sul é nota 10!”

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)