Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Óbidos ou Óbidos? Óbidos!
10/07/2008

Ares de colonização portuguesa na Óbidos brasileira

Descaso da administração local para com o Patrimônio Histórico 

- Quem nasce em Óbidos o que é?

- Obidense.

- Onde fica Óbidos?

- Em Portugal.

- Em Portugal? Engano seu! Óbidos fica no norte do Brasil, no Pará.


Vida tranqüila na agradável cidade

- Acalme-se. Uma das mais belas cidades de Portugal é Óbidos. Ali se encontra um maravilhoso castelo rodeado de casinhas caiadas de branco. Janelas manuelinas, fachadas imponentes, e, na primavera, as trepadeiras que parecem derramar felicidade pelos muros que carregam histórias medievais que foram espelho de vitórias, guerras, amores e paixões contidos em povos de sangue quente.

- Estou calmo. Porém, saiba que o Pará, em toda sua exuberância, abriga às margens do rio Amazonas casarios, também históricos, que representam a presença portuguesa no coração da Amazônia. É a nossa Óbidos! Fundada em 1697, a cidade se debruça na parte mais estreita daquele mundo de águas que atinge uma profundidade de 70 metros. Era o ponto estratégico para a cobrança do tributo que era devido à Coroa Real Portuguesa.


A religiosidade acompanha o cotidiano dos obidenses

- Na minha Óbidos portuguesa – a verdadeira Óbidos! –, viveram mouros durante a ocupação islâmica. Sangue Azul e força braçal contribuíram para as manifestações culturais, como o Mercado Medieval, a Semana Santa, o Festival de Ópera, além de outras manifestações que levam milhões de pessoas a visitar, descobrir ou voltar àquela cidade fascinante.

- Bobagem. A minha Óbidos portuguesa exala cultura em suas ruas antigas e sinuosas, nas pequenas mercearias, na Igreja de Nossa Senhora de Sant'Anna e na Capela do Bom Jesus, que abençoam o quotidiano dos obidenses. Aqui a culinária é muito rica, os pratos à base de “Frutos do Rio” são deliciosos além do convívio que temos com a natureza virgem, com os igarapés e suas águas límpidas e transparentes e com os lagos esverdeados das redondezas desta urbe que se encontra dentro de uma das mais fascinantes regiões do Planeta..


Local estratégico do Rio Amazonas: 1,8 quilômetros de largura e 75 metros de profundidade

Cidade de mercearias e de produtos amazonenses

- E daí? Aqui nós praticamos golfe em um dos mais completos e melhores campos de 18 buracos do território europeu. Os frutos do mar e pescados contribuem para a deliciosa cozinha, que se completa com carnes de cabrito, além de excelente confeitaria à base de ovos e com frutas regionais.

- Frutas regionais! Não me faça rir. Você conhece as frutas da Amazônia?


 Detalhe arquitetônico do casario

O transporte fluvial é vital da região amazônica

- Ok! Está bem! Se formos partir para esta linha de discussão, eu vou acabar levando uma sova com seus argumentos. Melhor deixar como está: cada Óbidos com sua característica própria, com seus atrativos, suas qualidades, sua gente hospitaleira...

- Pois é! E cada uma, à sua maneira, tão encantadora quanto a outra!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)