Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Brasilzão: Um Balanço de Fim de Ano
07/01/2008

-Tenho a sensação de, como Atlas, estar carregando o mundo nas costas.


Refrescando a mente em São Paulo

Maravilhas do mundo brasileiro - Salto de Yucumã, o maior do mundo

- Muitos de nós, quando o ano está por terminar, trazemos conosco um sentimento de vitória, de perda, de esperança. Mais uma vez conseguimos percorrer o Brasil, indo de um extremo ao outro, vivendo novas paisagens e conquistando novos contatos humanos.

- Foi muito bom! Da queima de fogos em Santos, na passagem de ano, à chegada no dia seguinte a Cuiabá, onde participamos de uma concorrência em que ninguém se apresentou além de nós mesmos, assistindo, naquele momento, o apagão aéreo nos aeroportos brasileiros...


 O espetacular acervo arquitetônico de Salvador

Tarde de chuva em Manaus - Reflexos do Mercado Municipal

- Aos poucos, vou-me relembrando: estivemos em Pomerode, onde se realizava a belíssimo evento em comemoração ao aniversário da cidade, no dia 25 de janeiro.

- Lembro-me bem! Naquelas típicas festas, passamos por momentos felizes, embalados pelos sons de músicas germânicas e de valsa, lembra-se?


Bonecos gigantes no Carnaval de Monteiro Lobato, SP

Brasília, terra de abusos e de esperanças

Calor na região norte brasileira: Palmas de Tocantins

- Conseguimos depois visitar um pouco mais de cidades próximas a São Paulo, e sofremos a decepção de constatar a pobre, mal organizada e inexpressiva Festa da Uva, em Atibaia. Baco ficaria branco de susto ao verificar a falta de respeito para com a nobre bebida. Por todo lado, lingüiças fritas, cachorro-quente, rock e muito barulho! Muito barulho por nada!...


Paz e tranqüilidade no sul mineiro - Luminosa

- Sem dúvida, a administração local perde a oportunidade de imprimir um diferencial para esta festa. É duma incompetência!...

- Por outro lado, desvendamos o charme de uma pequena localidade, a Enseada de Brito. Perdida nas proximidades de áreas densamente urbanizadas, ali se tem a sensação de voltarmos no tempo e de que encontramos as raízes de Santa Catarina. Esplêndida!


Lançamento do Guia Turístico-Cultural de Parintins

- Como se fôssemos soprados por um vento forte, de repente nos achamos novamente na Amazônia, no coração da selva.

- A nossa querida Parintins! Na divisa dos Estados do Amazonas e do Pará, vibramos durante três noites seguidas com os sons musicais e performances dos povos da floresta. É um verdadeiro espetáculo, com dimensões inimagináveis. Lá conhecemos a ministra do turismo, senhora Marta Suplicy, e lançamos uma publicação que registra os encantos da ilha, da região, do seu povo e de seus costumes. O Guia de Parintins.


 Brasilzão - Alma interiorana

- Estou-me lembrando do calor intenso que sentimos em Palmas do Tocantins, e da gentileza das pessoas que nos acolheram naquelas terras. Das tardes mornas e chuvosas de Manaus e da cerveja gelada no Bar do Armando, em frente ao Theatro Amazonas, palco que acolheu celebridades do mundo inteiro lá em cima, no norte amazônico.

- Como uma estrela cadente, nos encontramos depois em Luminosa, próximo à divisa de Minas com São Paulo, uma comunidade que, com seus 2000 habitantes, permanece intacto como um vilarejo dos Alpes, e denuncia a sua fragilidade perante o movimento turístico que para lá se expande, que chega como uma praga...

- E o carnaval em Monteiro Lobato? Lembra-se dos bonecos gigantes que alegravam a população e das modinhas carnavalescas que agitavam a turma?


Manifestações culturais do mundo contemporâneo - A Parada Gay de São Paulo

- Foi muito legal! Contraste total com o agito da Parada Gay em São Paulo; com as luzes rosadas que coloriam o céu de Brasília; com o céu azul-celeste que parecia abençoar a cidade de Salvador, na Bahia de Todos os Santos...

- Continuaremos viajando, não é mesmo? Como será em 2008?

- Uma caixa de surpresas!... De boas surpresas!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco