Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
M´Boy. Nossa querida Embu das Artes
27/10/2006

Artesãos conseguem sobreviver de sua arte

Antiquários disponibilizam relíquias em seus acervos

O editor se sensibiliza e adota uma cachorrinha embuense
- O que é Embu das Artes?

- Bom, aparentemente trata-se de um local onde está reunido um belíssimo acervo de arte popular brasileira. Acertei?

- Não. Pelo que sabemos, em 1554 surgiu uma pequena aldeia habitada por jesuítas. Esses religiosos tinham como missão catequizar os índios e encaminhá-los ao mundo cristão. Por ali passaram personalidades importantes na construção do Brasil de hoje, como o Caçador de Esmeraldas, Fernão Dias, e, mais tarde, o padre jesuíta Belchior de Pontes. Ambos imprimiram à localidade a harmonia arquitetônica que ainda hoje impressiona os visitantes pela sobriedade, beleza e simplicidade.

- Nunca ouvi falar desse religioso, esse tal de Belchior...

- Diz a lenda que o padre Belchior foi tragado por uma grande cobra que, na língua guarani, era chamada de M´Boy. Assim surgiu o nome do povoado que, com o decorrer dos anos, se transformou em Embu.

- Que interessante!
 

O centro histórico do Embu das Artes guarda segredos do passado dos jesuítas na região

- Mais que isto! Apesar do crescimento desordenado da capital paulista e da invasão dos morros de Mata Atlântica nos arredores da pequena cidade, milagrosamente o local recebeu habitantes vindos de fora, os quais persistem em manter a aura da tradição artística desde a época dos índios Guaranis. Nos dias atuais, o conjunto arquitetônico da igreja e do convento abrigam o Museu de Arte Sacra. Aos sábados e domingos, se você tiver curiosidade e desejo de ser feliz por algumas horas, vá ao Embu. Os móveis e elementos sacros encontrados em seus antiquários nos transportam através do tempo, como se os bandeirantes responsáveis pelo povoamento de Minas Gerais devolvessem aos paulistas a matéria-prima trabalhada e manufaturada com a influência do gosto mineiro.


Artistas plásticos se inspiram nas ruelas e na Praça do Embu das Artes

- E a feira do Embu?

- Há menos de 50 anos, os artesãos hippies optaram por levar à praça central o artesanato de sobrevivência. Hoje, vindos de fora, brasileiros desta grande nação e artistas hábeis de outras partes do mundo devolvem à localidade a harmonia de bem-estar coletivo. Como? Ao presentear os visitantes com telas, esculturas, móveis... E também com os estabelecimentos onde você pode papear, ouvir casos ou, simplesmente, redescobrir uma vida tranqüila, próxima de uma das maiores cidades do planeta – São Paulo.

- Mas há um ano atrás você comentou comigo que a administração do município era displicente, e que Embu estava condenada a desaparecer ao destruir sistematicamente o seu acervo histórico cultural...


Pequenos animais são oferecidos para adoção dos visitantes


As galerias de arte reúnem a expressão espontânea da arte popular.

- É verdade! Porém tive a grata satisfação de constatar que a gestão atual está revigorando e revitalizando os atrativos e o acervo arquitetônico local. Ouso parabenizar o atual prefeito e toda a equipe de habitantes, artistas e artesãos, além dos forasteiros que escolheram Embu como contraponto à massificação desenfreada provocada pela invasão imobiliária que ocorre junto à periferia da grande São Paulo.
 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)