Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
A Mágica do esforço(II)
28/02/2005
“ dificuldades são dádivas divinas”

Richard Back

Conta uma fábula que, “ um dia, ao ver aparecer uma pequena abertura num casulo, um homem sentou-se e ficou a observar a pequena larva por várias horas, o quanto ela se esforçava para fazer com que o seu “corpo” passasse através daquele pequeno buraco. De repente, ela parou de fazer qualquer progresso, parecia que ela tinha ido o mais longe que podia e não conseguia seguir mais adiante. Então o homem decidiu ajudá-la, pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A pequena borboleta então saiu facilmente, mas, seu corpo estava murcho, era muito pequeno e tinha as suas asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se esticassem para serem capazes de suportar o seu corpo que iria se firmar a tempo. Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.

O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendeu foi que o casulo apertado era o esforço necessário para a borboleta passar através da pequena abertura, e que esse era o modo como a natureza fazia para que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de maneira que ela só estaria pronta para voar assim que tivesse libertado-se do casulo pelo seu próprio e natural esforço”.

Algumas lições podem ser tiradas dessa estória, uma delas é a de que, em muitas ocasiões, o esforço é justamente o que você precisa para mudar algo em sua vida. Às vezes, você passa boa parte do seu tempo apenas a reclamar das dificuldades que encontra pela frente, ao invés de compreender que esse tempo poderia ser dedicado de maneira positiva para vencê-las. Esquece que o crescimento é maior a cada obstáculo vencido, que aprende-se muito mais com as dificuldades do que com as facilidades.

A grande mágica, então, é a do esforço, a de você não se sentir pequeno diante dos desafios, tenham eles a natureza que tiverem. Sempre há tempo para quem deseja verdadeiramente romper as barreiras da inércia e da desesperança. Sempre é tempo de ativar sua vontade para romper o casulo da comodismo, adquirindo motivação e entusiasmo suficientes para alçar vôo rumo a uma vida mais rica, saudável e feliz.

Boa Reflexão. Que a Paz e a Luz de Deus estejam sempre contigo.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2022 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)