Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
A Mágica do esforço(I)
21/02/2005
Um número cada vez maior de pessoas vive em busca de soluções fáceis na ânsia de resolver problemas existenciais, emocionais, físicos até mesmo, espirituais. Daí, a proliferação de remédios, produtos e práticas milagrosas, que prometem magicamente resolver a vida de qualquer um. Isto sem contar com a prática mercantilista de algumas “religiões” que prometem colocar Deus e todos os santos a serviço de quem contribuir com algum valor para suas igrejas ou entidades ligadas a elas.

Analisando essas atitudes é possível chegar à conclusão de que, a falta de auto-estima, o sentimento de incompetência pessoal, a falta de amor por si próprio e a falta de uma espiritualidade profunda, são elementos que, no seu conjunto, fazem com que , a cada dia, mais e mais pessoas, por perderem a fé em si mesmas e nos seus valores, entreguem suas vidas ao primeiro que lhes acena com uma aparente solução para seus problemas, algo, de preferência, algo que não lhes requeira nenhum esforço.

Como terapeuta sou procurado por pessoas que desejam resolver alguma situação existencial ou desconforto emocional, mas, algumas delas, num breve espaço de tempo, desistem ao perceberem que para melhorar suas vidas vão ter que mudar atitudes ou fazer algum esforço para superar suas dificuldades. E isso ocorre porque esperavam algo do tipo: “tomou doril e a dor sumiu”, porque procuravam alguma mágica que, num simples toque, os tornasse saudáveis, prósperos e felizes.

Portanto, se você deseja sinceramente realizar o melhor pela sua vida, não deve esperar pela ação dos outros, deve, sim, tornar-se responsável pelas mudanças necessárias para que elas se realizem. Quando muito, alguém pode orientá-lo, proporcionando-lhe alguns meios ou condições de fazê-lo, mas, nunca farão aquilo que tem de ser feito por você, aquilo que só você pode mudar. Acredite, quando você faz qualquer movimento positivo a seu favor o universo inteiro colabora, ou seja, aquilo que você realiza de bom por si próprio reflete-se ao seu redor, contribuindo para que tudo mais também melhore.

Não existe mágica alguma fora de você mesmo que mude sua existência sem o seu próprio esforço, sem a sua vontade. Quem acreditar no contrário corre o risco de passar a vida esperando e, com certeza, vai frustrar-se por não ter obtido o melhor que a vida lhe poderia dar. O sucesso ou o fracasso de cada um está na medida da sua auto-estima, na capacidade de aliar sua vontade a práticas cotidianas positivas para obter prosperidade e sucesso em todos os setores de sua vida. Você tem o livre arbítrio e pode realizar, a todo instante, o melhor por você. Você decide!

Boa Reflexão. Que a Paz e a Luz de Deus estejam sempre contigo.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2022 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)