Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Pra não dizer que não falei das flores
28/03/2006

Tematização das coberturas dos telefones públicos.

Até mesmo as placas de trânsito foram tematizadas com motivos florais.

- Como foi seu passeio neste final de semana?

- Foi ótimo! Estive reunido com artistas que trabalham com arranjos florais utilizando-se de espécies nativas tropicais e de clima temperado, além de flores aclimatadas. Rapaz! Essa é uma atividade que movimenta muito dinheiro, garante uma boa fonte de renda para muitas pessoas e representa um gigantesco negócio tanto no mercado interno quanto no de exportação.


Preparativos finais para a Enflor 2006, de 26 a 28 de março.

- É mesmo?! Fale-me mais sobre esse encontro...

- Bom... Foi no sábado. Chovia a cântaros, enquanto percorria o Pavilhão de Exposições existente na pacata, limpa e civilizada Holambra, também chamada de Cidade das Flores...

- Onde fica isto?

- Antes de te dizer onde ela fica, deixe-me contar-lhe um pouquinho de sua história.

- Vamos lá!


Reunião para planejamento do livro sobre Arranjos Florais no Brasil, da editora Empresa das Artes.

- Em 1948, logo após a Segunda Guerra Mundial, imigrantes holandeses vieram para o Brasil em busca de uma nova e melhor realidade. Instalaram-se na Fazenda Ribeirão, onde surgiu e se consolidou, com o passar dos anos, um dos mais importantes pólos de floricultura do mundo!

- Uau! E onde fica isto, me diz?!

- Perto de Jaguariúna, a 180 km da cidade de São Paulo. Hoje, sozinha, Holambra é a responsável por mais de 30% das flores produzidas em estufas no Brasil. Funciona ali uma verdadeira indústria colorida, saudável, natural, que reúne pessoas abnegadas e que adoram o que fazem - viver junto da natureza e cultivar flores, as mais belas criaturas vivas deste planeta!


Fachadas dos estabelecimentos remetem à Holanda.

- E a Enflor, o que é?

- Trata-se de um evento que está acontecendo de 26 a 28 de março naquela comunidade. É possível, ali, deleitar-se com a maneira exuberante e profissional com que flores e plantas, as mais diversas, são trabalhadas pelos artistas. É a arte floral da melhor qualidade sendo produzida para a decoração de ambientes; e também uma miscelânea de produtos voltados para jardinagem, plantios residenciais e extensivos, etc. Além de ponto de encontro de representantes das regiões produtoras de flores de todo o Brasil e até do exterior... Um espetáculo! Meu caro, podendo, não deixe de conhecer a bela, sensível e colorida exposição em Holambra!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)