Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Autodescoberta
17/03/2006
Infelizmente, tenho encontrado pessoas que pelo fato de terem vivido, ano pós ano, em situações desconfortáveis, não mais acreditam que haja uma saída para elas. Por entregarem-se a crenças que, de um modo geral, operam em suas vidas como agentes limitadores de suas capacidades e competências, vivem pessimistas, céticas ou deprimidas, desiludidas com a vida. E o que é pior, muitas delas movidas por esse ceticismo crônico, além de conformarem-se ao seu fracasso existencial e falta de reatividade, ainda acabam influenciando outras pessoas a seguirem essa perigosa rota.

As causas desse inadequado comportamento são inúmeras, passando pelos traumas de infância e adolescência, educação familiar deficiente, até perdas mal resolvidas e outros tantos fatos geradores de bloqueios e pré disposições psíquicas negativas. Porém, como diz o ditado popular, “não há mal que sempre dure”, daí a importância da compreensão de que cada pessoa, por ser única em sua essência, sempre pode vir a desenvolver ou retomar sua reatividade perante os fatos da vida. Levando em consideração de que cada uma, de modo diferenciado, sente e processa os acontecimentos em sua existência de modo singular, é possível também afirmar que sempre existe a oportunidade de reconstruir pontes e reascender a chama da fé num existir com melhor qualidade e porções de momentos dignificantes e prazerosos.

Descobrir-se, ou autodescobrir-se, como criatura plena de condições latentes para enfrentar os obstáculos que a vida, pela sua própria natureza evolutiva, impõe, é ao mesmo tempo desafiador e renovador, posto que a estagnação mental, física ou espiritual, é atalho em direção à morte. Otimismo exagerado? Deixo para quem quiser interpretar essa questão. Apenas digo que todo aquele que deseja desfrutar da vida com excelência, tem que possuir objetivos elevados que o impulsionem além da média, e para que isso se configure é fundamental se autodescobrir portador de bons valores e competência. Encontrar internamente estas sementes e fazê-las germinar é desafiador, mas vale a pena. Se você nunca tentou, tente. Se você já tentou, tente outra vez!

Boa Reflexão. Paz e Luz para você.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)