Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Saldo negativo na geração de empregos; Área Azul; Sem aposentadoria; Carregando nas costas; Chama o VAR!
06/09/2023

Varginha tem saldo negativo na geração de empregos em julho

Em julho, Minas Gerais teve saldo positivo na criação de postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na semana passada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Minas teve o terceiro melhor saldo do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, com 12.353 vagas criadas no estado. No acumulado do ano de 2023, Minas apresenta um saldo positivo de mais de 156 mil postos de trabalho. Ao contrário do que se viu no Estado, Varginha apresentou saldo negativo na geração de empregos com carteira assinada em julho. Foram contratadas 2.107 pessoas e demitidas 2.216 pessoas, o que representa saldo negativo de 109 empregos. Os setores que mais demitiram no período foram os da agropecuária (-66), construção (-43) e serviços (-29). Varginha vinha acompanhando os bons números de Minas em relação a criação de empregos. Não se acredita que os números negativos de julho sejam uma tendência de queda de empregos ou descolamento da eficiência de geração de empregos em Varginha, mas apenas um ajuste pontual. Todavia, o governo municipal precisa ficar atento para não “deixar de melhorar sempre”. Desburocratizar processos administrativos, capacitar mão de obra, reduzir custos e manter parcerias com o setor produtivo, instituições de fomento e governos (principalmente o estadual). Não podemos esquecer que cidades como Pouso Alegre e a pequena Extrema estão crescendo muito e possuem incrementos diferentes de Varginha como a força da indústria mais pujante e a proximidade com São Paulo.

Área Azul: Caso pode ser judicializado

A empresa Car Park Ltda ofereceu a maior oferta para vencer o processo de Licitação – Concorrência nº 006/2023, tendo como objeto a outorga de concessão para implantação, operação, manutenção e gerenciamento do sistema de estacionamento rotativo de veículos nas vias e logradouros públicos do Município de Varginha. Todavia, a empresa Car Park está com impedimentos de contratar com o Poder Público, segundo o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em razão de irregularidades junto a prefeituras por conta da mesma prestação de serviço que foi oferecida à Prefeitura de Varginha. Segundo informações que chegam à coluna, as demais empresas que disputaram com a Car Park vão levar o caso à Justiça, tendo em vista que a Procuradoria do Município de Varginha não desclassificou a Car Park, aceitando assim a irregularidade apontada. Segundo o cronograma idealizado pela Prefeitura de Varginha, a empresa vencedora deverá iniciar ainda neste mês a implantação do sistema. Se o caso realmente for judicializado, a implantação da nova Área Azul somente sairia do papel em 2024, a depender da resolução judicial, que poderia demorar até mais tempo. A coluna acompanha de perto o caso e acredita que o Jurídico da Prefeitura de Varginha pode ter “pecado e descuidado no caso, o que não é comum ocorrer. Neste caso, o padrinho da Car Park deve ser forte ou a miopia jurídica da Procuradoria municipal deve estar avançando com o final do governo”. A conferir os próximos capítulos do caso.

Sem aposentadoria

Muita gente, inclusive a Coluna, achava que o prefeito Vérdi Melo depois de realizar o sonho de ser prefeito de Varginha iria se aposentar da vida política após sua gestão que termina em 31 de dezembro de 2024. Digo isso porque muitos imaginavam mesmo que Verdi iria curtir os filhos e netos e voltar para sua vida privada, sendo sócio de um conceituado escritório de contabilidade na cidade. Mas pelo que se tem notícias de bastidores a política já não sai mais do "sangue do líder municipal", a exemplo de outros como Antônio Silva, por exemplo, que não conseguem ficar longe da vida pública. O desejo é compreensível, visto que quem administra uma cidade como Varginha ou possui "dom para a política, seja no Legislativo ou Executivo, acaba por ficar refém de um grupo, de uma cidade, daqueles que acreditam no líder político para representar seus direitos". O prefeito Vérdi Melo, a princípio, estaria indiferente com as eleições de 2024 visto que não tem tempo de "construir um nome competitivo e teria que aceitar seu vice como o sucessor natural". Contudo, muitos daqueles que acompanham Verdi Melo e outros "órfãos do ex-deputado Dilzon Melo" estariam a estimular a candidatura de Verdi a deputado em 2026. Ocorre que o eventual sucesso de Verdi em 2026, depende diretamente das eleições de 2024. Neste sentido, o prefeito parece que está assumindo um “protagonismo diferente nas articulações da campanha de 2024, mais até que o próprio candidato oficial”. Verdi sabe que precisa atuar para impedir que nomes do Partido Verde (PV), Partido dos Trabalhadores (PT) ou Partido Progressista (PP) ganhem as eleições municipais e coloquem a perder sua possível chance de chegar ao Legislativo Estadual ou Federal. Um candidato de oposição ganhar as eleições de 2024 em Varginha pode significar que toda a gestão Verdi passaria por criteriosa (ou maldosa) lupa que poderia apontar (ou criar) defeitos na administração atual. Verdi Melo tem se saído um bom prefeito no Executivo, mas no Legislativo é onde tem maior afinidade. Além disso, se Verdi eleger-se para deputado em 2026, ampliaria todo poder político juntado até aqui e ainda teria tempo para sua vida pessoal, visto que o parlamento não ocupa tanto quanto uma prefeitura. Mas tudo dependeria de 2024!

Carregando nas costas

A entrada de Verdi Melo nas articulações de 2024 é claramente observada com a tentativa desesperada de “levantar a bola do vice”, que agora passou a constar em todos os releases e falas do prefeito e secretários. O vice que não tem “poder de caneta, não manda nada e não resolve nada, repentinamente, é alçado à condição de ajudador principal, idealizador de projetos, determinante na conclusão de obras, o que nunca foi”. Tudo isso para tentar levantar a bola do pretenso candidato sem projeto. Mas não se vê protagonismo e atitude do moribundo candidato! O vice em algum momento foi protagonista de algum projeto de destaque? Qual apoio político de destaque ou recurso chegou a Varginha por meio dele? Nenhum! O pretenso candidato oficial tem condições de defender projeto próprio com personalidades como o deputado estadual Cleiton Oliveira (PV) ou a ex-presidente da Câmara Zilda Silva? Tem condições de defender os projetos do governo em debates acalorados? Já fez a defesa deste governo em algum “ambiente politicamente hostil”? Nunca! O pretenso candidato tem apoio garantido, por exemplo, de nomes fortes como o governador Zema? Não! Qual o projeto de destaque legitimamente defendido e trazido à realidade pelo vice-prefeito? Nenhum! O prefeito Vérdi Melo tem uma trajetória política de “sangue e lágrimas, já perdeu, ganhou e aprendeu muito, sempre por suas próprias falhas ou virtudes, mas sempre baseado em seu trabalho e prestígio pessoal”.

Carregando nas costas – 02

Verdi Melo cresceu em sua vida pessoal, começou simples e desconhecido na contabilidade e advocacia e hoje possui um escritório reconhecido para onde pode voltar se não for escolhido nas urnas. Seu sucesso pessoal reflete seu sucesso político, o que é natural! Contudo, quem se fez com o prestígio alheio, ganha eleições por conta do ex-amigo deputado ou pelo controle articulado da legenda montando chapas que lhe favoreçam não pode ser considerado um político de sucesso! Os entendedores entenderão quando analisarmos que o deputado federal Dimas Fabiano (PP) passou muitos recursos de emendas para Varginha, em contrapartida, também passou ao prefeito Verdi um “pesado fardo político que agora o prefeito custa a administrar”. Pode-se “eleger um poste para o Legislativo, onde o protagonismo é diluído em muitas pessoas e temos diversos exemplos de personalidades vazias na Câmara de Vereadores, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional”. Mas eleger um “poste para o Executivo é um custo alto demais para todos os eleitores responsáveis por tal eleição, e maior ainda para quem tenta sustentar politicamente o pretenso candidato sem condições”. Na última vez que o Brasil "elegeu" um poste para o Executivo, foi quando o então bem avaliado presidente Lula elegeu Dilma Roussef como sucessora. O Brasil pagou um alto custo, com retrocesso, desemprego, mais impostos e atraso administrativo. Seguido depois da decadência política do próprio Lula que mesmo (des)condenado, jamais voltará a ter a imagem de antes. Será que a história vai se repetir? 

Chama o VAR!

A “indústria da Bola” tem consumido cada dia mais recursos públicos municipais. A coluna já vem alertando para os gastos com o Boa Esporte e Varginha Esporte Clube, que ganham “mamadeiras de recursos públicos regularmente para manterem-se jogando com resultados fracos e mantendo a atenção do eleitor fora do que realmente interessa”. Além disso, como denunciou a coluna, outras modalidades esportivas e atletas amadores estavam em segundo plano. Contudo, numa tentativa de valorizar campeonatos e atletas locais, o município dará apoio aos Campeonatos de Futebol Amadorzão, Veteranos e Bairrão, pagando pela arbitragem destes jogos. O valor foi homologado pela publicação oficial que saiu no Diário Oficial de 31 de agosto. No pregão presencial 002/2023, o município contratou empresa para prestação de serviços de arbitragem para atuar nos Campeonatos de Futebol Amadorzão, Veteranos e Bairrão do Município de Varginha. A empresa escolhida foi a ASSEENG Ltda., cujo valor global da contratação foi de R$ 163.000,00 (cento e sessenta e três mil reais). Não conhecemos a empresa, mas certamente que o valor é substancial! Será que teremos VAR neste preço?

OABPrev-MG, a previdência privada exclusiva da Advocacia

A OABPrev é uma Entidade sem fins lucrativos, com 18 anos no mercado, que realiza a gestão do plano de previdência privada instituído pela OAB-MG e pela CAA/MG, atendendo exclusivamente os inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil e seus familiares. A entidade possui as melhores condições em previdência complementar, oferecendo também os pecúlios (seguros) por Invalidez Total e Permanente, e Pensão por morte. Por ser uma Entidade sem fins lucrativos, garantem as menores taxas do mercado, de 0,33 taxa de administração ao ano e 0% taxa de carregamento. Além disso, é possível deduzir até 12% da renda bruta anual no Imposto de Renda e o saldo acumulado é sempre revertido para os beneficiários e assistidos do participante, em caso de óbito. Saber como planejar o futuro e como gerir o seu dinheiro é essencial! A OAPrev possui a missão de trazer mais tranquilidade, segurança e a melhor rentabilidade do mercado para garantir à classe advocatícia, seus dependentes e familiares os melhores benefícios e inovações. Começo do ano é um ótimo momento para iniciar novas metas e, com o intuito de apoiar a Jovem Advocacia, a OABPrev possui a campanha do aporte inicial para Estudantes, Estagiários e Advogados com até 5 anos de inscrição na OAB, em busca de garantir a sua aposentadoria e um futuro mais tranquilo.

Investimento no Sul de Minas

O vice-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Antônio Claret de Oliveira Junior, representou o Governo do Estado, na quarta-feira (30/8), no evento de inauguração da nova sede administrativa da Prefeitura de Virgínia, no Sul do Estado. A obra, executada pela prefeitura com financiamento do BDMG, foi necessária após incêndio de grandes proporções destruir por completo em 2019 o antigo prédio da administração municipal. A obra recebeu R$ 1,46 milhão em financiamento do BDMG. “Só neste ano, o BDMG desembolsou para o Sul de Minas meio bilhão de reais. Quero reforçar que o BDMG está à disposição de todos os municípios para fazer novas parcerias como a que construímos com Virgínia. É uma sede muito moderna e certamente trará mais conforto aos servidores e para a população”, afirmou Claret durante o evento. O governador Romeu Zema gravou uma mensagem especialmente para o evento e destacou a parceria entre Estado e prefeitura. “Estou feliz em saber que o prédio da prefeitura está totalmente recuperado. É gratificante ter feito parte dessa restauração. Um dos objetivos do BDMG é justamente trabalhar em conjunto com os governos municipais em favor do povo mineiro”, disse. O evento de inauguração ocorreu no dia do aniversário da cidade, data em que o município completou 112 anos. Nos últimos 12 meses, o BDMG desembolsou mais de R$ 450 milhões para prefeituras e empresas de 113 dos 155 municípios do Sul de Minas. Apenas na microrregião de Itajubá, onde Virgínia está inserida, os desembolsos do BDMG cresceram 30%, comparando com o mesmo período anterior. Os investimentos na região contribuem para o desenvolvimento regional. De acordo com a matriz insumo-produto do BDMG, foram estimulados 13,7 mil empregos e R$ 238,7 milhões em renda.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)