Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Varginha para aos varginhenses; Área Azul: Os avanços da concessão; Manutenção e investimentos; Guerra declarada
02/04/2023

Coragem para mudar e melhorar 

É visível o desconforto dos membros da Polícia Civil, com a decisão do Governo de Minas em retirar da alçada da instituição a administração do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG). Isso pode ser um problema sério na convivência entre alguns membros do comando daquela força policial e do Poder Executivo de Minas. Mas o governo estadual não está promovendo tal mudança por picuinha, pelo contrário. Há décadas o serviço prestado ao contribuinte é péssimo naquele departamento, sendo que a Polícia Civil parece querer o controle do Detran mais por “vaidade e troféu do que para aperfeiçoar e melhorar aquele órgão”. Quem sabe com a mudança, possamos ver melhorias efetivas no Detran/MG, a exemplo de outros estados onde o órgão tem gestão própria ou está ligado diretamente a uma secretaria estadual, como a Secretaria de Segurança Pública. 

Articulações 

A reeleição do deputado estadual Antônio Arantes (PL) como um dos mais votados em Minas Gerais em 2022 foi uma demonstração inequívoca da forte atuação do parlamentar ao longo dos anos, principalmente no apoio ao agronegócio. Arantes esteve envolvido diretamente na eleição da mesa da ALMG em 2023, onde por pouco não se tornou presidente, mas foi eleito para Secretário Geral do parlamento mineiro, o segundo cargo mais importante da casa. Consta dos bastidores que o grupo do agronegócio mineiro, com apoio em outras áreas da economia e da sociedade civil, pensa alto quando se trata do atual primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na avaliação de algumas lideranças de destaque em Minas, Antônio Arantes tem condições para representar Minas no Senado da República em 2026, quando o estado vai eleger dois nomes para a Câmara Alta Federal. Não resta dúvida que Arantes no Senado seria uma grande força para Minas desenvolver ainda mais seu agronegócio, principalmente a cafeicultura e indústria. A conferir! 

Gasmig investe R$ 780 milhões na ampliação de gasodutos, Varginha continua de fora dos investimentos 

A direção da Gasmig, estatal mineira responsável pela comercialização de gás natural no estado, anunciou a ampliação de sua pequena rede de gasodutos no estado. Atualmente com cerca de 1500 KMs de gasodutos no estado, presente em partes do Sul, região metropolitana, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Campo das Vertentes, a Gasmig precisa ampliar muito sua rede para garantir o desenvolvimento para todas as regiões de Minas. Todavia, ao longo dos anos a estatal prometeu investimentos que raramente conseguiu entregar. Em Varginha diversos projetos de ampliações industriais e investimentos em gás natural foram perdidos porque a estatal não cumpriu suas promessas de entrega de um gasoduto na cidade. Ao longo da Rodovia Fernão Dias, no distrito industrial de Três Corações, por exemplo, diversas empresas esperam pelo gás natural prometido pela Gasmig, que não chega! Em Varginha investimentos industriais na Standart Produts S/A e em postos de combustíveis e oficinas de instalação de Kits de gás veicular foram paralisados em razão do atraso da estatal em trazer o gás natural a Varginha. Desde a gestão do saudoso ex-prefeito Mauro Teixeira (PT) o município de Varginha tenta ser incluído nas raríssimas ampliações de gasodutos da Gasmig, contudo a estatal não cumpre com suas metas. Seria isso uma demonstração da incompetência das empresas estatais, fraqueza política de Varginha junto ao Governo de Minas, falta de união do setor produtivo regional para aumentar as cobranças ou todas as opções juntas? 

Mineiro come quieto 

O atual secretário municipal de Saúde, Dr. Adrian Bueno tem atuado como bom mineiro e trabalhado em silêncio à frente da espinhosa pasta da Saúde. Adrian sucedeu no posto dois grandes nomes locais da medicina, o primeiro enfrentou a pandemia a frente da secretaria, garantindo bons resultados em Varginha frente a outras cidades onde milhares morreram de Covid19. Já o ex-secretário municipal de saúde habilmente transitava pelo meio político e área de saúde, tendo conseguido muitas vitórias singulares, como a “costura política que visa trazer a Faculdade de Ciências Médicas para Varginha”. Mas Adrian Bueno vem conseguindo avanços pequenos e numerosos à frente da pasta. Pequenos investimentos e melhorias, solução de atritos entre setores, novos projetos, atuação conjunta da pasta com outros poderes e pastas municipais. Ainda começando no mundo político, Adrian Bueno vem ganhando liderança no PSD local, legenda liderada pelo deputado federal Diego Andrade na região. Não acredito que Adrian Bueno seria candidato ao Executivo em 2024, como já se cogitou no passado, mas certamente Bueno estará no grupo governista que articula a sucessão de Verdi Melo, com possibilidade de ocupar lugar de destaque nas decisões e, quem sabe, na chapa. 

Varginha para aos varginhenses

A coluna destacou a importância econômica e política da construção do novo Mercado do Produtor, obra que foi iniciada neste governo. Anualmente vemos as renovações das permissões de uso dos boxes do atual Mercado do Produtor, com inúmeros produtores de outras cidades. Em verdade, o novo Mercado do Produtor, pela magnitude do projeto e para o sucesso da obra, precisa mesmo ter participação e interlocução com produtores de outras cidades. Mas vale dizer que a Prefeitura de Varginha, que vai construir o novo e moderno espaço com recursos municipais, precisa priorizar e planejar o local de forma que nenhum produtor local deixe de ter espaço para vender seus produtos no novo mercado. Claro que a presença de produtores de outras regiões é algo que ratifica a liderança de Varginha na região e mostra a importância da cidade no apontamento de caminhos para o desenvolvimento regional. Mas o produtor local precisa ter a certeza que terá oportunidade de utilizar a estrutura pública municipal sempre que precisar, sob pena do novo Mercado Municipal do Produtor virar um “Estádio Melão que foi, de fato, privatizado para empresários de fora que excluíram o esportista local”. Quem sabe com o sucesso do novo Mercado do Produtor, a Prefeitura de Varginha passe a desenvolver feiras livres permanentes nos principais bairros da cidade, a fim de dar espaço e opção para que os agricultores locais possam produzir e comercializar suas produções com a segurança e qualidade asseguradas pelo município. Fica a dica! 

Área Azul: Os avanços da concessão 

No diário oficial do município de Varginha de 23 de março foi publicado o Ato Justificativo de outorga da concessão, manutenção e gerenciamento da Área Azul para estacionamento rotativo nas vias públicas de Varginha. A coluna havia informado em primeira mão sobre o projeto do governo Verdi para entregar a Área Azul à iniciativa privada, tendo em vista a necessidade de novos investimentos e planejamento no setor. A equipe da prefeitura que fica nas ruas hoje na gestão da Área Azul não tem qualquer condição de melhorar o serviço. Atualmente em Varginha existem ruas e avenidas em que estacionar é algo impossível em algumas horas do dia. Em outras vias vemos falta de planejamento na forma de planejar o estacionamento. Varginha quase não tem ruas com estacionamento em 45º por exemplo, não temos segurança para estacionar em boa parte do centro, mesmo com o movimento de pessoas. Sem falar nos motoristas que estacionam seu veículo pela manhã e somente tiram o carro no final da tarde, ocupando uma vaga por todo o horário comercial. Isso quando não vemos veículos estacionados ocupando duas ou mais vagas, prejudicando diversas pessoas ao longo do dia. A Prefeitura de Varginha não tem pessoal qualificado para ficar nas ruas guardando veículos, nem mesmo possui técnicos atualizados para planejar o conjunto do trânsito na região da Área Azul a fim de buscar mais vagas para carros e motocicletas e segurança para motoristas e pedestres. A concessão da Área Azul é uma aposta certa e moderna desta gestão.  

Área Azul: Os avanços da concessão - 02

Mas precisamos ter cuidado em alguns pontos fundamentais: É preciso que exista preço justo na cobrança e que o cidadão perceba a entrega de serviço eficiente. A empresa que receber a concessão precisa ter experiência na área e capacitar bem seus colaboradores para que o motorista encontre forma fácil e ágil para estacionar, comprar e pagar o tícket de estacionamento, que precisa ser facilmente comercializado pelo comércio local. Além disso, é preciso que exista fiscalização no perímetro, bem como, que a empresa garanta segurança aos motoristas, com o reembolso para aqueles que tiverem seus veículos danificados ou roubados. Se a Prefeitura de Varginha conseguir chegar à seleção de uma empresa com tal excelência de serviço, certamente o prefeito Vérdi Melo terá acertado na ousada medida de fazer a concessão da Área Azul. Contudo, se os primeiros resultados não começarem no primeiro ano da concessão, é bem possível que isso se torne um problema para o futuro prefeito. Vamos torcer!  

OAB e Bamaq realizam ação social em Varginha 

A Comissão da Criança e do Adolescente da OAB – subseção Varginha está realizando uma Campanha de Páscoa. A empresa Bamaq, revendedora de máquinas agrícolas e parceira na ação, irá duplicar cada caixa de bombom arrecadada pela instituição em Varginha! Para participar é simples: Faça sua doação na sede da OAB Varginha, à Avenida Plínio Salgado, 415 – Vila Pinto ou no endereço, Av. Sérgio de Biaggi Bueno, 465 – Jardim Bouganville ou com os membros da Comissão. Os chocolates arrecadados serão encaminhados às entidades que cuidam das crianças em estado de vulnerabilidade social em Varginha. Fica a dica para que a OAB instale no Fórum local mais um ponto de entrega das doações. Não é a primeira vez que a OAB realiza ação social na cidade. A entidade tem sido presente em diversas causas sociais locais, contudo, é a primeira vez que uma grande empresa é estimulada pela OAB a participar juntamente com os advogados. Tomara que venham novas ações e o envolvimento de muitas outras empresas. 

Manutenção e investimentos

O edital de licitação nº 065/2023 da Prefeitura de Varginha, publicado no dia 23 de março, informa que o Executivo municipal pretende contratar serviços na área de engenharia incluindo fornecimento de mão de obra, materiais e disponibilização de equipamentos necessários para execução das obras de cercamento do Aeroporto de Varginha. O aeroporto já possui um cercamento, que precisa ser melhorado, razão pela qual a licitação foi apresentada. Todavia, tendo em vista o enorme interesse econômico e benefício recebido por algumas poucas empresas que utilizam aquele espaço, seria interessante e justo se a obra de cercamento fosse arcada pela iniciativa privada que atua no aeroporto e não pelo município. Afinal, a Prefeitura de Varginha cobra preços “camaradas as empresas que possuem hangar” naquele espaço público. Sem falar que a Prefeitura de Varginha vem realizando diversas outras obras no local que beneficiam diretamente algumas poucas empresas. Seria educado e justo se tais empresas mostrassem parceria na manutenção do nosso afamado aeroporto. 

Guerra declarada 

Nesta semana, o prefeito Vérdi Melo gravou um vídeo que rodou as redes sociais em Varginha, começando pela rede de apoio dos governistas em cargos de confiança. No vídeo o prefeito rebate críticas do presidente da Câmara, Apoliano Rios (PP) que acusou o governo pelo sucateamento de alguns postos de saúde. A fala do presidente da Câmara ocorreu no Legislativo e espalharam rapidamente, contudo sem a mesma proporção e significado da fala do prefeito. Ocorre que o Executivo já criou uma “rede de apoio para divulgar comunicados importantes do prefeito” e tal estrutura é utilizada sempre que o tema exige “urgência em estabelecer a opinião do governo”. Todavia, o que diferencia da fala de Verdi Melo neste comunicado é que, embora ele tenha falado “pouco sobre saúde ou fundamentado sua defesa das críticas do vereador, o prefeito apresentou críticas ao atual presidente da Câmara e teria indicado que o vereador pepista estaria gastando muito e despreocupado com a saúde. O prefeito disse que as poucas unidades com problemas, em razão das últimas fortes chuvas, já estariam em manutenção. Mas destacou que o recurso público disponível para o Legislativo municipal, na gestão de Apoliano Rios, teria saltado de R$10 milhões para R$25 milhões. O que ensejaria eventual gastança, sem se importar com a saúde. O vídeo chegou onde precisava, num certo gabinete em Brasília. E a resposta já foi dada: Preparem-se para a Guerra! 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)