Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Bolsonaro lidera pesquisa; Mudanças partidárias; O luxo do lixo; Investimentos e obras em iluminação
21/10/2022

Bolsonaro lidera pesquisa

O Instituto Veritá divulgou pesquisa para presidente da república a nível nacional. A pesquisa diverge das demais contratadas pelo Grupo Globo, indicando a liderança de Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição com 51,2% dos votos válidos contra 48,8% de Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa indicou que 4,3% ainda estão indecisos, 1,43% ausentes, e 6,5% optam por votar em brancos ou anular seu voto. Segundo o Instituto Veritá, 93,5% dos eleitores brasileiros já sabem em quem votar, e que 2,2% dos eleitores ainda podem mudar seu voto. Na pesquisa espontânea, o candidato Jair Bolsonaro aparece com 47,3% das intenções de voto e Lula, com 44,9%. A pesquisa foi realizada entre os dias 11/10 a 15/10 com 5.528 entrevistados em 219 municípios do Brasil. A pesquisa está registrada sob o número 04850/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. Os números apresentados nas pesquisas têm causado um “nó” na cabeça de muita gente, principalmente porque os números apurados não refletem o resultado das urnas ou das ruas. Os institutos de pesquisa dizem que os levantamentos apontam o “retrato" do momento da pesquisa e não uma certeza, contudo, os números têm divergido muito das margens de erro dos institutos. Esta diferença entre o apontado na pesquisa e o confirmado nas urnas depois é alvo de “fiscalização e responsabilização de institutos que estariam entregando resultados encomendados”. Se isso é verdade, não sabemos, mas é certo que alguns dos institutos que “mais erram pesquisas estão entre os que mais têm recebido recursos de TVs, Jornais e Partidos para fazerem e divulgarem tais levantamentos”.

Empresários do Sul de Minas estão otimistas nos negócios

A última pesquisa sobre a confiança dos empresários do Conselho Empresarial do Sul de Minas, realizada durante as reuniões presenciais no mês de setembro, continua demonstrando uma visão otimista no contexto atual, que se refere ao terceiro trimestre de 2022, e também para os últimos três meses do ano. O índice geral de confiança (resultado da média entre percepção atual e futura) teve o resultado de 110,25 pontos, representando aumento de 1,92 em comparação com a pesquisa anterior. No que se refere à confiança atual (3° trimestre/2022) o índice atingiu 109,67 pontos, apresentando uma considerável alta de 3,34 em relação ao trimestre anterior. Com relação às perspectivas para o 4° trimestre de 2022, o índice de confiança futura atingiu o nível de 110,83 pontos, uma alta de 0,50 ao que se verificou na pesquisa passada. Analisando os quesitos pesquisados, pode-se verificar que no contexto atual, cinco apresentaram resultados positivos. Mais uma vez os destaques principais foram os quesitos Segmento de Atuação (123 pontos) e Contratações (112 pontos), confirmando que as empresas pesquisadas estão contratando mais do que demitindo neste período. Novamente, o quesito Investimento ficou positivo e melhor que na sondagem anterior (107 pontos), sempre salientando que isso é um ponto fundamental para a recuperação e melhoria dos negócios. Em nível negativo mais uma vez ficou o quesito Economia Nacional (99 pontos), porém em um nível bem melhor que na última pesquisa, mostrando que o empresariado começa a confiar mais no avanço das questões econômicas do país. Em relação às perspectivas futuras para o 4º trimestre de 2022, os números mostram que os empresários pesquisados estão otimistas em relação a cinco quesitos. Como destaques positivos estão o Segmento de Atuação (126 pontos), Vendas (117 pontos) e Contratações (114 pontos), todos eles acima do que foi verificado na última pesquisa.

O último trimestre do ano costuma melhorar os negócios e as vendas, o que será positivo para as empresas. No nível negativo está o quesito Inadimplência (97 pontos), explicado pela percepção dos empresários de que o aumento do endividamento das famílias pode comprometer a capacidade de pagamento dos consumidores. De uma forma geral, é possível notar que nas três pesquisas realizadas neste ano de 2022 a confiança futura se manteve estável, já os níveis de confiança atual e geral se expandiram, sempre em um contexto otimista. O controle da inflação, via ações de política fiscal, foi importante para melhorar o ambiente dos negócios. No entanto, as incertezas sobre a economia mundial e as desarticulações nas cadeias produtivas internacionais ainda atrapalham o planejamento de longo prazo. No ambiente interno, o resultado das eleições presidenciais trará um horizonte para o planejamento empresarial e uma noção melhor sobre as reformas a serem realizadas.

Investimentos e obras em iluminação

A Prefeitura de Varginha está iniciando mais um pacote de obras de extensão de rede elétrica de iluminação pública por toda a cidade a partir deste mês de outubro. Serão investidos mais de 5 milhões de reais para atender melhorias em inúmeras ruas, praças e avenidas da cidade, para manter e expandir a iluminação, proporcionando mais segurança aos cidadãos. O destaque nesse novo lote de obras será o início da iluminação da Avenida do Contorno em toda sua extensão de 9 KM, uma obra esperada por milhares de motoristas usuários da via, além de empresas e bairros no entorno da avenida. A Secretaria de Planejamento do município é a responsável por todo o processo de obras, os levantamentos em cada local específico e seus projetos e estudos. Os estudos e projetos luminotécnicos já foram realizados, e estão em fase final de liberação para execução, conforme NBR- Normas Brasileiras de iluminação, da concessionária de energia local Cemig e o órgão estadual de trânsito, DER-MG. A previsão de execução de algumas obras, podem se estender até o primeiro semestre de 2023, diante da atual complexidade no fornecimento de alguns materiais, impactados pela atual crise logística mundial. A valorização imobiliária da avenida do Contorno começou com a sua duplicação, o que a tornou uma via mais movimentada e parte urbana integrante da cidade e não apenas uma estrada rodoviária. Atualmente os imóveis na Avenida do Contorno são valorizados e muitos deles possuem comércio intenso, principalmente nas proximidades do Shopping Via Café. A iluminação de toda a via vai intensificar a urbanização do local e também a valorização, a exemplo do que ocorreu com a avenida Celina Ottoni. Em tempo, vale dizer que Varginha precisará em breve de uma nova avenida do Contorno, pois boa parte do trecho da via, já em região urbana comercial, possui trânsito de pessoas e carros de passeio que trafegam juntamente com caminhões pesados que circulam em alta velocidade. Mais um desafio para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran)!  

MG: 2º estado mais procurado pelos turistas no país 

Em 2021, o estado foi o segundo mais procurado para viagens e o quinto com o maior gasto total em rotas no país. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo. Dentre os destinos mais procurados, destacam-se os distritos de Monte Verde (Camanducaia, no Sul de Minas) e de Lavras Novas (Ouro Preto) e a Serra do Cipó. Ainda de acordo com a pesquisa, as viagens realizadas para Minas Gerais representaram 11,4% das nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%). Minas mantém a posição e participação na distribuição desde 2020, onde também ocupou a segunda colocação. Minas se destaca por seu povo hospitaleiro e sua enorme riqueza cultural. O turismo é uma forma de propiciar experiências e incentivar os pequenos negócios e a economia criativa, além de impulsionar investimentos locais. Como resultado, gera emprego, renda e estimula setores importantes da economia. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de maio de 2021 a agosto de 2022, aproximadamente 100 mil novos empregos no setor de turismo foram criados em MG. Também de acordo com o IBGE, em julho e agosto de 2022, Minas foi o segundo estado que registrou o maior crescimento no Índice de Atividades Turísticas, com 45,3%. Nesse mesmo caminho, o setor de turismo cresceu 45,2% no primeiro semestre, registrando alta acima da média nacional, que foi de 25,9%. Os números do Turismo mostram que o Sul de Minas pode e precisa desenvolver várias das atratividades que temos na região. Circuito das Águas com várias cidades como São Lourenço, Cambuquira, além de São Thomé das Letras e seus atrativos naturais e gastronômicos. Temos o turismo que envolve o Lago de Furnas, o Café, as fazendas coloniais existentes na região entre tantas outras atratividades que precisam ser exploradas. Em comum com todas elas temos que Varginha tem o aeroporto mais estruturado e bem localizado do Sul de Minas, logo, as autoridades municipais destas regiões precisam ter mais interação para que todos possam ser contemplados.  

O luxo do lixo 

A coluna recebeu novas reclamações sobre a questão do resíduo sólido (lixo) em Varginha. Desta vez a reclamação é sobre a coleta do lixo, que possui dias e horários diferentes na cidade. Muitos dos bairros mais distantes do centro sofrem com o serviço irregular onde os coletores não passaram ou passam em horários irregulares, e ainda assim, muitas das vezes, não recolhem todo o lixo depositado, deixando sacos de resíduos sem recolhimento. O problema é agravado com a dispersão do lixo não recolhido, que é retirado dos sacos por cachorros e até cavalos que perambulam pelos bairros da cidade. Vale ressaltar que o recolhimento de lixo é um dos serviços caros pagos mensalmente pela Prefeitura de Varginha e, a bem da verdade, o governo tem encontrado dificuldades em contratar empresa privada ou formar equipe própria para a coleta de lixo. O governo municipal enfrentou recentemente uma greve entre os coletores o que forçou um aumento da equipe contratada e de servidores públicos que atuam na área de recolhimento. Trocando em miúdos, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos é bem complexo e de alto custo para o município, contudo precisa ser tirado do papel. Temos ainda problemas com a coleta seletiva que não atinge toda a cidade, bem como o baixo índice de reciclagem de resíduos na cidade. Não há campanhas de educação ambiental para estimular o cidadão a separar o lixo ou reciclar produtos nocivos ao meio ambiente como pilhas, medicamentos etc. Além disso, o aterro sanitário local tem vida útil relativamente pequena e não temos “plano B” para uma substituição de local. Também é importante destacar que a Copasa, que gerencia o aterro sanitário, não recuperou totalmente a área do antigo lixão, conforme compromisso assinado com a Prefeitura de Varginha. Sendo assim, é certo que a melhoria e cumprimento do Plano Municipal de Resíduos Sólidos é um problema que esta gestão não conseguirá resolver por agora. Será que Verdi Melo vai conseguir entregar uma situação melhor, ou pior, que a recebida do ex-prefeito Antônio Silva? 

Mudanças partidárias

A coluna apurou que diversas legendas locais podem passar por mudanças até o primeiro trimestre de 2023. Sejam mudanças decorrentes de convenções regulares onde a executiva partidária municipal pode mudar, ou mesmo troca na comissão executiva provisória (caso da maioria das legendas locais), decorrentes de alterações propostas pelos caciques partidários que comandam tais comissões provisórias. Além disso muitos dos nomes que disputaram eleição neste ano ou mesmo possíveis candidatos a vereador em 2024 já articulam por qual partido pretendem disputar as eleições municipais que virão. A eleição de 02 de outubro deu grande vitória legislativa ao Partido Liberal (PL) que fez a maior bancada de deputados federais, portanto, terá a partir do ano que vem a maior fatia do bilionário Fundo Eleitoral. Isso é um atrativo para trazer candidatos a vereador e prefeito. Contudo, outros partidos também tiveram bom desempenho e podem ter recursos para candidatos em 2024, caso tenham deputados federais que lutam por recursos do Fundo Eleitoral e partidário para seus candidatos nos municípios. Este parece o caso do Partido Progressista (PP) e do Partido Social Democrático (PSD), que em Varginha possuem apoio dos deputados federais Dimas Fabiano e Diego Andrade, que possuem bom trânsito com o comando nacional de suas legendas. Ademais, outras legendas como PSDB, MDB, entre outras, devem se reestruturar para focar recursos apenas nas disputas onde possuam candidatos competitivos, o que não parece ser o caso de Varginha. Outro caso que teremos na cidade são as fusões de partidos que não atingiram a quantidade mínima de votos estabelecida pela cláusula de barreira. É o caso do Partido Novo, do governador Zema! Temos também as legendas que uniram e criaram federações, como é o caso do PT, que se juntou a outros partidos como PV e PCdoB. Neste caso, as legendas devem negociar para ver quem será protagonista municipal em 2024. Em Varginha há esforços de petistas ligados ao deputado federal Odair Cunha para que o PT volte a lançar candidato à Prefeitura de Varginha. Isso vai depender da vitória ou não de Lula à presidência e depois do posicionamento do nome local do PSB, que tem proximidade com o PT em Varginha e estaria bem colocado para as eleições de 2024.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)