Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
Inscrições para concurso do INSS já estão abertas
19/09/2022

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, no último dia 15, o edital para a realização de concurso com 1.000 vagas para o cargo de técnico do Seguro Social, sendo 708 para ampla concorrência, 90 para pessoas com deficiência e 202 destinadas a pessoas negras. A remuneração bruta inicial é de até R$ 5.905,79 e a aplicação das provas objetivas está prevista para 27 de novembro.

O concurso, que está a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), será realizado em duas etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. Além de conhecimentos específicos da legislação da Seguridade Social, a prova contará com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Administrativo, noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático.

Inscrições - Os interessados já podem se inscrever, desde o dia 16, no endereço http://www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22. O valor da taxa de inscrição, que vai até 3 de outubro, é de R$ 85,00, podendo ser paga até 21 de outubro. A escolaridade exigida é de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), concluídos até a data da posse.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela Gerência Executiva do INSS a que deseja concorrer. A prova será realizada na cidade onde está localizada a sede da Gerência Executiva escolhida pelo candidato. No caso de Minas Gerais, as provas serão realizadas nas cidades de Barbacena, Belo Horizonte, Contagem, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha. Já o curso de formação ocorrerá apenas na cidade de Belo Horizonte.

É importante esclarecer que o candidato regularmente matriculado no curso de formação fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo e, no caso do candidato ser servidor da Administração Pública Federal, ser-lhe-á facultado optar pela percepção do vencimento e das vantagens de seu cargo efetivo. O curso de formação terá a carga horária de até 180 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno.

Nomeação - Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações). Entre as atividades que serão executadas pelos novos servidores estão o atendimento ao público; orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)