Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Pequeno Grande Litoral
24/10/2005

Centro de Morretes/PR

- Há pouco tempo ocorreu no Paraná, mais precisamente em Morretes, um evento que reuniu cerca de 200 convidados entre representantes dos sete municípios da região e pessoas engajadas em desenvolver o turismo na faixa litorânea do Estado.
- Taí uma coisa importante! E quem organizou o encontro?
- O Sebrae regional. Na verdade, a iniciativa partiu de Aldo Carvalho, um dos maiores conhecedores do turismo naquelas plagas.
- Puxa! E o evento foi realizado onde?


Esq p/ direita: Diego Gazola; Luiz Cláudio Correa - proprietário do Santuário Nhundiaquara; Fábio Ávila; Deise Bezerra - Coordenadora de Planejamento da Secretaria do Turismo do Paraná; Aldo Carvalho - Consultor do Sebrae e Gestor do Projeto Turismo no Litoral do Paraná; Rafael Andreguetto - Consultor do Sebrae/PR

- Num hotel fantástico! Cara, só vendo! A decoração do estabelecimento é o que há! Privilegia elementos da natureza, como o teto coberto de sapé; possui móveis de cipós trançados; há uma perfeita integração com a densa mata que a cerca... Um show! E tem ainda comedouros para pássaros - muitos pássaros! - que vêm desinibidos saborear os frutos ali deixados para alimentá-los, bem ao lado de sua mesa do café da manhã. Você pode quase tocá-los!
- Uau! Deve ser um verdadeiro santuário!
- E é mesmo! É o Santuário Nhundiaquara! Seu proprietário é um homem audaz. Em uma área protegida de mata atlântica nativa ele concebeu um espaço digno dos hotéis de natureza mais agradáveis do mundo!


Hélio Cadore - Diretor Superintendente do Sebrae/PR

- Nossa! E quantas pessoas estiveram por lá?
- Cerca de duzentas, como já disse. O Diretor Superintendente do Sebrae Paraná, Hélio Cadore, agradeceu e elogiou a iniciativa de Aldo Carvalho e ressaltou a importância do desenvolvimento turístico na região. Um desenvolvimento todo centrado no respeito à natureza e no louvor à história, à cultura e às tradições locais.
- Como, aliás, deveria ser em toda parte, não é mesmo? Me diz uma coisa, havia alguém de Morretes?
- Havia, sim! O prefeito da cidade, Hélder Teófilo dos Santos, em sua fala citou os esforços que o município está envidando para melhorar a infra-estrutura turística e, conseqüentemente, a qualidade dos serviços prestados aos visitantes.


Helder Teófilo dos Santos - Prefeito de Morretes/PR

- Ouvi dizer que os moradores de Antonina, localidade vizinha, ali representados por um grupo de cantores e violeiros, inspiraram-se no exemplo dos habitantes de Conservatória, no Rio de Janeiro, e passaram também a brindar seus visitantes com serenatas pelas pacatas ruas do setor histórico...
- É fato! Eles surpreendem o público ao rememorar melodias de antanho, quando a viola, o violão e a sanfona aliviavam o sofrimento dos indivíduos angustiados ou oprimidos pelos afazeres do quotidiano... e também serviam de lenitivo para os corações apaixonados...
- Sei como é! E a Secretaria de Turismo do Estado estava lá?

- Claro! Celso Caron, o atual secretário paranaense, e vários representantes da entidade prestigiaram o momento de apresentação do potencial turístico cultural dos sete municípios envolvidos: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. Todas essas localidades serão abordadas numa publicação a ser lançada em breve.


Celso de Souza Caron - Secretário de Turismo do Paraná
- Publicação? Que legal! Qual é a editora que realizará esse trabalho?
- A Empresa das Artes, de São Paulo. Sua equipe já está coletando dados e realizando um completo registro fotográfico da região, para que em breve seja lançado o Guia de Turismo Ecológico e Cultural do Litoral Paranaense.
- Maravilha! E quando a publicação poderá ser encontrada nas bancas e livrarias?
- Em março de 2006, se Deus quiser!
- E por quê Ele não haveria de querer? Afinal, o Guia vai retratar a Sua obra naquele recanto abençoado do Brasil, não é mesmo?
- É isso aí, cara! Você foi no ponto!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)