Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
Aplicativo e site do Meu INSS está de cara nova
05/07/2021

Com o objetivo de personalizar a experiência dos usuários, o Meu INSS passou a oferecer uma tela principal diferenciada para cada tipo de beneficiário. O segurado que já possui um benefício do INSS ativo poderá ver em destaque, logo na primeira página, informações como número do benefício, tipo de benefício, valor e data prevista para o pagamento. Os serviços em destaque também serão personalizados, mostrando aqueles mais buscados por quem já tem benefício, como Carta de Concessão e Extrato de Pagamento.

Já o usuário que ainda não tem benefício do INSS verá uma tela diferente, com acesso direto ao simulador de aposentadoria, além dos serviços mais buscados pela população em geral. É importante destacar que os serviços disponíveis para todos os usuários continuam os mesmos.  

Prova de Vida

Outra novidade é a possibilidade das pessoas que tiveram o benefício suspenso ou cessado por falta de prova de vida poderem realizar a comprovação pelo aplicativo do Meu INSS. Mas atenção: para ter acesso a esse serviço, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Detran.

Ao realizar a prova de vida pelo aplicativo do Meu INSS, o segurado reativa seu benefício sem precisar sair de casa. Isso evita a necessidade de se ir ao banco ou a uma agência do INSS para voltar a receber os pagamentos.

Além de expandir a prova de vida por biometria para esse novo grupo, o Meu INSS também atualizou as mensagens de orientação para quem ainda não pode realizar a prova de vida por biometria. O objetivo é esclarecer o usuário sobre o que ele deve fazer para conseguir realizar a prova de vida.

O Meu INSS está disponível como site e aplicativo para celular.

Em caso de dúvida, o usuário pode ligar na Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h, ou ainda utilizar a “Helô”, a assistente virtual do Meu INSS.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)