Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
Acerto pós perícia pode ser necessário na concessão do auxílio-doença
29/04/2021

Além da realização da perícia médica, o benefício de auxílio-doença passa pela análise administrativa do INSS. Nessa etapa, podem surgir pendências, como ajuste de dados cadastrais, vínculos e remunerações, que vão exigir um procedimento administrativo chamado de acerto pós perícia. Somente com a realização desse acerto, a análise do benefício poderá ser concluída.

É importante destacar que, no caso da perícia médica presencial, esse acerto será necessário quando o resultado não estiver disponível nos canais remotos, após às 21 horas do dia da realização da perícia. O nome do serviço é “auxílio-doença – acerto pós perícia” e seu requerimento somente está disponível na Central 135.

Após a solicitação, o segurado deve acompanhar seu andamento, através dos canais remotos (Central 135 e Meu INSS). O acompanhamento é necessário, visto que, durante a análise administrativa, documentos e informações complementares podem ser solicitadas pelo Instituto. Nesses casos, o status do requerimento será “Em exigência”, o que significa que a análise do benefício só terá continuidade após o cumprimento das exigências pelo segurado.

Os principais motivos que geram pendências são dados cadastrais desatualizados ou informações de vínculos empregatícios com inconsistência no sistema. No caso de segurados empregados com carteira assinada, um dos motivos mais comuns é a falta da informação, por parte da empresa, sobre o último dia trabalhado.

Em caso de dúvida e para solicitar serviços, acesse o MEU INSS (disponível no endereço gov.br/meuinss ou como aplicativo para celular) ou ligue na Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22 horas (as ligações são gratuitas quando feitas de telefone fixo ou têm o custo de ligação local quando feitas de celular).

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)