Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
A importância das habilidades culinárias
30/10/2020
A evolução da humanidade foi marcada pelo domínio de diversas técnicas para a sobrevivência, entre elas as habilidades culinárias. Cozinhar vai além da sobrevivência, ela expressa a cultura de cada região e é uma herança familiar.

O hábito de cozinhar ou de voltar a cozinhar pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas e contribuir para uma alimentação saudável. Cozinhar envolve diversos aspectos sociais e culturais, mas também envolve a emoção e a saúde. Quando cozinhamos temos a tendência de escolher alimentos in natura ou minimamente processados e sabemos exatamente os ingredientes e o modo que a preparação foi feita, enquanto que quando consumimos refeições prontas ou congeladas ficamos mais susceptíveis à uma alimentação desequilibrada nutricionalmente, com excesso de calorias e de aditivos químicos, aumentando o risco para o desenvolvimento de obesidade, hipertensão, diabetes e outras doenças. Além de ser mais saudável, cozinhar em casa, geralmente, é também mais barato.

Em relação aos aspectos sociais e emocionais, como o próprio Guia Alimentar para a População Brasileira destaca, somos seres sociais e o hábito de comer em companhia faz parte da nossa história e cultura, e a divisão das tarefas na hora de preparar e de cozinhar, auxilia na criação e/ou fortalecimento das relações afetivas entre as pessoas.

Incluir as crianças nas preparações dos alimentos também é uma tarefa importante que, além de tornar a relação deles com a comida mais pacífica, estimula-os também a consumir uma maior variedade de alimentos.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
23/07/2021 | Aleitamento materno
08/07/2021 | Vitamina C
25/06/2021 | Hipertrofia
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)