Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Fatos e Versões e Varginha Online nas Eleições Municipais 2020; Bastidores das entrevistas
21/10/2020

Fatos e Versões e Varginha OnLine nas Eleições Municipais 2020

Conforme faz em todas as eleições, a Coluna Fatos e Versões, do Jornal Gazeta de Varginha e o Portal Varginha Online realizam uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Varginha. Neste ano, seguimos o modelo já adotado nos anos anteriores onde os candidatos tiveram a oportunidade de fazer perguntas entre si, bem como também levamos perguntas dos leitores da Coluna Fatos e Versões e internautas do Portal Varginha Online, que enviaram por e-mail perguntas aos candidatos. Cada entrevistado respondeu 10 perguntas, sem limite de tempo para resposta. As entrevistas ocorreram presencialmente, contudo respeitando o distanciamento, com poucas pessoas no local da entrevista e com disponibilidade de álcool gel e ventilação nos espaços. A divulgação das gravações das entrevistas vai respeitar a ordem alfabética, sendo que na quinta-feira (15/10) já publicamos nas redes sociais do Jornal Gazeta de Varginha e no Portal Varginha Online as duas primeiras entrevistas com Anderson Martins (PSDB) e Demétrio Junqueira (Rede). Amanhã, dia 22/10, será publicada a entrevista com Jonas Loureiro (PCdoB) e Maria da Penha (PSOL). Já no dia 29/10 finalizamos com as publicações das entrevistas de Rogério Bueno (PSB), Verdi Lúcio Melo (Avante) e Zacarias Piva (PSL). A Coluna Fatos e Versões vai publicar as quartas-feiras, para conhecimento e curiosidade dos leitores, as perguntas formuladas aos candidatos. Sendo que, no dia seguinte, quinta-feira, nas redes sociais será publicada a entrevista na íntegra com perguntas e respostas dos c candidatos. Vejam abaixo as perguntas formuladas aos candidatos do PCdoB, Jonas Loureiro e do PSOL, Maria da Penha.

PERGUNTAS CANDIDATOS – JONAS LOUREIRO - PCdoB

01 – Candidato, estamos passando por uma grave pandemia com impactos na saúde, economia e modo de vida das pessoas. Na sua opinião, quais os acertos e falhas deste governo municipal neste processo? O que o senhor faria diferente se fosse hoje o prefeito de Varginha?

02 – Candidato, o senhor não tem experiência administrativa ou política e seu partido dificilmente conseguirá fazer maioria no Legislativo. Como o senhor espera superar isso caso seja eleito? O PCdoB tem quadros preparados para gerenciar a Prefeitura de Varginha?

03 – Candidato, um dos grandes problemas das gestões públicas no Brasil é o aumento crescente de gastos do funcionalismo público. Em Varginha a Prefeitura gasta cada dia mais com a manutenção da máquina pública e menos com o cidadão. Qual a sua proposta para reduzir o gasto com funcionalismo e aumentar os investimentos públicos?

04 – Candidato, o Sr. é servidor público e integra a estrutura de comunicação do governo, que muitas vezes foi acusado de não dar voz à oposição ao Executivo. Qual sua proposta para garantir que vereadores de oposição e cidadãos descontentes possam ter espaço na TV Princesa, Rádio Melodia e Jornal e Portal Varginha?

05 – Candidato, as estruturas culturais de Varginha estão basicamente no centro da cidade e as ações culturais não chegam as periferias, como resolver este problema? Onde conseguir recursos? O setor cultural de Varginha pode ser autossuficiente? 

06 – Candidato, seu partido não fez coligações nestas eleições e muitos dos partidos de direita nem foram procurados. Caso o senhor se eleja prefeito, terá que administrar conjuntamente com um Legislativo plural composto de vários partidos. Como se daria isso na prática?

07 - Candidato, o setor produtivo de Varginha, representado principalmente pelo Comércio, Indústria e Agronegócio tem receio que com o impacto econômico da pandemia o Governo municipal aumente impostos. O Sr. conhece a atual situação econômica do Executivo? Pode garantir que, se reeleito, não haverá a umento de impostos? Sim, não, Porque?

08 – Candidato, os governos estadual e federal possuem “visão política” bem distinta da adotada pelo seu partido, adotam posturas completamente diferentes em alguns pontos. Como se daria a relação de um eventual governo do PCdoB com o presidente Bolsonaro e com o governador Zema?

09 – Candidato, temos na Prefeitura remuneração de servidores em torno de R$ 20 mil reais e outras categorias que nem mesmo tem plano de carreira. Como ajustar isso e garantir maior eficiência a todos os setores do funcionalismo? De igual modo, como garantir o rápido desligamento daqueles que não trabalham com eficiência ou cometem irregularidades?

10 – Candidato, qual a sua proposta de atração de novos investimentos privados em Varginha? O que a Prefeitura de Varginha poderia melhorar/facilitar a vida dos empreendedores locais para gerar mais emprego e renda na cidade, caso o sr. vencer as eleições?

PERGUNTAS CANDIDATOS – MARIA DA PENHA – PSOL

01 – Candidata, estamos passando por uma grave pandemia com impactos na saúde, economia e modo de vida das pessoas. Na sua opinião, quais os acertos e falhas deste governo municipal, neste processo? O que a senhora faria diferente se fosse, hoje, a prefeita de Varginha?

02 - Candidata, o setor produtivo de Varginha, representado principalmente pelo Comércio, Indústria e Agronegócio tem receio que com o impacto econômico da pandemia o Governo municipal aumente impostos. A Sra. conhece a atual situação econômica do Executivo? Pode garantir que, se eleito, não haverá aumento de impostos/carga tributária? Sim, não, Porque?

03 – Candidata, Varginha possui fila de espera para vagas nas creches, precisamos terminar a duplicação da BR 491, terminar a duplicação da Avenida do Contorno, sanear o Hospital Regional, estruturar o aeroporto de cargas e passageiros de Varginha, entre outras obras que dependem dos governos, estadual e federal. Como a senhora sugere efetivamente resolver estes problemas?

04 – Candidata, é esperado um aumento no orçamento para os próximos 4 anos com o recebimento dos recursos bloqueados pelo Governo de Minas, aumento de impostos como IPTU e ISS. Qual sua proposta para usar tais recursos em investimentos que garantam desenvolvimento local e não apenas na manutenção da máquina pública?

05 – Candidata, um dos grandes problemas das gestões públicas no Brasil é o aumento crescente de gastos do funcionalismo público. Em Varginha a Prefeitura gasta cada dia mais com a manutenção da máquina pública e menos com o cidadão. Qual a sua proposta para reduzir o gasto com funcionalismo e aumentar os investimentos públicos?

06 – Candidata, qual a sua proposta de atração de novos investimentos privados em Varginha? O que a Prefeitura de Varginha poderia melhorar/facilitar a vida dos empreendedores locais para gerar mais emprego e renda na cidade, caso o sr. vencer as eleições?

07 – Candidata, a senhora não tem experiência política, nem de gestão pública, como pretende superar isso? E como pretende conseguir maioria/apoio na Câmara de vereadores para administrar tendo em vista que seu partido dificilmente conseguiria eleger um número significativo de vereadores?

08 – Candidata, Varginha é uma das principais cidades de MG, possui centenas de chefias e cargos estratégicos na gestão, a maioria deles de livre nomeação. O PSOL possui quadros qualificados para ocupar todos estes postos? Onde vai encontrar bons gestores para seu secretariado com a remuneração disponível atualmente, considerada baixa para o mercado?

09 – Candidata, os governos estadual e federal possuem “visão política” bem distinta da adotada pelo seu partido, em alguns temas adotam posturas completamente diferentes. Como se daria a relação de um eventual governo do PSOL com o presidente Bolsonaro e com o governador Zema?

10 – Candidata, seu partido não fez coligações nestas eleições e muitos dos partidos de direita nem foram procurados. Caso a senhora se eleja prefeita, terá que administrar conjuntamente com um Legislativo plural composto de vários partidos. Como se daria isso na prática?

Bastidores das entrevistas

Nos comentários da coluna sobre os bastidores das entrevistas, vamos abordar a impressão pessoal da coluna sobre as falas e atitudes dos candidatos, bem como, pontos de destaques das falas e programas de governo. Jonas Loureiro foi sozinho a entrevista que aconteceu no Jornal Gazeta, no final da tarde de sábado, não levou o vice ou qualquer assessor. Demonstrou tranquilidade ao responder as perguntas. Todavia, não mostrou profundidade ao responder algumas questões. O candidato apresenta um plano de governo muito enxuto e também acredita que terá nos servidores públicos a base de seus apoiadores, a exemplo de outros candidatos. Jonas Loureiro é servidor público de carreira da Prefeitura de Varginha, lotado na TV Princesa. Jonas Loureiro não terá muitos recursos para gastar na campanha, contudo o discurso de sua militância já está pronto e decorado. O candidato não terá muito tempo de TV e rádio, mas deve usar boa parte dele para confrontar o candidato principal que busca a reeleição. Não me recordo da última vez que o PCdoB lançou candidato a prefeito em Varginha, possivelmente nunca tenha lançado. A legenda normalmente andava a “reboque” do PT, que nesta eleição não lançou candidato, o que pode ser uma oportunidade para Loureiro, que pode herdar votos dos petistas mais a esquerda. Já a candidata a prefeita Maria da Penha, do PSOL, tem estrutura política semelhante a do candidato do PCdoB. Maria da Penha foi a última a ser entrevistada, por questão de agenda, e sua entrevista foi gravada presencialmente pela equipe do Varginha OnLine, sendo que este jornalista fez as perguntas via web. Maria da Penha foi ao evento juntamente com seu vice, Professor Nelson, que aliás marca presença na chapa. Muitas vezes o vice mostrou que tem personalidade assumindo a resposta de perguntas polêmicas ou mesmo conduzindo a candidata a prefeita. Maria da Penha e professor Nelson são lideranças do PSOL, que é partido de esquerda na cidade. O PSOL não é tão alinhado como o PT, como era o PCdoB, mas é certo que o PSOL também será beneficiado com o não lançamento de candidato pelo PT. Por certo que os eleitores da esquerda, que antes tinham no PT sua principal escolha, nesta eleição, devem optar pelos candidatos do PCdoB, PSOL ou PSB.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)