Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
Brócolis verdinho: técnica de cocção
01/10/2020

O brócolis faz parte de um grupo de vegetais denominado crucíferas, assim como o repolho, couve-flor, couve, couve-de-bruxelas, mostarda, entre outros. É um vegetal rico em minerais, vitaminas e fibras e pode ser consumido cozido ou em diversas preparações.

Para consumir um brócolis de boa qualidade, deve-se escolher aquele com aparência e embalagem conservadas. É comum encontrar brócolis com as folhas já amarronzadas e é um sinal de deterioração, por isso prefira sempre os mais verdes. Ao chegar em casa, caso não vá consumi-lo no dia, deve-se guardar na geladeira para uma maior conservação.

Antes de consumir qualquer vegetal deve-se lava-lo em água corrente para tirar as sujeiras e depois deve-se deixar de molho em sanitizante na concentração e tempo determinados pelo fabricante no rótulo.

Outro ponto que devemos nos atentar é a preparação dos vegetais. Legumes cozidos em água tendem a perder mais nutrientes, principalmente vitaminas, do que aqueles cozidos a vapor. Por isso recomenda-se a cocção a vapor, mas se preferir cozinhar em água, opte por utilizar pouca água e de reutiliza-la em outras preparações, como para cozinhar o arroz, não desperdiçando essa água com vitaminas.

Uma dica importante é que o brócolis inteiro pode ser aproveitado, tanto o caule para cozinhar ou em preparações, como a folhas para refogar.

Você já deve ter preparado ele em casa e sentido um cheiro forte. Não é mesmo? É porque todos os vegetais crucíferos são ricos em enxofre, então quando são submetidos a cocção liberam esse enxofre, com um cheiro desagradável e deixam o brócolis com uma cor de verde oliva o que não desperta muito nossa vontade de consumi-lo. Para que seu brócolis cozinhe e fique verdinho o ideal é que não se tampe a panela a vapor ou pelo menos deixe-a destampada no final da cocção. Agora que aprendeu essa dica, vamos coloca-la em prática?

Observe a foto de um brócolis cozido no vapor sem tampa (à esquerda) e com tampa (à direita) e perceba a diferença nas cores:

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
23/07/2021 | Aleitamento materno
08/07/2021 | Vitamina C
25/06/2021 | Hipertrofia
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)