Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Borba o Gatinho
23/07/2020

 Um indivíduo, habitante de São Paulo, decide ir visitar o apartamento de sua irmã que havia falecido três meses atrás. Dirigiu-se ao bairro onde se encontrava a residência dela e ficou surpreso ao chegar no local pois avistou junto à enorme estátua do bandeirante Borba Gato, uma moderna e recente estação de metrô.

Curiosamente, naquele exato momento, um pequeno gato desceu as escadarias do metrô e ele, preocupado com o animalzinho, apressou-se para tirá-lo daquele local público.

Foi em vão. Buscou por todas as partes mas o pequeno animal havia desaparecido. Desistiu da busca e foi então ao décimo segundo andar do edifício onde se encontrava o apartamento de sua irmã e, ao abrir as portas e as janelas e avistar ao longe o perfil (skyline) da metrópole, veio-lhe à cabeça que o personagem teria desaparecido pois teria iniciado uma longa viagem pela linha do tempo.

Frustrado, quase abatido, sentou-se no sofá habitual onde encontrava anteriormente sua irmã e passou-lhe pela cabeça o nascimento de um personagem que seria "Borba o Gatinho".

A partir deste momento, o seu poder criativo fez com que imaginasse que este personagem nos passaria as informações de forma lúdica e colorida, sempre em rimas, na forma de literatura de cordel.

À medida em que buscava conceber como teria ocorrido a trajetória de Borba o Gatinho em um período de 465 anos, ele sentiu que seria interessante que um segundo personagem, no caso "Binho", pudesse ir contextualizando estes acontecimentos na linha do tempo, quando ambos estariam relatando fatos importantes ocorridos desde a chegada de José de Anchieta (no mês de dezembro de 1553) na cidade litorânea de São Vicente, no Estado de São Paulo.

A partir daquele momento, ambos (Borba o Gatinho e Binho) embarcariam na "asa do tempo". Aquele homem já não existia mais pois teria se transformado no personagem "Binho" que, juntamente com "Borba o Gatinho" percorreria nas asas do tempo, desde a chegada dos Jesuítas ao litoral que pretendiam que nascesse uma Vila no Planalto.

Ambos invisíveis, mas percebendo tudo o que estava ocorrendo, assistiram à missa que foi realizada no dia 25 de janeiro de 1554 e esta foi a data então do início da história da atual Cidade de São Paulo, que era a Vila de Piratininga.

Curiosos, acompanharam os ocorridos da Vila no final do século XVI e estiveram percebendo momentos emblemáticos como a heroica defesa da Vila de São Paulo, as chegadas e saídas de comitivas de Sertanistas, o heroico trabalho feito pelos Padres Jesuítas e buscaram compreender também o papel das poderosas famílias e os patriarcas naquele momento em que a já nova Cidade de São Paulo era triste, solitária e abandonada.

Mais tarde, um dos governadores da província de São Paulo, o Morgado de Mateus, transformou a Vila que começava a ganhar um semblante de cidade civilizada nos moldes europeus.

A belíssima região recebeu visitantes estrangeiros que tudo observavam e dessa forma chegávamos ao início do século XIX.

Surge uma Academia de Direito que dá novos ares a São Paulo e a visita do Príncipe D. Pedro I fez com que a cidade comece a sair da sombra para encontrar a sua luz.

Nesse período, surge também o bonde que era chamado pelo importante poeta Castro Alves o "Rei dos Ventos" e houve momentos áureos como a passagem do Imperador D. Pedro II por esta cidade antes esquecida pelos demais brasileiros.

Começaram a aparecer os ares de modernidade e os imigrantes que vieram em busca de uma outra vida (em um ambiente para eles até então desconhecido) mudaram a cidade e, nesta mesma época, houve a Proclamação da República (em 1889) e uma grande evolução nas relações de poder.

Surgiram obras fantásticas, no final do século XIX e início do século XX, como a construção da Avenida Paulista, novos bairros e suas construções suntuosas (Campos Elíseos e Higienópolis), os primeiros Bancos e o primeiro bonde elétrico que fez com que São Paulo continuasse buscando sua aura através da experiência de muitos habitantes, migrantes e imigrantes nesses 465 anos de existência da Cidade.

De forma lúdica, com belos desenhos, imagens e fotografias, os dois personagens vão apresentando a Capital Paulista na sua evolução (com o passar de mais de quatro séculos) e apresentarão as curiosidades como a chegada do trem de ferro, a primeira corrida de automóveis da América do Sul, o surgimento de parques, bosques e logradouros públicos para o lazer da população ao privilegiar também a importância de professores e alunos envolvidos no amor desta relevante maior metrópole da América do Sul.

A animação mostrará também como se encontra a cidade na atualidade com o grande movimento existente que permitiu que motoristas de carros de passeio, usuários de ônibus urbanos, do metropolitano, de bicicletas e mesmo os andarilhos se encantassem com os aspectos múltiplos existentes na Capital São Paulo e haverá também uma apresentação de locais acessíveis às crianças acompanhadas de seus pais, professores ou tutores dentro de um itinerário histórico-turistico-cultural para despertar nos pequenos o amor pelo Território Paulistano, ao desvendar os seus mistérios e encantos nos passeios que ocorrerão. 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)