Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Mudar só depende de Você! II
25/03/2020
Como afirmei no texto anterior mudar é simples, desde que você não crie, alimente ou submeta-se a situações que possam vir a criar condições que dificultem a mudança. Partindo desse princípio vamos analisar algumas situações que, podem criar obstáculos à sua mudança. 

Uma delas é que, embora algumas pessoas acreditem que querer é poder, comprovadamente só querer não basta, até porque esta postura mental quando não colocada em movimento através de alguma ação, torna-se inócua e não produz nada de concreto. Então, para vencer esse impedimento faz-se necessário juntar ao querer, a vontade motivada e o compromisso com a mudança, e esse comprometimento tem que ser externado através de atitudes, de ações que representem movimento em direção à meta pretendida, ao objetivo desejado.

Outra situação que pode criar obstáculo à mudança é a preocupação extremada com os outros, aliás, essa atitude tem servido a muitos indivíduos, mesmo que inconscientemente, como desculpa para mascarar a incompetência pessoal, e a ausência de ambição ou motivação para mudar. 

Só você sabe verdadeiramente “onde seu calo aperta”. Então, não é conveniente esperar que os outros entendam sua necessidade de mudança. Aliás, se cada um sabe muito pouco de si mesmo, como poderá saber dos outros? Por isso, nunca espere que todos à sua volta colaborem ou fiquem contentes com a sua mudança, pois muitos deles baseados em suas próprias dificuldades e inabilidades, poderão inclusive tentar boicotar seu processo de mudança. Por outro lado, como nem tudo são espinhos, aqueles que sinceramente gostam de você sentir-se-ão contentes com a sua transformação e desejarão seu sucesso.

Pensar que a mudança acontece da noite para o dia, instantaneamente, como se fosse mágica e sem nenhum esforço, é outra desafio a ser superado por você que deseja mudar. Muitos são os hábitos e, até mesmo, vícios comportamentais que necessitam ser abandonados nessa edificante e saudável tarefa. Então, compete a você não medir esforços para realizá-la, afinal é a qualidade da sua vida que está em jogo, e isso deve ser fundamental para você, não é mesmo? E por falar em esforço, vale destacar que é necessário eliminar o pré-conceito de que esforço é sinônimo de sofrimento, pois, quando ele é direcionado para a obtenção do seu bem-estar, transforma-se num elemento poderoso que eleva sua autoestima e a consciência de que você é merecedor do melhor.

Lembre-se: mudar tem que ser prazeroso para tornar-se fácil.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)