Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Metamorfose
11/03/2020
As leis naturais têm como fundamento que a evolução é algo inerente às condições de vida em nosso planeta. E com os seres humanos não poderia ser diferente, uma vez que somos integrantes desse todo que é a vida universal. Então, partindo desse pressuposto, creio que devemos estar sempre nos capacitando para transformarmo-nos, para evoluirmos. Aquele que não muda fica estagnado e arca com tudo o que a imobilidade acarreta, pois ao contrariar a dinâmica da vida o indivíduo se autolimita impedindo que suas potencialidades aflorem e cumpra com o propósito do seu progresso.

São inúmeras as pessoas que, por não compreenderem esse princípio elementar da natureza humana, vão, com o passar do tempo, acumulando desconfortos de toda ordem e transformando suas existências em um extenso mar de sofrimento. E isso pode ser evitado se houver maior dedicação e responsabilidade na busca de um conhecimento mais qualitativo sobre a essência que rege o ato de viver.

E esse conhecimento ao qual fiz menção não se encontra, como alguns imaginam, nas aparências externas (naquilo que se vê), pelo contrário, encontra-se internalizado nas experiências já vividas e que, por algum motivo, não foram vivenciadas como instrumento de aprendizado e crescimento. A sabedoria, em termos de transformação, é adquirida quando fazemos um autojulgamento de tudo quanto já experimentamos e nos colocamos como sujeitos do nosso processo de mudança, sem delegar aos outros essa responsabilidade.

Ninguém é suficientemente sábio que não tenha nada a aprender. E a escola da vida é nosso maior laboratório, é aqui e agora que temos a oportunidade de rever conceitos, de abandonar falsas crenças e preconceitos. Tudo que nos acontece tem um propósito benéfico e alvissareiro, mas, para que distingamos isso é necessário despir-se da venda que nos turva os olhos da alma para que tenhamos “olhos para ver”; olhos para perscrutarmos o âmago das lições a serem aprendidas ou, digamos, processadas. Ninguém muda ou se torna melhor se não tiver o afã de buscar sempre evoluir, de ir além da visão, às vezes medíocre, do que é ser feliz ou gozar a vida.

Tudo se transforma ou é transformado, mas você é o alquimista, o “mestre do seu domínio”. Nada acontece de novo em seu existir sem a sua participação consciente, você é o grande responsável por tudo quanto queira transformar ou transformar-se; você é o santo do seu milagre e para isso possui incontáveis dons e poderes, entre eles o da vontade, que quando racionalizada e transformada em ações o torna imbatível.

Não fuja ao bom combate da vida, o presente é a semente e o futuro é a colheita; saiba fazer a hora aqui e agora. Faça acontecer! 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)