Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
Classificação dos alimentos
21/02/2020
Hoje vamos abordar 2 classes de alimentos:

1. Óleos, gorduras, sal e açúcar;

2. Alimentos processados.

O primeiro grupo contribui na diversificação da nossa alimentação, tornando-a mais saborosa. Ele é responsável por temperar ou cozinhar nossos alimentos e devemos utilizá-los em pequenas quantidades.

Os óleos são de origem vegetal, como: óleo de soja, de milho, de girassol e de oliva (o azeite). Já as gorduras, em sua maioria, são de origem animal, como a manteiga, banha de porco e óleo de coco. Além disso, possuímos diversos tipos de açúcar (mascavo, demerara, cristal, refinado) e de sal (grosso, refinado, rosa, de ervas).

Os alimentos processados são produtos fabricados com a adição de sal ou açúcar, e também pode ser adicionado óleo ou vinagre. Esse grupo é composto por: vegetais em conserva (pepino, azeitona, ervilha, milho, palmito, cebola), extrato de tomate, frutas em calda ou caramelizadas ou cristalizadas (pêssego, figo, cereja, damasco, abacaxi, laranja, morango), carne seca e toucinho, sardinha e atum enlatados, queijos e pães feitos de farinha de trigo, leveduras (fermento), água e sal.

Grande parte dos produtos processados possui a maioria dos nutrientes do alimento que ele deriva, mas devemos limitar nosso consumo desse grupo por causa dos ingredientes que são adicionados a esses alimentos para conservá-los, pois, esses ingredientes em excesso, podem desencadear determinadas doenças.

Em uma alimentação saudável e equilibrada, baseada em alimentos in natura e minimamente processados, o consumo limitado de alimentos processados possivelmente não te trará malefícios, mas se atente à qualidade da sua alimentação no geral.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
23/07/2021 | Aleitamento materno
08/07/2021 | Vitamina C
25/06/2021 | Hipertrofia
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)