Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
O Foco
23/10/2019
Às vezes, são tantas as situações que precisam de solução que nos sentimos perdidos e confusos, como se estivéssemos num labirinto; incapazes de encontrar uma saída. Existem pessoas que ao sentirem-se assim entram em depressão ou tornam-se ansiosas, pois, quando tentam resolver muitas coisas ao mesmo tempo acabam por consumir todas as suas energias, enfraquecendo seu poder de reação. 

Por isso, para evitar a aflição e o estresse, gerados na tentativa de fazer tudo ao mesmo tempo, deve-se agir racional e seletivamente definindo metas prioritárias e estratégias para execução em prazo previamente determinado. Isto porque, ao estabelecermos prioridades, ordenando nossos objetivos e focando cada situação no tempo e no espaço de maneira objetiva, evitamos a dispersão e as realizamos de modo equilibrado e eficaz. 

Um termo bastante banalizado e que, devido a enfoques equivocados ou preconceituosos, chega a ter um significado negativo, é a disciplina. Porém, quando trabalhamos com a ideia do “foco”, a disciplina é fundamental. 

Quem deseja realizar seus objetivos com sucesso precisa aprender a disciplinar-se, ou seja, precisa investir em sua autodisciplina. O que significa estabelecer regras e condutas que contribuam para aperfeiçoar e bem orientar suas potencialidades e competências. Sendo assim, esta é uma apropriada premissa para obter a eficácia necessária nas ações que buscam resultados satisfatórios e compensadores. 

Estar focado é estar consciente; vigilante e concentrado.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)