Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Tapa no visual; Maquiagem natalina; Beleza Negra
18/10/2019

 Deusa salgadinha?

A Fundação Cultural de Varginha, por meio da licitação nº 002/2019, publicada no Diário Oficial do município em 03 de outubro, adjudicou a contratação de serviços técnicos especializados de restauração em bens móveis e integrados, incluindo o fornecimento de materiais, mão de obra e equipamentos necessários para restauração e recuperação da Estátua da Deusa Vênus, bem cultural protegido por tombamento municipal, situado na Praça Governador Benedito Valadares, nº 141, centro. Para quem não se lembra desta “Deusa Vênus”, trata-se de uma estátua de concreto com cerca de um metro e meio que ficava no lago artificial que existia na praça da avenida Rio Branco, na altura da junção com a avenida São José. A estátua foi retirada do local e hoje “esconde-se” no Museu municipal na praça Governador Benedito Valadares. Pois bem, a “reforma na dita estátua de concreto” vai custar aos cofres públicos municipais a bagatela de R$ 19.800,00 (dezenove mil e oitocentos reais), isso mesmo! Acredito que com tal recurso poderia se fazer uma ou mesmo várias estátuas de tamanho ainda maior! Afinal, são quase R$ 20 mil reais para uma “reforma”, mesmo sendo um bem histórico/cultural tombado, parece que essa “deusa esta saindo bem salgadinha para o contribuinte”, não acham?

Tapa no visual

Final de ano chegando, eleições municipais no ano que vem, é preciso dar um “tapa no visual da cidade”! Pensando nisso, o Executivo municipal lançou a licitação nº 180/2019, que tem por objetivo a contratação de empresa para prestação dos serviços de limpeza e capina em terrenos, logradouros, próprios públicos nos bairros e centro da cidade. A contratação temporária de mão de obra, ainda mais para este tipo de serviço é comum e financeiramente vantajosa para o município. Ao invés de manter permanente uma equipe de servidores concursados, que custam mais caro e não têm o mesmo rendimento da equipe contratada. Contudo, percebe-se claramente que existem os “momentos chave politicamente para cuidar ou relaxar no cuidado com a cidade”. Alguém duvida que as eleições que batem as portas começaram a “influenciar o relógio da eficiência do governo”?

Maquiagem natalina

Falando em “tapa no visual”, a Prefeitura de Varginha vai contratar novamente empresa para locar enfeites natalinos para a região central da cidade. Não se sabe ainda o valor gasto, pois a licitação nº175/2019, foi publicada no dia 03/10 no diário oficial. Também não se tem informação se a Prefeitura de Varginha vai, novamente, pagar sozinha pela decoração, ou se os comerciantes vão contribuir com o custo. Vale ressaltar que o comércio é um dos que mais cobra tal gasto e também um dos que mais fatura com isso, pois o cidadão vai até o centro para ver a decoração e consumir no comércio de rua. Diferente dos shoppings por exemplo, onde o comerciante paga um determinado valor para que os centros de compras sejam enfeitados, ajudando assim a chamar a clientela. A Prefeitura de Varginha parece não ser boa de negócio para fazer estes enfeites todo ano, acaba sempre pagando toda a conta e dificilmente consegue apoiadores ou patrocinadores, será que neste ano será diferente? A conferir!

Segurança Pública melhora em MG

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou, na terça-feira (15/10), os resultados alcançados de forma integrada pelas forças de Segurança na redução da violência, nos nove primeiros meses do ano, para 12 crimes monitorados pelo Observatório de Segurança Pública. Estão disponíveis os índices de homicídio tentado e consumado, roubo, estupro e estupro de vulnerável tentado e consumado, sequestro e cárcere privado, extorsão mediante sequestro, além de furto, extorsão e lesão corporal em todos os 853 municípios do estado. Os dados estão disponíveis na página da Sejusp (www.seguranca.mg.gov.br). Chama a atenção a diminuição do número de roubos, que chega a quase 30%, com 17.349 registros de ocorrências a menos entre janeiro e setembro deste ano, frente ao mesmo período de 2018. Na prática, isso significa 48 roubos a menos no estado por dia, nos nove primeiros meses de 2019. Os números otimistas mostram que as polícias civil e militar estão conseguindo maior sucesso em sua missão de oferecer segurança ao cidadão mineiro, mesmo com as dificuldades e deficiências de investimento e mesmo pagamento de salários no final do mês. Fica a pergunta: já que não houveram gastos significativos na segurança pública estadual, o que mudou para que os números melhorassem? O diálogo! Desde o início deste governo estadual, Zema tem implantado um diálogo franco com os dois principais setores do funcionalismo: policias e professores. Estes dois setores respondem pela maior parte da folha. A honestidade e pontualidade na interlocução do governo estadual com o comando das polícias (o que é confirmado nos bastidores pelos militares) tem dado maior segurança e confiança as polícias para agir e planejar ações e novos investimentos. Aos poucos, mesmo com falta de recursos, o governo vai fazendo o dinheiro chegar onde precisa.

Via Café comprova que economia regional está melhorando

Ao inaugurar uma de suas principais operações em 2019, o Via Café Garden Shopping comemora a boa fase de negócios. Além de anunciar a abertura de sete novas lojas, nos próximos 30 dias, o centro de convivências celebra o crescimento de 20% em público e de 10% em vendas, no comparativo ao mesmo período do ano passado. A informação comprova que a economia regional tem dado sinais de melhoria e o retorno do investimento previsto pela iniciativa privada vai impactar o final de ano e o ano de 2020. Apenas para exemplo desta melhoria econômica no último sábado,  12 de outubro, data em que se comemorou o Dia das Crianças, aproximadamente 17 mil pessoas passaram pelas dependências do Via Café Shopping, que inaugura agora a Riachuelo, mais uma grande loja ancora que chega ao empreendimento. Com a melhora econômica que começa a dar as caras por Varginha e Sul de Minas, as vagas de emprego vão aumentar e a qualidade de vida também, tudo isso somado terá reflexo nas eleições de 2020. Eleitor satisfeito tende a ser mais “benevolente” com o governo, porém, mais exigente com o candidato! A conferir!

Beleza Negra

É neste sábado no salão nobre do Varginha Tênis Clube – VTC, as 20 horas o Concurso Central Beleza Negra, realizado a mais de duas décadas pelo promoter cultural Eutêmio Arantes Tavares, o popular Teminho. O evento reúne personalidades empresariais, políticas, populares e as mais belas representantes da raça negra de Varginha e região. Nas poucas e ricas oportunidades em que este jornalista conversa com Teminho, vejo a dificuldade de realização de eventos na cidade, em contrapartida, o amigo Teminho também destaca a tenacidade e confiança de apoiadores e empresas como a Relojoaria Central e mesmo o apoio institucional da Prefeitura de Varginha. Certamente, o Beleza Negra deste ano terá o mesmo sucesso e presença que vem obtendo a mais de duas décadas! Ao Eutêmio Tavares os parabéns e votos de sucesso pela realização!

Saúde Bucal

A saúde bucal de Varginha foi escolhida pela Conselho Regional de Odontologia como a melhor do Estado de Minas Gerais. O prêmio deve-se a qualidade profissional e investimentos do poder público municipal que melhorou em alguns aspetos as diretrizes antigas no setor que já vinha rendendo prêmios e destaque no Brasil. A coluna conversou com dois profissionais da área que informaram a melhoria da saúde bucal pública na cidade e creditaram o desenvolvimento e reconhecimento aos muitos profissionais envolvidos no setor e também ao investimento e melhoria de gestão pública municipal. A César o que é de César e parabéns ao governo municipal!

Atestado de idoneidade

A coluna comenta semanalmente sobre os mais variados assuntos, mas procura focar na economia e política local e regional. Nestes anos de dedicação ao jornalismo sério e comprometido com o leitor já enfrentamos os mais variados ataques e cerceamentos! Isso faz parte da profissão e não intimida este colunista. Quando a crítica é perniciosa e eivada de maldade e sandice fica claro que o acusador beira o desespero e tornasse até mesmo figura caricata e digna de pena! Isso acontece com as asneiras e ataques gratuitos e este jornalista recebidos do folclórico Juliano Rodrigues, uma figura já conhecida na Justiça e da Polícia da cidade pelos ataques absurdos, sem provas e covardes que faz seguidamente a diversas personalidades públicas! As vítimas, alvo da “diarreia verbal” de Juliano Rodrigues já conseguiram inúmeras vitórias na Justiça contra o caluniador covarde! A insanidade das acusações do covarde da internet chegou a tal ponto que ser lembrado pelo “rechonchudo rapaz” já se tornou um atestado de idoneidade! Certamente que ele vai continuar dando seu show sem plateia ou cache, as vezes vai nos causar riso ou espanto, mas sempre vai no deixar certo que os lembrados pelo costumeiro condenado são pessoas que tem seu valor! Afinal, atirar pedras em árvores sem bons frutos não tem graça nem utilidade! Que continue o show de horrores na internet, existe gosto pra tudo!!

Perguntar não ofende

Com o racha no PSL, a legenda que prometia bons resultados nas urnas em 2020 pode voltar a ser uma simples legenda de aluguel! Quais serão os passos do PSL e do Partido Novo em Varginha? Qual será o peso de Zema e Bolsonaro nas eleições municipais?

Quem são os nomes que a Justiça vai barrar nas eleições de 2020? Quais são os partidos que não vão estar aptos a lançar candidatos e aquelas legendas que não terão chance de vitória por ficarem fora da campanha de TV/rádio e do bilionário Fundo Eleitoral?  

Carlos Costa na defesa dos moradores do Centenário

O vereador Carlos Costa apresentou uma indicação no Legislativo solicitando que sejam providenciadas as escrituras das moradias quitadas do Conjunto Habitacional Centenário. O documento foi encaminhado à Prefeitura, ao governador do Estado ao presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – Cohab. De acordo com o parlamentar, alguns moradores estão incomodados com a situação, pois quitaram as residências há mais de um ano e continuam sem as escrituras e sem pagar o devido Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.

“Recebi alguns moradores que adquiriram seus imóveis ainda no mandato do então prefeito Dilzon Mello, através da Cohab, no local conhecido como bairro Centenário II. Ao longo de trinta anos de financiamento, esses moradores pagaram suas prestações e hoje continuam sem este documento tão importante nas mãos. Vale destacar que são pessoas simples e, portanto, a Prefeitura deveria verificar a possibilidade de estas escrituras serem repassadas sem custos para os proprietários por meio de uma parceria com a Cohab”, informou o vereador.

Carlos ressaltou, ainda, que existem centenas de imóveis sem escritura no município, pelos mais diversos motivos, e que esta situação causa insegurança aos seus proprietários, uma ve z que sem o documento comprobatório de sua propriedade, os mesmos ficam impossibilitados de recolherem seus impostos, deixando o município sem arrecadação.

“É importante frisar que, com esta regularização, não seria necessário onerar expressivamente os contribuintes do IPTU, como vem acontecendo na cidade. Esperamos que esta indicação receba a devida atenção por parte das autoridades responsáveis e que providências sejam tomadas a respeito o mais breve possível”, finalizou.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)