Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Brasil: Celeiro do Mundo?
25/09/2019
O Brasil tinha, há 130 anos atrás , sua população residente sobretudo na zona rural.

Em 1889, no dia 15 de novembro, Marechal Deodoro da Fonseca pôs fim ao longevo período de governo imperial de 49 anos sob o comando de Dom Pedro II.

Desde então, tivemos 33 Presidentes da República, militares e civis, e a Nação buscou o caminho da industrialização e da prestação de serviços ao julgarem que esta seria a vocação do País ainda considerado ''jovem'' após ter sido "descoberto" pelos portugueses em 1500 e ter obtido sua independência somente em 1822.

Muitas águas rolaram e no país dos superlativos, como exemplo, a cidade de São Paulo que contava com cerca de 300.000 habitantes em 1900 , passou a abrigar mais de doze milhões de cidadãos em seu território. O País que contava com cerca de 14 milhões de seres humanos em sua superfície total no início do século XX, hoje contém mais de 200 milhões de indivíduos em suas 27 Unidades Federativas e seus 5570 municípios espalhados em 6 distintos ecossistemas constantemente agredidos pelas mãos do pretenso ''ser racional'' do Planeta Terra.

Atualmente, no Brasil, temos capitais de grande porte e cidades interioranas maiores do que muitas importantes metrópoles do milenar continente europeu. A paulistana Sorocaba é maior do que a secular espanhola Sevilha.

Embora a produção agropecuária tenha evoluído no Brasil, ainda há uma boa parte da população desnutrida e milhares de famintos pelas ruas dos maiores centros urbanos do país.

O gargalo da falta de logística para ecoar a produção alimentícia conflita com o desvio de bilhões de reais ocorridos nas últimas décadas, sem que o país se beneficiasse de um esforço verdadeiro na criação de infraestrutura competente de transporte rodoviário, ferroviário ou fluvial.

Os desmandos, a falta de preparo dos governantes, e a falta de cultura dos cidadãos fazem com que o Brasil esteja perdendo a oportunidade de ser uma grande nação que teria como papel principal ser o celeiro da humanidade e, com certeza, um país exemplar do Cone Sul das Américas e de todo o Planeta.

Vale lembrar que poucos foram os mandatários que chegaram a acreditar em um Projeto de Nação para este país gigante e arrogante. Vivemos momentos cruciais, desde a Primeira República (1889-1930), a Era Vargas (1930-1945), o Hiato Democrático (1945-1964), a Ditadura Militar (1964-1985) e a frágil Redemocratização que estamos vivendo, a partir de 1985, porém estamos despreparados para atender as necessidades das regiões agrícolas para transportar a sua produção de alimentos para os brasileiros e os demais países consumidores, pelo mundo afora.

A população está dividida, porém senta-se à mesa no momento de suas refeições e usufrui do resultado da produção agrícola deste país. Não abre mão de seu arroz com feijão, de seu bife acebolado, de sua farinha de mandioca ou de seu suco de laranja sem ter a devida consciência da origem do que come. Não sabe que o mundo rural emprega verdadeiros apaixonados que destinam suas vidas para produzir alimentos seja para os próprios brasileiros, seja para outros consumidores do mundo terrestre.

Poucos têm noção da importância do setor primário na vida de cada um. A Agropecuária ''segurou'' o Brasil durante o cambaleante ano de 2015 e permitiu dessa forma que a Nação não fosse à bancarrota naquele período.

Entre aqueles que registram o potencial da produção de alimentos no Brasil, cito o fotógrafo Silvestre Silva que publicou anteriormente o livro ''Flores do Alimento'' e ''Frutas no Brasil''.

Disponibilizamos aqui o nome de algumas das frutas que estão presentes na obra do fotógrafo anteriormente por nós publicada, ''Frutas Brasil Frutas': Açai, Pinhão, Caju, Camu-camu, Cupuaçu, Goiaba, Pindaíba, Cambuci, Jabuticaba-branca, Jambo-vermelho, Sapucaia, Mandacaru, Pitanga, Manga, Pitomba, Uvaia, Pequi, Maracujá...

Qual é a origem do Coco? De onde vem a Laranja? A Manga é uma fruta brasileira? Onde se cultiva Uva no Brasil?

As frutas nativas e aclimatadas nos permitem ter uma alimentação saudável desde que saibamos quando e como consumi-las. O Brasil já é um país respeitado pela produção frutífera em seu vasto território e fornece alimentos a muitos estômagos de humanos terrestres.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)