Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Copasa assume Memorial do ET; Violência na Educação; Atuação parlamentar
28/06/2019

 Desanimado

A perda do comando estadual do PTB foi um duro golpe na vaidade do ex-deputado estadual Dilzon Melo, que se acostumou com as décadas de tratamento diferenciado como medalhão da política mineira e agora amarga o ostracismo depois da derrota nas urnas e perda dos amigos tucanos que disputavam o governo de Minas em 2018. Dilzon Melo foi “abatido” no momento em que estava perto de conquistar seu maior sonho: a presidência da ALMG. O acordo estadual que levou o PTB em 2018 a apoiar a candidatura de Anastasia ao Governo de Minas previa, nas entrelinhas, que Dilzon Melo seria o “candidato oficial” ao comando do Legislativo mineiro, caso Anastasia tivesse vencido e fosse o governador. Porém, como se viu, não só Anastasia perdeu para Zema, como Dilzon Melo não foi reeleito. A derrota nas urnas vivida por Dilzon, seguido da derrota também de Anastasia colocou o político sem qualquer chance de conquistar cargo de destaque no governo. Seu último “galho” para manter-se em destaque era justamente a presidência estadual do PTB, o que lhe foi tirado agora. Com o agravante de que seus próprios “companheiros de poder” conspiraram para sua caída, já com desejo de ocuparem a vaga. Se o ex-parlamentar está mesmo desanimado não sabemos, é provável! Todavia, em redes sociais na região, uma “fagulha de esperança política” surgiu nos últimos dias. Em grupos de watshapp o nome de Dilzon Melo é lembrado para as eleições de 2020. Seria Dilzon candidato a prefeito? Em Varginha ou Boa Esperança? Será que depois de “anos sendo criado comendo salmão e bebendo champanhe, alguém pode voltar ao torresmo e cachaça”? A conferir!  

Copasa assume Memorial do ET

A Prefeitura de Varginha assinou na segunda-feira (24/06), um Acordo de Cooperação com a COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais, para a execução de um projeto de Educação Ambiental que será implantado pela empresa nas instalações do Memorial do ET, no Alto da Vila Paiva. Pelo acordo, a empresa vai assumir o espaço que também vai abrigar um posto avançado da Policia Militar e da Guarda Municipal. A implantação do Centro de Educação Ambiental – CEAM Varginha, tem como objetivo promover a capitalização das diversas ações de proteção dos recursos naturais e Educação Ambiental em Varginha, dentre eles o Pró-Mananciais, que tem por fundamento a construção de parcerias técnicas e financeira com o poder público local e o Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, para conscientizar a população.

A parceria consiste na regulamentação das obrigações e responsabilidades quanto à implantação da estrutura física do CEAM Varginha nas instalações do Memorial do ET, bem como sua manutenção pela Copasa, que vai utilizá-la para atividades de educação ambiental, que irão beneficiar alunos das escolas públicas e a população em geral. A parceria da Copasa com o município envolvendo o imóvel do Memorial do ET é uma dupla solução para Executivo e também para a Copasa. Ao município é a certeza de boa destinação ao espaço sem a necessidade de gastar recursos públicos, pois a manutenção do espaço ficará com a Copasa. 

Copasa assume Memorial do ET - 02

Além disso, o município também garante apoio a importantes projetos ambientais desenvolvidos com a empresa e muitos outros parceiros. Se tais projetos como Programa Chuá e Pró-Mananciais foram cumpridos integralmente Varginha tem muito a comemorar. Contudo, cumprir acordo não é “o forte” da Copasa. Já para empresa de saneamento, a parceria com a Prefeitura de Varginha, assumindo o Memorial do ET é uma forma de melhorar seu relacionamento com a cidade, depois de diversos atrasos e falta de investimentos prometidos. Ademais, o Memorial do ET é vizinho à sede da Copasa na cidade e vai “agregar valor” a empresa e ao local como uma boa iniciativa da empresa que pode ser replicada para outros municípios. Além disso, a Copasa tem projeto piloto na gerencia de aterro sanitário na cidade. É fundamental para a Copasa “mostrar serviço” no Governo Zema para conseguir novos contratos sanitários e até mesmo de aterros com outras cidades e assim melhorar seus lucros. Quem sabe assim, a empresa consegue “escapar da privatização” planejada pelo Governo Zema para a Copasa. Certamente que muitos “graduados no comando” da empresa vão perder o emprego se a Copasa for para a iniciativa privada!

Violência na Educação

Os adolescentes que pretendiam atacar um colégio particular em Varginha foram apreendidos, na manhã de terça-feira (25), pela Polícia Civil. O caso ganhou destaque e se tornou público em Varginha depois que houve o cancelamento de eventos públicos que dois colégios particulares iriam promover na cidade. Os dois menores identificados foram levados para uma cela especial do presídio em Três Corações e ficarão detidos por no mínimo cinco dias. De acordo com a Polícia Civil, esse tempo pode ser prorrogado. A Policia Civil deu alguns detalhes sobre o caso, mas o fato choca a cidade pois remete a casos semelhantes que aconteceram nos Estados Unidos e recentemente no Brasil, onde estudantes balearam colegas de escolas e professores. Isso também mostra que a violência nas escolas é um fato mais comum que o esperado em Varginha. A apreensão foi representada pela Polícia Civil e decretada pela Juíza da Vara da Infância e Juventude de Varginha. No processo há vídeos onde os jovens são flagrados atirando. 

Reforma da Previdência e o Inprev: Existe planejamento futuro?

O vereador Dr. Alencar Faleiros apresentou um requerimento durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Varginha solicitando informações sobre a atual situação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Varginha – Inprev - e também de suas projeções para os próximos anos. O documento foi encaminho ao prefeito Antônio Silva e ao diretor do Regime Próprio de Previdência Social, Edson Crepaldi Retori. De acordo com o parlamentar, o objetivo do documento é saber como o município se posiciona diante das propostas de reformas nos diversos âmbitos da administração pública. É extremamente importante aprofundarmos no assunto e discutirmos a realidade da previdência pública no município e de que forma isso impactará os segurados e o próprio instituto. No requerimento, o vereador solicitou informações a respeito da idade média de aposentadoria dos servidores públicos municipais, qual é o gasto com servidores ativos e inativos, como será a proporção entre ativos e inativos nos próximos anos, como o município se posiciona em relação a fazer uma reforma da previdência nacional, abrangendo estados e municípios, com uma diversidade imensa de sistemas previdenciários, dentre outras questões.

Perguntar não ofende

Dilzon Melo poderia ser candidato a prefeito de Varginha, numa articulação para tentar manter o PTB no controle da Prefeitura de Varginha? Caso a candidatura de Vérdi Melo não decole, o PTB poderia escolher outro nome? Qual seria o plano B?

Atuação parlamentar

O titular da coluna esteve em Belo Horizonte onde se reuniu com o deputado estadual de Varginha, professor Cleiton Oliveira (Democracia Cristã). No encontro o parlamentar discorreu sobre diversos temas entre Saúde, Política, atuação da imprensa entre outros. Cleiton Oliveira é deputado em primeira legislatura e tem fortes ligações com a Educação e o Movimento Carismático e tem construído um bom relacionamento político dentro do parlamento mineiro. Vale destacar que Cleiton Oliveira é o único estadual de Varginha depois que Dilzon Melo (PTB) e Geisa Teixeira (PT) perderam a reeleição. Na visita feita pela Coluna ao gabinete de Cleiton Oliveira, foi comentado sobre a realização da Audiência Pública que será realizada hoje em Varginha, onde serão discutidas as crises enfrentadas na gestão dos hospitais públicos de Varginha (Hospital Regional), Pouso Alegre (Samuel Libanio) e Itajubá. A audiência pública foi pedida pelo deputado estadual professor Cleiton Oliveira, que mostrou força política ao conseguir a agenda, visto que a Assembleia Legislativa dificilmente agenda audiências públicas fora de sua sede em Belo Horizonte. Um problema denunciado pela Coluna, envolvendo a atual gestão do Hospital Regional, comprovou que existe na instituição um obscuro cronograma de pagamentos que não obedece a critérios técnicos para quitar os fornecedores do Hospital Regional. O sistema daria margem a eventuais beneficiamentos nos pagamentos dos fornecedores, bem como eventual perseguição a empresas não alinhadas ao comando do Regional. A coluna tentou entrevistar o presidente do Conselho de Administração do Hospital, o médico Frederico Nunes, sobre a forma de escolha dos pagamentos a fornecedores do Hospital, contudo, o médico se negou a falar e fez ameaças de perseguições ao Jornal Gazeta e fornecedores do hospital.O caso foi comunicado às autoridades para investigação. Os problemas enfrentados pelos hospitais públicos são praticamente os mesmos, falta de recursos e transparência das gestões. Contudo, um projeto apresentado pelo deputado Cleiton Oliveira, pretende determinar que os hospitais públicos façam a publicação dos balancetes fiscais, tornando aberta e pública a gestão dos recursos recebidos e gastos pelas instituições de saúde mineiras. O projeto vai ajudar na transparência da condução dos hospitais e pode impedir casos como os denunciados em Varginha envolvendo o Regional.

Atuação Parlamentar – 02

Na visita ao gabinete do deputado Cleiton Oliveira, o parlamentar também comentou sobre a política estadual e regional. Lembrou que possui gabinete regional em Varginha e que tem dado especial atenção à cidade e região. O deputado disse estar em permanente contato com o secretário de Governo, Custódio Mattos (PSDB), o que demonstra proximidade com o Governo Zema, contudo o parlamentar reconhece os problemas e desafios enfrentados pelo governo estadual do Partido Novo. Zema tem enfrentado grande resistência no Legislativo e parece não ter habilidade política na casa para construir maioria legislativa para as mudanças necessárias. O partido Democracia Cristã, legenda de Cleiton Oliveira não é da base de apoio ao governo, contudo, também não se descreve como oposição. A maioria dos parlamentares da Assembleia Legislativa Mineira é apontada como “independente” e aguarda a melhoria da interlocução do governo estadual para temas como a reforma previdenciária, administrativa e principalmente a negociação para a ajuda financeira do governo federal ao Governo Zema.

Na negociação entre Governo Federal e Estadual está prevista a venda de estatais como Cemig e Copasa, o que não agrada a boa parte dos parlamentares. No caso da Cemig, a constituição mineira estabelece que, para vender a empresa, é preciso que se faça um plebiscito com a população, Zema quer mudar a constituição e poder vender a Cemig sem ouvir a população. O Legislativo mineiro tem se manifestado contrário a medida! Em relação a região, o deputado Cleiton Oliveira mostra que pretende estar próximo ao Sul de Minas, quando abriu escritório político em Varginha. Seu partido, Democracia Cristã, não cumpriu a cláusula de barreira e não terá os mesmos direitos que as demais legendas, em relação ao Fundo Partidário e tempo de rádio e TV, o que é um obstáculo para o lançamento de candidatos em 2020. É pouco provável que Cleiton Oliveira seja candidato em 2020, embora a legislação permita que o parlamentar concorra nas eleições municipais sem perder o cargo. Contudo, segundo o próprio parlamentar, o fato do seu partido possivelmente não lançar candidato em Varginha, não significa que ele não apoiará candidatos na cidade. Pelo contrário, o deputado pretende interagir com apoiadores e participar da eleição municipal em 2020 apoiando candidatos.

 

 

 

 

 

 

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)