Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
MP 871 é aprovada e traz mudanças na legislação previdenciária
12/06/2019
A Medida Provisória 871 foi aprovada, em início de junho, pelo Congresso Nacional. Um dos itens mais importantes é o que trata do combate a benefícios irregulares ou com indícios de fraude. Com a medida, o INSS deve “passar a limpo” quase três milhões de benefícios e gerar uma economia prevista de R$ 9,8 bilhões até o final de 2019. De acordo com o presidente do Instituto, Renato Vieira,  “a MP reduz os pagamentos irregulares; cria meios de atender a população de forma mais célere, incluindo a concessão automática; e diminui o potencial de ‘judicialização’, ou seja, de conflito entre o INSS e o segurado”.

O novo pente-fino contará com um esforço extra dos servidores, que formarão uma espécie de força-tarefa, para analisar não apenas indícios de irregularidade, como também atuar na concessão de benefícios com mais de 45 dias a espera de conclusão.

A MP 871 traz também mudanças no que diz respeito à carência de alguns benefícios, como auxílio-reclusão, aquele concedido aos dependentes do segurado que venha a ser recolhido à prisão. Agora, serão necessárias 24 contribuições anteriores ao encarceramento para se fazer jus ao benefício. Além disso, há mudança na forma de comprovação da atividade rural, que agora passa a ser por meio de autodeclaração e não mais por declaração emitida por sindicato rural.

Informações e serviços do INSS estão disponíveis no Portal www.inss.gov.br, no Meu INSS (gov.br/meuinss), que também pode ser baixado como aplicativo para celulares, e na Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)