Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Combate a dengue; Cultura e Paz; Fiasco de Inconfidentes
24/04/2019

 Combate a dengue

Os esforços da Prefeitura de Varginha para conter o avanço da Dengue têm sido redobrados, principalmente pelo aumento da doença em todo Estado. Na vizinha cidade de Três Pontas os casos confirmados batem recordes e preocupam. O último mutirão de limpeza aconteceu no bairro Santa Terezinha (próximo ao Imaculada).

O Mutirão da Limpeza, mais conhecido como Mutirão da Dengue, foi realizado na quarta-feira, 17, no bairro Santa Terezinha (localizado depois do bairro Imaculada Conceição), no horário das 7h30 às 13h. Os moradores são orientados a retirar das casas, deixando nas calçadas no mesmo dia bem cedinho, todos os materiais inservíveis como móveis velhos, latas, vidros, metais, pneus, eletrodomésticos e eletroeletrônicos estragados, objetos que possam acumular água, dentre outros, exceto galhos de árvores e entulhos de construção. A participação da sociedade no combate ao mosquito que transmite a doença e denunciando lugares onde existem foc os de dengue é fundamental para o sucesso da ação do Executivo municipal.

Caminhada da Semel é projeto de sucesso no combate ao sedentarismo

Ao todo, 253 pessoas assinaram a lista de presença da 1ª Caminhada Noturna/2019 realizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL que integra o Projeto Academia de Rua. A atividade foi na noite de sexta-feira, 12/04. O grupo saiu da sede da SEMEL, no bairro São Geraldo, às 19h40, rumo à Marina Aquanáutica, no Lagamar. O percurso de 8km foi garantido com a segurança feita pela Guarda Civil Municipal – GCM, Tático Móvel da Polícia Militar, além da Corpo de Bombeiros, ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e carro de apoio. A chegada ao destino ocorreu por volta das 21h30 e o retorno começou às 22h de ônibus. Os participantes adoraram o novo trajeto, a segurança e a estrutura oferecida pelos organizadores, muito válida a inovação que incentiva as pessoas a participarem dos projetos da SEMEL que são gratuitos e tem o objetivo principal de tirar a população do sedentarismo e adquirir hábitos saudáveis como atividades físicas e alimentação adequada. 

A próxima Caminhada será com destino a Fazenda dos Tachos ainda neste mês de abril. Será na manhã do sábado, 27/04, com saída às 7h da Academia de Rua do bairro Santa Maria com destino à Fazenda dos Tachos, um percurso de 18km. Os 300 primeiros inscritos vão ganhar uma viseira. A inscrição pode ser feita diretamente na SEMEL pelo telefone 3690-2172 sendo os participantes convidados a doar 1kg de alimento não perecível. A realização de caminhadas é uma boa forma de promover a interação da comunidade e a cidade. Os locais escolhidos passam por regiões bonitas de Varginha. Acertou a Semel na promoção do evento, que aliás tem baixo custo e serve para trazer a população ao habito de praticar esportes.

Cultura e Paz

Na noite de terça-feira (16/04), 60 representantes dos mais diversos segmentos da comunidade artística de Varginha se reuniram no Theatro Capitólio para a escolha do novo membro que representará a categoria no Conselho Deliberativo da Fundação Cultural na Gestão 2019-2021. Dentre os 10 candidatos que participaram da eleição, os três mais votados foram o diretor de teatro e escritor, Rubens de Ananias Soares; o ator Lauro César Santiago Sarto e a atriz Érika Aparecida Ireno Tobias. O diretor da Fundação Cultural, que conduziu todo o processo de escolha, foi Lindon Lopes, que assumiu recentemente o cargo após a saída de Leandro Acayaba da presidência da Fundação Cultural. Lindon Lopes é técnico da área cultural e sempre atuou no setor. A Fundação Cultural passou por alguns “solavancos”, tendo em vista o longo período em que ficou no controle do professor Francisco Graça Moura, que possui muitos desafetos na área. Em seguida substituído por Leandro Acayaba esperava-se que a área cultural fosse “serenar”, contudo a saída abrupta de Acayaba trouxe incertezas ao setor. Entretanto, a despeito das inseguranças de muitos no governo, Lindon Lopes tem feito uma gestão compartilhada e sem “sobressaltos”. A forma democrática de escolha do representante do membro do setor no Conselho Deliberativo da Fundação iniciou na gestão passada de Antônio Silva, que mesmo com algumas “rusgas eventuais, tem boa relação com o setor cultural da cidade”. A conferir!

Perguntar não ofende

Quais são os secretários municipais que podem deixar o governo ainda neste semestre? Quais deles vão deixar o governo e podem ser candidatos a vereador nas eleições de 2020? Todos eles estarão na chapa de apoio ao “candidato oficial”? Será?

O jornalismo da Rádio Melodia tem melhorado muito e participa do dia a dia de Varginha, informando o povo e cobrando melhorias pela cidade. Quanto tempo vai demorar até que os “políticos do governo tentem calar ou encoleirar” a atuação da rádio oficial?

CESUL promove 2º encontro de 2019

No dia 26 de abril o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), Regional Varginha, irá realizar o segundo encontro de 2019. O grupo é composto por empresários e líderes regionais com o objetivo de trocarem experiências, realizarem networking, e juntos, buscarem soluções e inovações para o desenvolvimento da região. A cada encontro, o grupo conta com uma palestra ministrada por um profissional de renome na área em que atua, buscando propor linhas de discussão relevantes para as pautas de desenvolvimento do CESUL. 

Após o primeiro encontro apresentar um debate sobre inovação, é chegada a hora de a bordar o cenário político e econômico brasileiro a fim de obter um melhor panorama para as decisões nos negócios em 2019. Sendo assim, a jornalista Thais Herédia irá ministrar uma palestra explorando “Os rumos da economia brasileira”. Thais é uma premiada jornalista especializada em cobertura econômica. É pós-graduada em Finanças pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Entre 2010 e 2017 assinou a coluna de economia do G1, portal da TV Globo, e atuou pela Globo News como comentarista de economia, no ‘Em Pauta’. Também foi repórter de economia do programa Bom Dia Brasil. O segundo encontro do CESUL acontecerá em meio às atividades do V Congresso Internacional do Grupo Unis, realizado entre os dias 22 e 27 de abril na Cidade Universitária. Com o tema “O Mundo em Disrupção”, a quinta edição do evento vem com o objetivo de propor uma reflexão sobre as mudanças no modo de viver e trabalhar da nova economia. Palestras, workshops, mesas redondas, atividades culturais e gastronomia são algumas das atividades que contemplarão os cinco dias do Congresso.

O segundo encontro do CESUL acontecerá a partir das 11:30h, no Bloco B da Cidade Universitária, no endereço: Av. Alzira Barra Gazzola, 650, Jardim Aeroporto – Varginha/MG.

Fiasco de Inconfidentes

A cerimônia de entrega da maior comenda do Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência, vem sofrendo a cada governo com as condecorações políticas a pessoas que pouco ou nada contribuíram com Minas Gerais. Tal “partidarização” do evento fez com que, em mais um ano, o importante do evento não fosse a cerimonia e seus agraciados, mas sim, as ausências e manifestações contrárias que não saíram na mídia. Em anos anteriores, no governo do PT, movimentos como MST e líderes políticos nacionais e internacionais que nada contribuíram com Minas Gerais foram homenageados . Já nas gestões do PSDB, a cerimonia era usada politicamente para angariar apoio e palco político para Aécio Neves e seus aliados. Ano após ano, os protestos de servidores públicos, fornecedores do governo que não receberam e tantos outros descontentes com o governo de Minas foram aos poucos expurgados da praça onde ocorre as atividades. 

Atualmente, todo o centro onde ocorre o evento é isolado e apenas pessoas autorizadas podem participar das atividades do 21 de abril. Neste ano, infelizmente, o evento continuou se apequenando e Zema não fugiu a regra e usou o 21 e abril para “capitalizar politicamente e não para homenagear quem realmente faz ou fez pelo Estado”. Condecorado com a grande medalha da Inconfidência, o presidente Bolsonaro nem mesmo saiu do Rio de Janeiro para receber a comenda! Aliás, o sucesso do governo Zema, depende substancialmente do governo Bolsonaro aprovar a renegociação das dívidas do Estado, o que por si só explicaria a homenagem a Bolsonaro. Já o recém empossado governador do Rio de Janeiro, que não se sabe o que fez ou faz por Minas, também recebeu a condecoração, mas a exemplo de Bolsonaro, não compareceu. 

Fiasco de Inconfidentes - 02

Dos homenageados que foram ao evento, a maioria era composta por militares, policiais civis, deputados estaduais e federais com os quais o governo Zema procura construir pontes políticas, magistrados e alguns outros servidores públicos de outros poderes. Nada de novo na atuação do “Novo”, aliás, um grande desrespeito ao espírito patriótico e heroico do evento e das muitas personalidades que já receberam a comenda, mas por verdadeiro merecimento! Nota-se que muito das homenagens e condecorações do 21 de abril deste ano foram para “criar pontes políticas” entre o governo estadual e os muitos agentes políticos dos quais o governo Zema busca apoio ou deseja “serenar críticas”. É o caso do prefeito de Moema e presidente da Associação Mineira dos Municípios AMM, Julvan Lacerda (MDB) que foi homenageado em Ouro Preto. O prefeito Julvan liderou um levante de municípios contra o governo de Minas, do qual os municípios têm R$ 7 bilhões a receber em repasses atrasados. Já o deputado estadual Cleiton Oliveira (DC) que é o parlamentar majoritário por Varginha, também foi homenageado no evento de 21 de abril em Ouro Preto. Cleiton Oliveira é visto como parlamentar “tendencioso a oposição, tendo em vista suas ligações com o deputado federal petista Odair Cunha”. Muito embora Oliveira seja de uma legenda (Democracia Crista) que não manifestou oposição ao governo na ALMG. Em eventos como o promovido pelo governo de Minas, os parlamentares e muitos outros de interesse do governo são “afagados” pela assessoria do governador, quando não pelo próprio, que já sabe que não tem maioria no Legislativo.

Contraditório

A coluna publicou na semana passada um apanhado das mudanças ocorridas no comando do Hospital Regional, onde o governador Zema retirou a antiga gestão e trouxe ao comando do hospital novos e velhos nomes conhecidos na área de saúde. As informações publicadas pela coluna na semana passada foram colhidas pelos antigos administradores da instituição. Que fizeram um histórico da situação que encontraram o hospital e como o deixaram, bem como as obras realizadas e os recursos “garantidos” para a instituição neste ano. Entre os recursos estariam verbas oriundas de emendas parlamentares de deputados federais e a poio conseguido dos vereadores de Varginha para aplicação de recursos municipais no Hospital Regional. Já com relação aos problemas que teriam sido enfrentados na instituição, estariam os atrasos de pagamentos aos médicos, servidores diretos e fornecedores que teria gerado uma “greve parcial” há alguns anos. Em relação as informações prestadas pela antiga direção do Hospital Regional, a coluna foi procurada pelo empresário Jefferson Melo (PTB), que participou do comando do Hospital entre os anos de 2013 a 2016, juntamente com outras 9 pessoas, entre elas o médico Frederico Nunes, que hoje é o novo diretor geral do Regional. Jefferson Melo disse que durante sua gestão no Hospital Regional não houve um dia sequer de atraso nos pagamentos da instituição e que os “graves problemas informados pela coluna, ocorreram após sua gestão”. Ademais, após pesquisas da Coluna, foi verificado que, tendo em vista a afinidade política, a gestão de Jefferson Melo a frente do Regional, contou com grande apoio financeiro do governo municipal. Já na gestão de Rogério Bueno, o grande apoiador financeiro foi o governo do Estado da época, comandado pelo petista Fernando Pimentel, que teve como secretário de governo o deputado federal Odair Cunha.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)