Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Cidades Paulistas Descaracterizadas
09/12/2018

Cidades Paulistas Descaracterizadas

Ao chegar em Sertãozinho, ficamos atônitos.

Trata-se de uma cidade encravada de uma região onde predomina o cultivo da cana-de-açúcar.

Esperávamos, portanto, encontrar uma cidade árida, sem áreas verdes e com excesso de cimento por toda a parte, a qual não foi a nossa surpresa!

Encontramos uma cidade extremamente civilizada para os padrões brasileiros. Toda arborizada, com calçadas largas e árvores verdes, parecia um oásis naquela região extremamente devastada do Território Brasileiro.

No dia seguinte, após a apresentação do conteúdo do livro para Professores e Diretores das Salas de Leitura do Município, tivemos a oportunidade de seguir para Matão.

O município, bastante árido por ter pouca vegetação disponível à população, nos acolheu em uma Escola Estadual onde os estudantes ficaram participativos e curiosos pela apresentação que fazíamos, Silvestre Silva e eu.

Seguimos viagem de volta a São Paulo aguardando a próxima etapa. 

Ao todo são 18 municípios e 25 palestras e apresentações interativas para professores do Ensino Público e alunos de Escolas Estaduais.

Ontem de manhã estivemos em Tatuí, outra cidade paulista cuja a natureza foi dizimada e poluída visualmente por publicidade desordenada em placas de estabelecimentos que maculam o visual da urbe.

Entretanto, ficamos extremamente surpresos ao chegarmos em uma belíssima escola, repleta de vegetação nativa e aclimatada, onde o encontro ocorreria na biblioteca da Entidade de Ensino.

Tivemos mais uma vez a oportunidade de levar a diante a mensagem de respeito a Natureza no Estado de São Paulo.

Em seguida, rumamos para Itapetininga que também estava preparada para nos receber.

Um grupo de professores de Escolas Estaduais, bastante atento, colaborou ao ler poesias de jovens carentes que participaram de um concurso de escrita na cidade de Vinhedo.

Pernoitamos nesta desfigurada cidade e fomos para Piracicaba.

Em Piracicaba, há muita área verde e o grande atrativo da cidade são as corredeiras do Rio que ostenta o mesmo nome: Rio Piracicaba.

Na escola, alunos de classes oriundas da periferia do Município eram bastante barulhentos, e, sobretudo, dinâmicos e interessados no assunto.

Houve muita sinergia e ao mesmo tempo a necessidade de poder levar a diante a necessidade de apoio e amor para preservar espécies nativas existentes em Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

Parte da missão estava cumprida e teremos pela frente a cidade de Jaú, onde apresentaremos também aos estudantes e professores parte do universo encantador da Natureza Paulista.

Esperamos, nos próximos meses, ter a possibilidade de continuar esta ''maratona'' que nos permite aproveitar o bom momento de difusão e divulgação da Cultura e da Natureza em nosso país.

No próximo ano de 2019, iniciaremos um trabalho bastante profícuo e intenso para divulgar o turismo ecológico, o ecoturismo e o turismo rural no Território Paulista.

Agradecemos portanto o apoio da atual Secretaria de Ensino do Estado de São Paulo, que nos acolheu de braços abertos para dialogar com educandos e educadores afeitos ao sentimento de amor à Natureza.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)