Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
ABCZ 100 Anos - Uberaba 200 anos
30/01/2019
Em 2008 foram comemorados os 80 anos do Serviço Genealógico das Raças Bovinas de Origem Indiana.

Os pioneiros das famílias Miranda, Borges, Rodrigues da Cunha, entre outros importantes aventureiros cruzaram oceanos, em tempos difíceis quando do período de guerra e do pós guerra, para que o Brasil se tornasse o maior exportador de carne vermelha após negociações com indianos influentes, como o proprietário Polavarpu Hamumalah e o Primeiro-Ministro Nehru.

Ângelo Costa e Antonio Costa se encontraram na Índia em 1907 e posteriormente os também visionários Quirino Pucci  e Armel Miranda seguiram para o continente asiático ao vislumbrarem o futuro promissor do Zebu em nossas terras.

Em 1918, exemplares de gado zebuíno indiano eram transportados no convés de navio que nos traria os animais para o continente sul-americano.

Também em 1918, o Consulado Brasileiro na Índia concedeu um dos registros para aquisição de zebuínos por importadores valentes de nosso território.

Em 1919  Nelson Macedo Tibery encontra-se, quando ainda muito jovem, em Ahmedabad, na Índia, buscando realizar seu sonho de introdução do gado zebu no Brasil.

Nesses tempos árduos, o navio Himalaia Maru trouxe os animais adquiridos por Virmondes Martins Borges e Otaviano Borges Junior e, em 1920, Ismael Machado segue para a Índia após o infortúnio do falecimento de João  Martins Borges em Calcutá.

São 100 anos de histórias que revolucionaram a cultura brasileira com a chegada do Zebu em nossas vidas.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)