Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Trevo da discórdia será entregue; Delegado da Saúde; Mudanças na Política
01/11/2018

Trevo da discórdia será entregue

O trevo na BR 491, próximo ao aeroporto de Varginha está na fase final das obras e deve ser entregue totalmente pronto em breve. A obra é polêmica pois se arrastou por anos até sair do papel, em razão de “desentendimentos políticos á época que envolviam o governo municipal, Grupo Unis e mesmo o Governo de Minas”. Hoje com a participação de empresários da iniciativa privada que entraram com recursos para ajudar na realização da obra, o trevo entra em fase final de conclusão. Obra foi orçada em R$ 3,6 milhões em uma parceria público-privada. O trevo liga campus II e Cidade Universitária, além de bairros e o aeroporto. A pista principal da BR-491 próximo ao Aeroporto de Varginha e a Cidade Universitária já está liberada. O trecho estava interditado para obras de construção do trevo, e o trânsito estava sendo feito pelas alças laterais. A conclusão da obra atrasou, saindo da previsão inicial de março de 2018 para outubro deste ano. O coordenador do DEER/MG em Varginha, que conhece o projeto da obra desde sua criação, disse que hoje, Grupo UNIS, Prefeitura de Varginha e DEER/MG “vivem em harmonia institucional e operacional e que a breve conclusão do trevo é prova do bom relacionamento entre as instituições”. A conferir! 

Delegado da Saúde

A coluna recebeu uma nota do vereador da Câmara de Varginha, Delegado Celso, na nota o parlamentar informa que seu colega da segurança pública Delegado Edson Moreira, deputado federal, também contribuiu com emendas parlamentares para o Hospital Regional do Sul de Minas. A coluna divulgou notícia sobre a gestão do hospital e a escolha da instituição para programa do governo federal. O Hospital Regional, hoje administrado por petistas locais que estão conseguindo união das forças políticas de Varginha na melhoria da instituição, conseguiram reunir esforços da Prefeitura de Varginha, (administrada pelo PTB), do governo do Estado (PT), dos deputados federais Dimas Fabiano (PP), Diego Andrade (PSD), Delegado Edson Moreira e da deputada estadual Geisa Teixeira (PT), todos conseguiram recursos para o Regional mudando a realidade passada da instituição onde os médicos estavam para fazer greve pelo recebimento de salários. Na nota, o vereador Delegado Celso diz: “Em atendimento ao pedido desse parlamentar, o Deputado Federal Delegado Edson Moreira, destinou ao Hospital Regional do Sul de Minas uma emenda parlamentar no valor de R$ 230.000,00 (Duzentos e Trinta Mil Reais) para aquisição de equipamentos para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo) conforme definido pela Diretoria, cujo processo licitatório está em andamento e em breve será escolhido o fornecedor, e será amplamente divulgado. Ressalto que independente de sigla partidária é fundamental que o usuário do sistema de saúde seja atendido em suas necessidades, e é o que procuramos contribuir”, diz a nota de Celso Ávila. 

Mudanças na Política

A eleições de 2018 chegaram ao fim! E não era sem tempo! Ao longo do primeiro e segundo turnos das eleições foram muitas brigas políticas, intrigas, Fake News e muita discórdia entre amigos, familiares que movimentaram todo o Brasil! Ao final, uma grande renovação no legislativo federal e estadual, bem como novos comandos do governo federal e estadual. A mudança de rumos foi grande e as mudanças vão implicar em trocas de comando em Varginha. Quem não conseguiu a reeleição pode voltar a disputa em 2020, quem conseguiu a reeleição agora, obteve da população um “aval político” mas precisa melhorar, pois a cobrança está aumentando! As indicações para os cargos de comando em instituições públicas federais e estaduais em Varginha e região não terão mais o “dedo de Dilzon Melo e as indicações federais podem não ser mais apenas por questões políticas”. Trocando em miúdos, muitos podem perder o “status” de autoridade na cidade! Os atuais ocupantes de cargos federais na região já se mobilizam para buscar “padrinhos” para manter seus postos! A tarefa não é fácil, muito embora tenhamos parlamentares votados na região que são da “bancada da bala ou evangélica”. Já em âmbito estadual, não há referências de lideranças do Partido Novo e tudo pode acontecer. A coluna conversou com o governador eleito Romeu Zema e o novato não deve ter pressa para escolher os cargos pelo interior, mas vai escolher com critério os nomes e deseja trocar a imensa maioria dos cargos de comando pelo interior. A primeira razão é clara: quer fazer um governo diferente, com eficiência de iniciativa privada. O Segundo motivo é lógico: sabe que todas as indicações pelo interior obedeceram a critérios políticos e não técnicos. Além disso, os setores produtivos já estão em sintonia com o novo governo para colaborar com os governos. 

Mudanças na Política – parte 02

Tanto em âmbito federal quanto estadual, o PSL e o Novo não possuem quadros técnicos para ocupar toda a estrutura governamental espalhada por todo o Brasil e Minas Gerais. É fato que as legendas, por tudo que prometeram nas campanhas, não querem fazer o “toma lá da cá” das indicações políticas, contudo, não podem deixar a “máquina pública” parar em janeiro de 2019. Assim, os quadros principais no primeiro e segundo escalão deverão ser preenchidos por pessoas técnicas ligadas as legendas e ao novo presidente e governador. Todavia, os quadros de chefia mais distantes do poder, mas que possuem “tinta na caneta para decisões importantes” podem ser ocupados, num primeiro momento, por nomes técnicos do próprio governo. Mas a ideia dos novos governos é a renovação total, o que não se acredita possível! Mesmo porque, são muitas vagas a serem preenchidas e ou substituídas! O setor produtivo vê na mudança radical dos novos governos estadual e federal uma oportunidade única para “profissionalizar e dar eficiência” aos governos! Afinal, a iniciativa privada sempre teve bons técnicos, que não tinham “apadrinhamento político”, e pelo discurso dos eleitos, este apadrinhamento agora não terá grande peso. Pensando nesta possibilidade de destravar os gargalos produtivos do Estado e dar agilidade aos novos governos em 2019, os empresários já se aproximam do presidente Jair Bolsonaro e do governador Romeu Zema. A idéia é oferecer total apoio institucional para que o Brasil volte a produzir e desenvolver! Além disso, aquelas instituições mais robustas estão fornecendo informações importantes e sugerindo nomes técnicos para os eleitos montarem seus quadros técnicos de assessoria, o que contribuiu para a melhoria da eficiência dos governos e aumenta a interlocução dos setores produtivos e o comando dos governos. Trocando em miúdos, como se esperava, terminada as eleições o mercado e boa parte da população vai viver um período de “lua de mel” com os novos governantes e contribuir para o Brasil voltar a crescer! Se os eleitos não acertarem desta vez, não será por culpa da população e iniciativa privada! 

Mudança na OAB

Depois do mundo político que sofreu um “sacode” e mudou geral o comando, agora a Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais e em Varginha passam por eleição e tudo leva a crer que haverá mudança! Varginha tem papel importante na disputa estadual tendo em vista que o atual secretário geral da OAB/MG, advogado Gustavo Chalfun é conhecido advogado em Varginha tendo construído sua carreira profissional e classista na cidade. 

Chalfun é candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo advogado Sérgio Leonardo, oriundo de família tradicional na liderança da OAB Minas. Disputando com Sergio Leonardo e Gustavo Chalfun, está o também conhecido líder da advocacia Raimundo Cândido que já comandou a OAB/MG por diversas gestões e agora decidiu retornar (de direito) ao comando da instituição, tendo o também ex-presidente Luiz Cláudio Chaves como vice-presidente. O atual presidente da OAB/MG advogado Antônio Fabrício apoia a chapa de Raimundo Cândido. Também está na disputa o atual presidente da Caixa dos Advogados, Sergio Murilo, muito conhecido na capital mineira e com o apoio de jovens lideranças como Charles Vieira da Silva. A disputa parece apertada, contudo, uma enquete a qual a coluna teve acesso, com a resposta de 1500 advogados por todo o estado, mostra que Sérgio Leonardo e Chalfun lideram a disputa por uma pequena margem (40,2%), seguido de perto por Sérgio Murilo com (40%) da preferência dos advogados. O tradicional candidato Raimundo Cândido aparece em último lugar com 19,8 % das intenções de voto entre os advogados. As três chapas que concorrem ao comando da OAB/MG têm a seguinte designação: Sérgio Murilo concorre pela Chapa 01, Raimundo Cândido e Luiz Cláudio Chaves concorrem pela Chapa 02 e Sérgio Leonardo e Gustavo Chalfun concorrem pela Chapa 03. A disputa promete ser acirrada voto a voto! 

Mudança na OAB – parte 02

Já em Varginha, cidade base de Gustavo Chalfun, a OAB Varginha também terá disputa acirrada, com duas chapas disputando o comando da Subseção local da OAB. Estão na disputa as chapas lideradas pelos advogados, Alexandre Prado e Silmara Aquino. Em ambas as chapas existem lideranças locais da advocacia e as duas chapas possuem apoios fortes junto aos concorrentes estaduais. Enquanto a chapa de Alexandre Prado conta com o apoio de Gustavo Chalfun, a chapa de Silmara Aquino tem apoio de Raimundo Cândido. O candidato Sérgio Murilo tem apoiadores nas duas chapas que disputam em Varginha. Não se sabe qual a razão da divisão interna na OAB Varginha que levou a duas chapas, visto que toda a advocacia estava integrada no atual governo do advogado Ubirajara Rodrigues. Segundo fontes locais da coluna, Ubirajara Rodrigues não teria dado continuidade aos compromissos e parcerias iniciadas pelas gestões anteriores o que teria causado desgastes. Na chapa de Silmara Aquino desponta lideranças como a advogada Juliane Teixeira, atuante advogada em gestões passadas e o advogado Phillipe Loredo, filho do advogado Vicente Loredo, que possui amplo relacionamento na OAB/MG, principalmente com líderes como Raimundo Cândido e Luis Cláudio Chaves. Já na chapa de Alexandre Prado, desponta o candidato a advogado Joaquim Crepaldi, também com vasta experiência e folha de atuação pela advocacia local, além de nomes como o advogado Guilherme Maia, que atua no jurídico do SAMU e já participou de administrações municipais. Também vale destacar o importante apoio de Gustavo Chalfun á chapa de Alexandre Prado, que concorre pela Chapa 2, já a advogada Silmara Aquino concorre pela Chapa 1. A disputa em Varginha pela OAB promete ser tão eletrizante quanto a disputa estad ual. A conferir! 

Perguntar não ofende!

Tendo em vista o acidente grave de trânsito no Bairro Mont Serrat, envolvendo uma família de Varginha, quais as providências do Demutran para melhorar a fiscalização do trânsito bem como a sinalização de trânsito, principalmente nos bairros de Varginha? 

Tendo em vista a enorme derrota eleitoral de Anastasia em Varginha, podemos dizer que o PSDB e seus aliados como PTB e cia, estão “fracos de votos e articulação na cidade”, ou o fenômeno Romeu Zema não tem relação com as forças políticas locais? 

Quem são as figuras políticas que disputam o comando do PSL (partido de Bolsonaro) e Partido Novo (legenda de Romeu Zema) em Varginha? Sabiam que o PSL terá o segundo maior tempo de rádio/TV e segundo maior valor de Fundo eleitoral nas eleições de 2020? 

Será que o governador eleito Romeu Zema vai manter os atuais petistas no comando do Hospital Regional e DEER/MG em Varginha? E quanto ao escritório da Junta Comercial onde se mantém uma indicação do deputado Dilzon Melo, será que o titular continua lá?

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)