Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
Alguns serviços do Meu INSS exigem senha
20/06/2018
A Central de Serviços Meu INSS, lançada no ano passado, está em constante evolução para melhorar seu acesso pelos cidadãos. Nesse sentido, tem incorporado, progressivamente, vários serviços, como o requerimento automático de Aposentadoria por Idade e Salário-Maternidade urbanos. Mas para utilizá-los, é necessário que o usuário cadastre login e senha.

Ao clicar em “Entrar”, no canto superior direito da página, será solicitado o login. Se o usuário já tiver realizado seu cadastro, basta digitar seu CPF e senha e acessar os serviços. Caso seja seu primeiro acesso, ele irá clicar em “Cadastre-se” e, em seguida, preencher os dados solicitados, como CPF, nome completo, e-mail, celular e nome da mãe.   

Além disso, é necessário responder algumas perguntas, utilizadas pelo sistema para confirmar a identidade do usuário. Por isso, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho ou carnês de contribuição, já que os questionamentos podem solicitar confirmações como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde se trabalhou e valores recebidos.

Se errar mais de uma pergunta, o segurado deverá aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para a Central 135 ou ir à agência do INSS mais próxima. A senha de acesso ao Meu INSS também pode ser conseguida diretamente nos bancos Itaú, Banco do Brasil e Banco Mercantil, que oferecem a possibilidade aos seus clientes, por meio do menu ‘Previdência’. A senha necessita ter nove dígitos e, pelo menos, uma letra maiúscula, outra minúscula e um número.

Mais de nove milhões de usuários já se cadastraram no Meu INSS. Pela ferramenta, o cidadão pode acompanhar o andamento do seu pedido, consultar extratos, simular tempo de contribuição, fazer agendamentos, entre vários outros serviços. O aplicativo do Meu INSS também está disponível para celulares smartphones.

Acesse o endereço meu.inss.gov.br e conheça os serviços disponíveis.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)