Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Fim das ilusões; Lealdade canina; Muitos desafios, Rio Verde em Varginha, começa a nascer a represa
17/05/2018
Fim das ilusões

A nova derrota no STF aniquilou as expectativas de uma libertação de Lula por meio de recursos jurídicos. E acordou os lulistas para a realidade nua e crua: o ex-presidente não deixará a cela antes das eleições, provavelmente nem mesmo depois delas. A perspectiva real é de que ele cumpra a pena prevista. Daí o PT já falar em indulto. Lula só sai com um jeitinho criado especialmente para ele. Ou talvez no bojo de uma convulsão social. 

Tolerância dez

O maior rigor da Justiça em relação aos políticos não se nota no tratamento aos membros do próprio judiciário. O CNJ acaba de absolver, da acusação de aumento incompatível de patrimônio, um desembargador que, em 2013, renunciou à presidência do TJPR e foi afastado por dois anos por suspeita de venda de sentença. Pouco antes, o conselho havia decidido aposentar, como se isso fosse castigo, um juiz envolvido com jogos de azar. A tolerância tem sido marca registrada do CNJ desde a sua instalação em 2005. 

Lealdade canina

O Executivo municipal novo líder no Legislativo de Varginha. O vereador Cláudio Abreu (PTB) é o novo líder do governo desde a última quarta feira (10/05). O vereador é advogado, professor universitário, chegou à Câmara defendendo a causa dos animais e dos estudantes, é vereador em primeiro mandato. Abreu substituirá Joãozinho Enfermeiro, do PSC que está em sua segunda legislatura, e hoje ocupa a Secretaria da Mesa Diretora da Câmara. Cláudio Abreu terá a incumbência de esclarecer e defender posições do Executivo municipal face à críticas e questionamentos que cheguem ao plenário por populares, instituições e principalmente, vereadores, ainda mais os da oposição como Carlos Costa (MDB) e Carlúcio Mecânico que fazem irretocável trabalho de fiscalização das ações da Prefeitura de Varginha, a exemplo de Fernando Guedes, atual vice-presidente do Legislativo que, do mesmo partido do prefeito, o PTB, é sério questionador da administração. A julgar pelo desejo de Cláudio Abreu de ser eleito presidente da Câmara, substituindo Leonardo Ciacci (que, aliás, está apagado no cargo) o novo líder do prefeito vai ter a chance de mostrar “lealdade canina” a Antônio Silva em sua defesa no Legislativo, e provar assim que merece o apoio do Executivo na disputa pelo comando da Casa.

Lealdade canina 2

Em sua trajetória como líder do Governo, Claudio Abreu deve ser mais atuante que seu antecessor, Joaozinho Enfermeiro, que apenas “ocupou o cargo, sem nenhuma atuação de destaque”. Porém o novo líder precisa ser habilidoso, algo raro em vereadores de primeiro mandato. Mesmo porque, os vereadores que mais questionam o Governo Municipal são experientes e bons de argumentação e oratória, e sobretudo, falam do que veem e entendem e baseado em provas! Imagino uma defesa do governo feita pelo novo líder rebatendo uma crítica na área de saúde do médico e vereador Fernando Guedes! Será que o médico seria derrotado na argumentação em sua própria área de atuação? Ou mesmo o novo líder defendendo o governo numa acalorada discussão sobre temas sociais com o vereador e radialista Carlos Costa, que realiza permanente trabalho social na cidade! Será que Carlos Costa com décadas de experiência em discussões no rádio perderia a razão ou o decoro numa fala? Pouco provável! Enfim o novo líder precisa imensamente de preparação e conhecimento das causas que vai defender, precisa conhecer a fundo os problemas da administração, pois são elas que vão ocupar seu tempo e suas falas em plenário! Desnecessário dizer que o “sanguíneo líder” vai precisar controlar seus impulsos e palavras nas réplicas e tréplicas que venha a proferir em plenário, onde as conversas são gravadas e transmitidas ao vivo e ecoadas pela imprensa sempre presente no plenário! Será que vai conseguir! Os cães e gatos da cidade fazem torcida! A conferir! 

Lealdade canina 3

Em que pese este desafio do novo líder do governo, e a torcida de “cães e gatos” pelo seu defensor, dois vereadores ficarão atentos a atuação de Cláudio Abreu: Pastor Fausto e Dudu Ottoni. Ambos possuem o desejo de ser o próximo presidente da Câmara! Pastor Fausto foi vice-presidente do legislativo e desempenhou bom papel, se mantém fora de inimizades e possui maior experiência que seus concorrentes diretos, Dudu Ottoni e Claudio Abreu, que estão em primeiro mandato. Já Dudu Ottoni já com a energia da renovação política, mesmo sendo representante de uma família tradicional da política local. Dudu tem se aliado a boas causa e realizado um bom trabalho, está numa comissão importante e tem procurado cultivar amizades dentro e fora do plenário. Dudu está mesmo disposto e trabalhando para ser presidente do Legislativo, e tem ouvido o experiente pai no caminhar político. Já o também iniciante Claudio Abreu chegou ao Legislativo depois de várias tentativas e ganhou na defesa dos animais uma bandeira que lhe deram votos para chegar a Câmara. Vereador em crescente ascensão política, conseguiu agora a liderança do Governo onde poderá mostrar atuação e preparação no Legislativo. A coluna acredita que Abreu tem condições de dar novo perfil e verdadeira atuação e destaque ao cargo de líder do governo, desde que também o governo esteja disposto a dar o “poder deste cargo” ao vereador. A conferir! 

Muitos desafios

Ao tomar posse da presidência da Fiemg no dia 24/05 em cerimônia concorrida, com a presença do presidente Temer e do governador Pimentel, Flávio Roscoe assumirá a administração da maior crise financeira já vista na entidade. Segundo dados do Ministério do Trabalho divulgados nesta semana, a contribuição sindical desabou mais de 83%, de R$ 4,2 milhões em 2017 para apenas R$ 700 mil neste ano. Os cortes de gastos na nova gestão serão inevitáveis. 

Flávio Roscoe vai precisar de intenso apoio do grande grupo que o elegeu, e é certo que não serão fáceis os desafios que enfrentará, ainda mais com a economia do Brasil e de Minas em constantes solavancos. O industrial Sebastião Rogério Teixeira também toma posse na diretoria de Roscoe, será vice-presidente Regional Sul, e comandará a regional da Fiemg no Sul de Minas fazendo a interlocução de grandes empresas de Extrema a Passos, de Poços a Lavras, sem dúvida uma das áreas mais promissoras do Estado. Roscoe e Teixeira nem bem tomaram posse e já começam a receber cobranças e responsabilidades inerentes ao enorme compromisso que assumirão dia 24/05 na Capital. 

A presença do presidente Temer na posse da Fiemg é das mais enigmáticas, será a segunda vez que Temer vem a Minas depois que assumiu a presidência da República, e com o peso de ser o único presidente da história do Brasil a não escalar um mineiro para o primeiro escalão do governo. 

Rio Verde em Varginha, começa a nascer a represa

Em 14/05/2018, começou o desvio do curso do Rio Verde e enchimento do lago da represa da usina da CPFL, comandada pelo grupo chinês State Grid Brazil Holding. A construção da PCH teve grande movimento contrário por parte de ecologistas e movimento favorável por parte do governo e seguimentos da economia. Tal construção e sua manutenção vão garantir emprego e renda para muitas pessoas, e regular as altas do Rio Verde que nasce na Serra da Mantiqueira e ganha volume no Circuito das Águas de Minas Gerais. 

 

A partir de agora, com o enchimento da vazante do canal de fuga das turbinas e o enchimento da barragem da Hidrelétrica, o esgoto tratado e também o “in natura” despejado em todo rio acima, até nas nascentes em Itanhandú (cidade que possui 5,5 milhões de cabeças de frangos), ficarão estancados em Varginha. Será preciso grande trabalho de fiscalização e proteção para que a qualidade da água seja garantida e que o meio ambiente seja alterado o menos possível. Em que pese a geração de energia da nova PCH em Varginha, a energia gerada pela usina será comercializada em Campinas nas tratativas com o Governo Federal e grandes produtoras de energia. Esta é a primeira das duas PCHs que serão construídas em Varginha e, provavelmente, os ambientalistas vão precisar aprender a “fazer do limão uma limonada”, fazendo com que a criação do lago da usina seja aproveitado para dar maior valor ao Rio Verde e a sua preservação por meio da melhor vida e renda para os moradores, bem como o possível aparecimento de novas atividades na região como esportes aquáticos e estímulo a pesca.

Perguntar não ofende

Vereador fraco, que se agacha aos caprichos de outros poderes ou instituições não tem condições de ser prefeito! Não é por acaso que não há notícias de vereador que tenha saído direto da Câmara para a Prefeitura de Varginha! Quantos concordam com isso?

 Alguém já sabe quem será ungido pelo reitor Stéfano Gazzola para comandar o poderoso Unis ao final de sua exitosa gestão? Será que Gazzola vai aposentar ou apenas “tirar umas férias” para depois voltar? Será que o escolhido “devolve a cadeira” ao final das férias?

 Com o início das atividades de geração da PCH Boa Vista, é provável que aumente a arrecadação do município com a tributação da energia elétrica gerada! Qual será a destinação dos recursos? Aliás, qual o destino do imposto arrecadado a mais com IPTU?

 Tempero de eleição

Já nos preparativos a 17ª Feijoada do Teminho, evento tradicional em Varginha que acontece sempre entre os meses de junho e julho. Neste ano, tendo em vista o aniversário do idealizador do evento, o promoter cultural e publicitário, Eutêmio Tavares, a Feijoada acontece no dia 30 de junho. O local escolhido foi o Riviera do Lago (sentido Lagamar), numa região muito bonita, aprazível para este acontecimento.

Na programação, a recepção às 11 da manhã (menu); 13 horas: o prato principal (Feijoada do Teminho). Às 15:00 Eleição Garota da Copa (Homenagem ao Brasil). Música ao vivo durante todo dia. Encerramento previsto para às 18:00.

O publicitário Eutêmio Tavares é um entusiasta deste tipo de evento, já promove tradicionalmente, também com muito sucesso, a Noite da Beleza Negra. Teminho, como é conhecido pelos amigos, consegue reunir uma costumeira legião de empresários e políticos que sempre prestigiam seus eventos. E como por milagre, e tendo em vista as correntes negociações desta época do ano em que as articulações políticas estão começando. Nos eventos de Eutêmio Tavares, quem quer ser candidato, sempre está presente, quem quer “construir pontes” com os eleitos também não perde o evento! Já os empresários, que sempre precisam estar antenados nas movimentações do Poder, também não perdem a oportunidade de regalarem-se com uma saborosa feijoada. A Gazeta de Varginha sempre foi apoiadora do evento, e neste ano, o redator Sergio Avelar e o signatário da coluna estarão presentes ao evento.

 Governo de Minas deve mais de R$ 5 bi aos municípios

Após representações da Associação Mineira de Municípios (AMM) no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), na semana passada, na Procuradoria Geral da República (PGE), pedindo intervenção federal em Minas, além do apoio aos municípios em ações judiciais, o Estado anunciou, na quinta-feira, 10, o repasse de parte do IPVA de 2018. Apesar de afirmar ter quitado todo o imposto com os municípios no valor de R$ 713 milhões, ainda faltam R$ 215 milhões do IPVA destinado à Educação (Fundeb). 

Mesmo com essa implacável pressão da AMM para que o Governo do Estado de Minas Gerais coloque em dia os repasses aos municípios, a dívida continua alta e passa dos R$ 5,2 bilhões. Para o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, a total falta de compromisso do Governo de Minas com os municípios se agrava a cada dia. “O Governo não cumpriu o prazo dado pelos municípios para regularizar os repasses, que venceu no dia 19 de março. Não cumpriu o próprio prazo que estipulou, vencido no dia 1º de maio. E agora anuncia que pagou todo o IPVA, mas ainda deve mais de R$ 200 milhões do imposto destinados à Educação dos municípios. A dívida do ICMS, também para a Educação, já passa dos R$ 500 milhões e eles prometeram manter a regularidade nos repasses em 2018. Ou seja, não podemos confiar em nada que eles dizem”, desabafou.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)