Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Brasil: Monarquia, República ou Anarquia???
08/11/2017

 8 de Novembro de 2017, 20h30.São Paulo.No simpático Café da Livraria Cultura ,mergulho na busca de compreensão, através da leitura, do Brasilzão. 

" Único Império das Américas no século XIX,a Monarquia era um artificialismo em nosso continente.Com essas palavras, o Professor Orlando Silva (em sua obra sobre aspectos da  história brasileira “Nasce a República,1888 – 1894 ”),comprova o quanto a República tornou-se também artificial dentre os regimes que exercem a pretensa democracia no Terceiro Mundo.

“O regime, os políticos, os partidos não acompanharam a vida de nosso país, o crescimento de seu povo, suas idéias, potencialidades. Essas crises não se resolviam antes e apareciam logo depois de cada solução paliativa, sempre mais fortes,afetando a estabilidade das instituições.”, afirma o autor na publicação lançada pela Editora Três ,nos anos 60.

- Medidas Provisórias (MPs), provisórias medidas; Regime Provisório e provisório regime: Marechal Deodoro da Fonseca tornou-se o presidente do Regime Provisório  que chamamos de “Velha República”. Não aguentou o tranco e foi substituído pelo vice-presidente Floriano Peixoto que tornou-se um ditador, mas teve o mérito de consolidar o Regime Republicano na história do Brasil.

Silva afirma também, em seus textos: “O poder legislativo já fora dissolvido. O Judiciário iria limitar seus julgamentos ao imperativo da ordem política.” Ou seja, a fórmula se repete.José Dirceu volta para a casa e praticamente nenhum mandatário que desgoverna as 27 Unidades Federativas brasileiras se tornou réu, tendo em vista as maracutaias do imperativo de ordem política.

- O que mudou de 1889 para cá? Estão por implodir o primeiro movimento sério para sanar o horror que tomou conta dos poderes executivo, legislativo e judiciário brasileiros,a  heróica Lava Jato.

“À sombra do poder absoluto, todas as violências são possíveis. Nem todas, ou nenhuma praticada diretamente pelo autor responsável, nem por isso menos responsável”, relata o historiador.Pois é, vejamos  todo o movimento instalado para não incriminar  Luis Inácio da Silva ,cujo folclórico apelido lembra o molusco e seus inúmeros membros, cada um deles metaforicamente representando aspectos da sábia falcatrua.

Notemos outra interessante diferença de 1889 (data da Proclamação da República) para os dias de hoje: o primeiro Ministério dos Estados Unidos do Brasil (com o slogan “Honra à  Pátria!”) era composto da seguinte forma: Chefe do Governo Provisório – Marechal Deodoro da Fonseca, Ministro das Relações Exteriores – Sr. Quintino Bocaiúva, Ministro da Fazenda – Dr. Ruy Barbosa, Ministro de Guerra- Dr. Tenente Coronel Benjamim Constant, Ministro do Interior – Dr. Aristides Lobo, Ministro da Justiça - Dr. Campos Sales, Ministro da Agricultura - Dr. Demétrio Ribeiro e Ministro da Marinha, Chefe de Divisão Sr. Eduardo Wandenkolk.Tínhamos então sete Ministérios e um Chefe de Governo Provisório .

Vamos inicialmente às semelhanças: Michel Temer também é Chefe de um Governo Provisório ,após a destituição da incompetente mandatária imposta por seu “Chefe” que tampouco tinha condições de governar o País Continente.

- Quantos Ministérios existem  no atual Governo Provisório do Brasil? São 28 entidades o que comprova a terrível e maléfica indústria de “cabide de empregos” e de "falcatrua institucionalizada".

Impressiona-me a lucidez das descrições do autor Hélio Silva sobre a situação brasileira (naquele período) que pouco mudou desde então: “A luta pela hegemonia vai se apresentar já no governo de Teodoro, quando as diversas correntes de opinião conflitaram-se: de um lado as oligarquias ligadas às atividades agrícolas e de outro os setores urbanos interessados na Indústria e no Comercio”. - Mera coincidência??? Ou paramos no tempo?

No Brasil Mutante de Império para República ,havia cerca de 15 milhões de habitantes. No momento somos mais de 200 Milhões de cidadãos incultos, irresponsáveis e consumistas que votam pensando apenas em seu bem estar pessoal e não têm espírito cívico ou de solidariedade comunitária.

Pois é, mesmo assim, algumas comunidades se manifestaram em prol de seus compatriotas de forma heróica. Em 1884 foi extinta a escravidão no Ceará e no Amazonas. Este fato ocorreu quatro anos antes da formalização da Abolição da Escravatura e cinco anos antes da chegada do Governo Provisório de Marechal Deodoro da Fonseca.

- Resumindo, que país é esse que não evolui, que se torna um mau exemplo, que tem o maior índice de homicídios declarados do Planeta , que tem um dos governos mais corruptos da história da humanidade, que tem também uma população omissa e acovardada além de semi-analfabeta?

 Este país se chama Brasil. Isto explica tudo. Brasil tem a cor da brasa. A cor da brasa é avermelhada e o símbolo rubro tentou monopolizar o  Poder ao instalar a maior e mais ampla ferramenta de desvios de recursos públicos da América do Sul ,em detrimento da famigerada população.

Millôr Fernandes afirmou: “o Brasil tem um grande passado pela frente!”. Eu, na minha insignificante existência,complemento: o Brasil não tem futuro, pois se auto declara o País do Futuro. Elis Regina, a renomada cantora gaúcha, em uma de suas canções declamava: “O homem que diz sou não é, porque quem é mesmo não diz!”.

É moeda corrente nas conversas entre brasileiros criticar o que chamamos de Velho Mundo, porém as solidificadas fórmulas monárquicas contemplam os mais avançados países da Terra: Inglaterra, Bélgica, Suécia, Noruega, Espanha, Canadá, Japão... E nós outros brasileiros, arrogantes, nos sentimos evoluídos na falsa democracia do autoritário regime presidencialista em uma República de Bananas.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)