Coluna | Periscópio
Wender Reis
Pedagogo e Orientador Social, curioso observador de tudo que causa espanto no mundo.
Me dê sua força, Pégasus
05/10/2017
Outubro de 2017. Início.

Vou eu distraído entre as notícias turbulentas, pensando se faz algum sentido ocupar este espaço com as miudezas pouco ou quase nada pretensiosas desta coluna. Como capturar e chamar atenção para os pormenores do despercebido, quando o mundo ao redor (e eu dentro dele) está concentrado em desvendar o abismo que cerca o próximo passo? Como assimilar a complexidade da condição humana através de suas mínimas porções, quando o mundo está desmilinguindo dia após dia?

Giro a roleta, queria falar de um assunto, mas de repente aparece outro sugando toda a minha concentração e antes mesmo de se tornar uma leitura viável para um texto, outro abismo. Análises, pronunciamentos, incertezas, descaramentos, confrontos, chacina. Qualquer esboço de parágrafo fica grotesco, soa inútil. Como este.

Quem sabe o mundo não tenha mesmo acabado nesta previsão que agendou o fim para o último setembro, como acabou em todas as outras anteriores. Talvez o que falta é a gente acreditar nisso. Quem sabe devêssemos acreditar que o mundo acabou?

Acho que estamos deixando o trem passar apenas para vê-lo descarrilhar em seguida.

E descarrila, quando caçam a arte em nome de nem sei o quê; quando em algum canto do mundo as pessoas são impedidas de exercer sua cidadania pela polícia; quando um psicopata, absurdamente armado, tenta provocar um apocalipse com as próprias mãos.

As vezes fica mais difícil me sentir íntimo deste mundo. E eu sei, não deveria chocar-me com mais nada. Estamos há tempo suficiente vivendo de assombro em assombro. Mas difícil de acostumar com este cheiro terrível que vai escapando de todos os buracos.

 

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
30/04/2022 | Chega de Blackface
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)