Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Boa: Nem tão boa assim!; Não há almoço grátis; Revitalização; O devorador de sonhos
23/03/2017

Boa: Nem tão boa assim!

A contratação do goleiro Bruno Fernandes pelo Boa Esporte continua rendendo mídia ao clube e à cidade. Para uns mídia negativa, para outros mídia positiva, mas de qualquer forma, no último domingo, Varginha esteve em destaque no horário nobre do programa dominical Fantástico, da TV Globo, retransmitido nacionalmente para todo o Brasil.

Na semana que passou Varginha também se destacou em diversos outros programas e jornais Brasil afora por conta da vinda de Bruno à Varginha. A coluna já havia comentado a contratação de Bruno e sua polêmica, contudo, um ponto deste caso ganhou relevância nesta semana: a Prefeitura de Varginha apoia o Boa Esporte e a contratação, mas apenas nos bastidores! Isso ficou claro quando o time divulgou nota dizendo que poderia abandonar a cidade, caso perdesse o apoio financeiro da Prefeitura de Varginha, a exemplo do que aconteceu com outros patrocinadores. Também a Prefeitura de Varginha demonstrou “fraqueza de posicionamento e medo de desgaste quando a reportagem do Fantástico divulgou a nota do Executivo municipal, contudo, ninguém da Prefeitura quis conversar com a reportagem da Globo para defender o posicionamento da nota emitida pela Prefeitura”. E olha que o prefeito e o vice, que gostam de “horário nobre, não perderiam uma chance de aparição nacional, caso não existisse risco de desgaste”.

Na verdade, o caso Bruno e o Boa, não são problemas da Prefeitura de Varginha, mas pode virar caso o cidadão questione o gasto dos cofres públicos com o time e agora também para pagar o goleiro Bruno. A conferir!

Questionando a Saúde e a Segurança Pública

O vereador da oposição Carlos Costa (PMDB) fez a requisição de informação à Prefeitura de Varginha quanto aos seguintes assuntos, referentes ao Posto de Saúde do Bairro Centenário, ou UADS/USF Dr. José Justiniano dos Reis: Por que os médicos que atendiam no local pediram demissão? Por que os mesmos ainda não foram substituídos? Que providências estão sendo tomadas para o atendimento à população? Quando voltarão a serem marcadas as consultas para a população? Quando efetivamente as pessoas voltarão a ser atendidas?

Já quanto a Guarda Municipal de Varginha, o vereador questiona, as seguintes informações a respeito do Concurso Público da Guarda Civil Municipal de Varginha: Quantas pessoas participaram deste concurso? Por que houve anulação do teste físico? Por que foi anulado o teste psicológico? Quais providências a Prefeitura têm tomado para finalizar este concurso? Foram apresentadas uma série de irregularidades, que irregularidades foram estas? Qual a responsabilidade da empresa MGA, contratada para a realização do concurso, com relação às irregularidades e demora no resultado do mesmo? Quando efetivamente sairá o resultado deste concurso público? Quando os aprovados serão efetivamente contratados?

Perguntar não ofende

Por quais motivos o Hemocentro foi fechado em Varginha e qual o esforço das autoridades para a busca da instalação de uma nova unidade da Fundação Hemominas em Varginha? Quem ganha e quem perde com a deficiência do serviço?

Após o cometimento de vários crimes e prejuízos em muitas propriedades rurais de Varginha e região, sendo que muitos destes delitos sequer são resolvidos, qual medida foi adotada pelas Polícias Militar e Civil? Haverá prisões? O que está sendo feito?

Quantos munícipes estão aguardando para realizar a cirurgia de catarata no Município? Há previsão para realização de um novo mutirão? Quais providências estão sendo tomadas pela Administração Municipal para viabilizar a realização do mutirão?

Quais as medidas já realizadas para a verdadeira implementação do sonhado aeroporto de cargas em Varginha? Como andam tais trabalhos, eles realmente existem? Quando teremos informações e realizações quanto a este tema?

Não há almoço grátis

A coluna já comentou várias vezes sobre o posicionamento de alguns políticos que, vez por outra, gostam de “dar tchau com o chapéu dos outros”, ou mais precisamente com o bolso do contribuinte! É o chamado “almoço grátis, que na verdade não é grátis”.

Vejam que o vereador Leonardo Ciacci solicitou ao Executivo que seja implementada medidas como a criação “cotas de vagas de trabalho aos atiradores do Tiro de Guerra, junto às empresas que o município trouxer para a cidade, bem como também consiga desconto de 50% ou 100% no transporte coletivo de Varginha aos atiradores do TG.

A coluna não vai entrar no mérito do merecimento dos atiradores para tal benefício, certamente que merecem, todavia, o trabalhador que paga passagem também merece gratuidade, bem como garantir vagas de trabalho, porém não há possibilidade de sairmos distribuindo gratuidades ou criando cotas para vários setores! No final das contas, as empresas de ônibus vão debitar o custo das inúmeras gratuidades no valor cobrado do trabalhador que já sustenta este país!! Parece inocente por parte do experiente vereador acreditar que, numa canetada, vai-se resolver o problema dos atiradores, sem pesar a mão sobre outra classe (trabalhadores e milhares de desempregados que usam o transporte coletivo), classes que passam por dificuldades ainda maiores que a dos atiradores do tiro de guerra! Será que o vereador não sabe que “não existe almoço grátis? Ou apenas queria ganhar prestígio com os atiradores, numa articulação que dificilmente se sustenta”?

Revitalização

Os comerciantes do centro de Varginha conseguiram uma vitória importante e prometida a muito tempo pelas autoridades da cidade: a revitalização do centro comercial de Varginha. O projeto de revitalização do centro comercial de Varginha é um importante atrativo de estímulo ao comércio de rua, principalmente depois da vinda do Shopping Via Café. A iniciativa surgiu da Associação Comercial de Varginha ACIV, apoiada pelo vereador Leonarco Ciacci, que também comandou a Aciv. A revitalização dará cara nova ao centro da cidade atraindo mais consumidores para a área comercial e terá início em junho.

Com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Dimas Fabiano no valor de R$1.121.579,99  e contrapartida de R$146.293,04 da Prefeitura de Varginha, a obra deve sair rápido tendo em vista que o projeto está em estágio avançado e os comerciantes locais estão ávidos pela conquista. Os secretários municipais de Planejamento e Turismo estão à frente dos trabalhos, tendo o acompanhamento constante do vereador Leonarco Ciacci, que foi um dos que mais lutou pela obra, vindo a conseguir êxito graças ao envio da emenda parlamentar do deputado federal Dimas Fabiano.

O deputado Dimas Fabiano tem se mostrado leal aos seus apoiadores em Varginha, prova disso é a emenda dada ao projeto de revitalização do centro, cobiçado pelos comerciantes e por Ciacci. Vamos aguardar o iniciar e concluir das obras. A coluna parabeniza os parlamentares Dimas Fabiano e Leonardo Ciacci pela conquista.

O devorador de sonhos

Muitas vezes homens públicos trabalhadores e honestos, em parceria com a sociedade, criam sonhos e elaboram projetos maravilhosos ao povo! Isso não é raro de acontecer. Contudo, na maioria das vezes, estes sonhos e projetos caminham por trilhas sinistras da burocracia, da falta de recursos, falta de vontade política, corrupção etc.

Em Varginha já tivemos inúmeros casos assim! Infelizmente não são todos do povo que tomam conhecimento dos bastidores dos fatos, assim. A maioria acaba acreditando que todos prometeram, ninguém empenhou e nada foi realizado! Tais fatos jogam na vala comum os políticos que trabalham de verdade e correm atrás de melhorias, bem como os empresários e entidades civis que também lutam por uma cidade melhor.

A coluna gostaria de citar casos assim, um deles, a recuperação do prédio do Cine Rio Branco. Há alguns anos, o vereador Zacarias Piva esteve em Belo Horizonte onde conversou com várias autoridades do governo de Minas, bem como o então “poderoso no governo estadual”,  deputado Dilzon Melo, a fim de solucionar o abandono do prédio do Cine Rio Branco. Zacarias é um edil esforçado, esperançoso quase ao limite de um sonhador, e tem pressa de ver resultados! O edil acreditou em promessas do governo estadual e do deputado Dilzon Melo, elaborou todo um cronograma que, se todos os participantes fizessem sua parte, hoje teríamos um prédio remodelado onde ainda existe o abandonado Rio Branco.

Trocando em miúdos, do sonho à realização demanda o trabalho de todos envolvidos na obra a ser realizada, e não apenas de quem idealizou o sonho! Zacarias deve ficar triste de ver que o Cine Rio Branco continua abandonado como antes, mesmo com o empenho do edil e as várias promessas que recebeu no passado!

O devorador de sonhos 2

Agora no presente, o edil que comanda a Câmara de Varginha idealizou um novo sonho! Algo ainda mais nobre e urgente pra a cidade: a construção de uma unidade do Hemominas em Varginha, a fim de sanar a grave falta de hemoderivados na cidade, depois que o Hemocentro foi fechado. Para tanto, Zacarias Piva esteve em BH, onde novamente esteve com o falador Dilzon Melo, que hoje é insignificante para o Governo de Minas. Em BH, Zacarias Piva ouviu novas promessas de autoridades do governo de Minas, do deputado estadual e de autoridades municipais para que se construa no Shopping Via Café uma unidade do Hemominas. A ideia é fantástica! Certamente o grande movimento do shopping atrairia muitos doadores e a construção naquele local pode economizar a municipalidade e ao próprio Hemominas. A coluna, inclusive, torce para que o edil consiga unir esforços e entidades para trazer à Varginha uma unidade do Hemominas e sanar a falta de sangue na região, contudo, o caso é muito semelhante ao antigo caso do Cine Rio Branco. Entre o sonho do edil e de muitos que precisam de hemoderivados e sangue para cirurgias na cidade existe também trilhas sinistras da burocracia, da falta de recursos, falta de vontade política, corrupção etc.

O devorador de sonhos 3

Vejam que o Hemominas não tem recursos sobrando para construções, como é o caso de todo o Governo de Minas que está “semi-falido”. Além disso, o prestígio do deputado Dilzon não serviu para ajudar Varginha no caso do Rio Branco, quando o deputado possuía influência no governo estadual, e não servirá agora quando Dilzon é da oposição e nem mesmo tem o mesmo “vigor para brigar pela cidade que lhe dá votos”. Vale também dizer que o governo municipal não demonstra preocupação com o caso visto que há muito tempo a incompetência e ineficiência das autoridades municipais de saúde reduziram a captação de sangue na cidade e nada é realizado para mudar o quadro. Além disso, a iniciativa privada não tem regras claras para apoiar ou investir no caso, visto que o Hemocentro que aqui existia e foi obrigado a fechar era privado e ainda hoje, nada se tem de incentivo para que a iniciativa privada atue no caso! Será que o caso do hemocentro será, para Zacarias Piva, um novo “caso Cine Rio Branco”? Será que tudo ficará na promessa e os agentes públicos não vão se mobilizar? Ou alguns “gatos pingados ficaram na esteira da boa vontade da iniciativa privada para que o Via Café pague por uma obra que é obrigação do Governo de Minas, já foi empurrada para a Prefeitura de Varginha e continua a retirar esperança de quem precisa de sangue na cidade”? Será que, desta vez, o sonho de Zacarias vira realidade ou vai permanecer na promessa? A conferir! 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)