Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Paris, uma vida de citadino!
21/02/2017

Sempre que venho a Paris tenho a impressão de redescoberta, de deslumbre e de admiração pela zeladoria urbana existente em prol não somente da preservação do patrimônio arquitetônico-cultural existente mas também, e sobretudo, para facilitar a vida dos parisienses e dos visitantes na Cidade Luz.

A capital francesa, além de ser maravilhosa, esteticamente falando, tem suas calçadas bem cuidadas, ruas corretamente pavimentadas, sinalização urbana para pedestres, turistas e motoristas, pessoas com necessidades especiais e iluminação feérica para ressaltar as belezas do legado cultural existente em seu território.

São mais de 300 estações de metrô, trem urbano, trolebus e ônibus silenciosos e confortáveis além de táxis e ubers.

Mais de 50 por cento de sua população se locomove a pé pois trata-se de uma cidade plana e portanto sem acidentes topográficos, com exceção do poético e romântico bairro de Montmartre.

O serviço dos garçons nos bares e restaurantes parisienses é impecável: são profissionais ágeis, corteses e competentes.

Existe a possibilidade de alimentar-se por pouco pois há menus com custos para todos os bolsos e alguns itens têm preços inferiores aos praticados na capital paulista. Uma garrafa mineral de um litro e meio, como exemplo, pode custar menos de um real (30 centavos de euro).

Nas segunda-feiras, como na data de ontem, os museus abertos estão repletos de visitantes. As galerias de arte se traduzem por passeios gratuitos dentro de um roteiro turístico-cultural e contemporâneo que nos permite descobrir tendências artísticas de todas as épocas e para todos os gostos.

Para o leitor contumaz existe a possibilidade de adquirir obras de clássicos escritores por apenas um euro (menos de quatro reais !!!). Por 10 euros leva-se consigo títulos renomados de Balzac, Zola, Flaubert, Maupassant, Camus, dentre tantos outros seres especiais do século 19 os quais são meus preferidos!

Queijos, vinhos, cidra doce ou amarga, chouriços, champagne, geleias, frutas para nós outros exóticas, tortas e doces tornam ainda a nossa estada uma orgia gastronômica. Sem contar os pães e croissants!!!!

Resumindo, adoro Paris.

E, sobrando um tempinho, podemos conhecer as cidadezinhas e vilarejos próximos à Capital que são verdadeiros locais de charme como Chantilly, Chartres, Senlis, Compiegne, Versailles, Ermenonville...

Viva Paris!!!

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)