Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Turismo e conexões; Philips/Walita inaugura fábrica em Varginha
27/01/2017

Turismo e conexões

O secretário de Turismo de Varginha, Barry Charles, recebeu em seu gabinete a visita de Alice Benfica, assessora do deputado federal Dimas Fabiano, que sempre contempla o município com recursos federais, via emendas parlamentares ou conquistadas juntos aos Ministérios. O secretário tem proximidade com o deputado Dimas Fabiano, bem como com outros parlamentares, o que tem facilitado o contato para o pedido de apoio legislativo para a conquista de recursos federais e estaduais. 

Em conversa informal, o secretário solicitou apoio do deputado Dimas para que intercedesse junto ao governo no sentido de viabilizar verba para a reforma do terminal Rodoviário Nova Varginha, vislumbrando a possibilidade de melhorias no local, que é uma das principais portas de entrada da cidade. O recurso poderia vir do Ministério do Turismo, cujo ocupante da pasta é deputado federal e próximo a Dimas Fabiano. A conferir!

Cúpula

Têm sido constantes as reuniões entre o prefeito e os secretários de Administração e da Fazenda. Na pauta, os dois maiores projetos imediatos do novo governo: a reforma administrativa, a cargo de Luiz Fernando Alfredo, e a reforma tributária, a cargo de Wadson Camargo. Em ambas as reformas determinadas pelo prefeito o objetivo é ganhar agilidade, desburocratizar a máquina e reduzir custos.

No quesito reforma administrativa, Luiz Fernando vai identificar “onde tem gente demais e de menos, e onde a máquina administrativa emperra e precisa de mudança”. Já na área da Fazenda, o secretário verá onde é possível arrecadar mais, melhorar na fiscalização e cobrança, bem como rever processos onde o município é parte.

Não é mistério que muitos processos de cobrança são lentos, prescrevem, outros tantos nem mesmo são cobrados e existem muitos valores cobrados que estão desatualizados. Exemplo disso são os alugueis cobrados na Rodoviária, reajustados no governo passado após anos sem reajuste, além de outros locais onde o município tem fonte de renda e não atualiza valores. 

Também vale ressaltar que muitos contratos podem ser negociados e nesta área também é possível conseguir grande economia. A tarefa é trabalhosa e importante, Luiz Fernando Alfredo já realizou no passado um trabalho semelhante e tem respaldo e confiança do prefeito para as medidas. No caso de Wadson Camargo, da Fazenda, novo no cargo e na política, em comparação com Luiz Fernando, o secretário vai precisar mostrar muita habilidade e eficiência. Se conseguir entregar o serviço, o secretário pode se “capacitar em uma espinhosa área em que não tem muita experiência: a política! Quem sabe até “passar de fase e entrar de vez no núcleo duro de Poder deste governo, onde reinam poucos secretários de confiança e tinta na caneta”.

Perguntar não ofende

Em tempos de reforma da previdência e dinheiro curto, como andam os cálculos quanto ao caixa do Inprev para pagamentos das aposentadorias dos servidores públicos municipais? Há alguma “superaposentadoria” paga pelo instituto?

O prazo para que municípios interessados em sediar etapas dos Jogos do Interior de Minas – JIMI, acaba hoje! Será que Varginha vai voltar a sediar tais jogos e brilhar nos esportes a exemplo do que já fez no passado?

Quais são as empresas e pessoas físicas que mais devem aos cofres municipais? Onde estão estas pessoas? Elas são cobradas? Quem são elas? Porque o governo não consegue sucesso em boa parte destas cobranças?

CISSUL/SAMU completa 2 anos em Varginha

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas completa no próximo dia 31 de janeiro dois anos de atividades em Varginha. Considerado o maior consórcio de saúde do país em número de cidades atendidas, referência no atendimento de urgência e emergência, o CISSUL/SAMU abrange atualmente 153 cidades, divididas em 4 regionais. A Regional Pouso Alegre é a maior delas com 53 municípios consorciados, seguida por Varginha com 50 municípios, Regional Alfenas e Regional Passos, com 26 e 24 municípios respectivamente.

São milhões de reais investidos pelo governo federal nesta imensa estrutura e mais milhões que passam todos os meses pelo SAMU no pagamento de salários, serviços, produtos e fornecedores. São 29 hospitais credenciados na rede de urgência e emergência para atendimento aos usuários do serviço.

O consórcio possui 44 ambulâncias, sendo 35 USB – Unidade de Suporte Básico e 9 USA – Unidade de Suporte Avançado. E desde 29 de Abril de 2016 está em operação o Serviço de Atendimento do Aeromédico, uma parceria entre o  CISSUL/SAMU e o BOA – Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, para resgates aéreos. O helicóptero fica na sede dos bombeiros em Varginha.

CISSUL/SAMU completa 2 anos em Varginha - 2

O presidente eleito para o biênio 2017/2018, à frente do Cissul, que vem a ser o consórcio de municípios que controla do SAMU na região é o prefeito reeleito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes. Ele pretende em sua gestão unificar ainda mais o atendimento em todos os municípios consorciados, para prestar o serviço de urgência e emergência de maneira mais rápida evitando mortes e sequelas nos atendimentos.

Hoje o contingente populacional das cidades atendidas é de 2 milhões e 760 mil cidadãos. Todos os atendimentos permitem aos usuários o deslocamento para um hospital referência credenciado à instituição com vaga garantida, onde terão acesso ao atendimento especializado necessário. A sede do SAMU em Varginha fica na Rua João Urbano de Figueiredo, 177 – Parque Boa Vista. 

No dia 27 de Janeiro há a programação da 1ª Assembleia Geral Ordinária que contará com a presença dos prefeitos de todos os municípios, que compõe o Cissul, (controlador regional do SAMU) com início previsto para 10 hs. Na ocasião serão deliberados os seguintes assuntos:

•Análise, apreciação e votação das contas do exercício 2016 do CISSUL/SAMU;

•Eleição dos membros do Conselho Técnico Executivo para o biênio 2017/2018;

A participação de todos os prefeitos e secretários de saúde é de fundamental importância para o planejamento de ações que garantam o bom desempenho administrativo do CISSUL e a melhoria contínua dos serviços em saúde, prestados pelo SAMU 192 em toda região do Sul de Minas.

CISSUL/SAMU completa 2 anos em Varginha – 3

Passadas as informações técnicas sobre a grande estrutura do SAMU, com sede em Varginha, vamos às questões políticas. Quando da criação da estrutura foi criado também uma serie de cargos de confiança bem como espaço político para atuação em todo o Sul de Minas. Na época, boa parte dos PTs do estado e seus aliados disputaram tais espaços. Muitos cargos de confiança foram inclusive ocupados por petistas locais.

Com a posse de um novo comando no Cissul, tendo á frente o jovem e atuante prefeito de Andradas, que é do PMDB, já na “era Temer”, alguns pontos mudaram no SAMU. Foram feitas substituições mais técnicas nos cargos de confiança. Contudo, o prefeito de Andradas não conseguiu escapar das pressões políticas de colegas prefeitos, deputados e governos para fazer suas nomeações e gerenciar esta grande estrutura pública de saúde.

Há registros de “nomes referendados” pelo prefeito Antônio Silva, de Varginha (sede do SAMU), entre outros. Até mesmo no governo do estado, houve petistas locais que tentaram emplacar o ex-vereador, Jorge Direne, entre os indicados do SAMU. Todavia, apenas dois petistas permanecem na estrutura de indicados do SAMU. Um deles é o advogado Guilherme Maia, que foi diretor da Guarda Municipal de Varginha na gestão petista. Hoje ele é assessor jurídico do SAMU. Não é a primeira vez que petistas do governo estadual tentam controlar estruturas de Saúde no Sul de Minas, visto que no ano passado, o governo estadual tomou a direção do Hospital Regional das mãos do governo municipal de Varginha, entregando a instituição no comando da petista, Paula Andrea Direne Ribeiro, que hoje é presidente do Conselho de Administração, e do ex-vereador Rogério Bueno, que é hoje diretor geral do Hospital Regional do Sul de Minas. Visto que em seu funcionamento o Samu vai precisar de recursos estaduais e federais, bem como do apoio de prefeituras de todo o Sul de Minas, não será fácil a vida do jovem prefeito de Andradas no Cissul. A conferir!!

Philips/Walita inaugura fábrica em Varginha

A Philips inaugurou na quarta-feira, 25, sua nova fábrica de equipamentos médicos em Varginha, onde serão fabricados e montados equipamentos de Raio-X, Ressonância Magnética, Tomografia e Ultrassom, entre outros. Atualmente, o complexo industrial de Varginha já fabrica produtos do segmento de consumo e saúde pessoal da marca Walita, como liquidificadores, batedeiras e processadores de alimentos. A nova operação foi redesenhada dentro dos conceitos Lean para fortalecer a presença local da Philips em tecnologias chave no segmento de saúde. A fábrica exportará alguns de seus produtos e equipamentos para países da América Latina e Oriente Médio. A fábrica de equipamentos médicos saiu Lagoa Santa, na região metropolitana de BH, onde tinha problemas, sindicais, alta tributação, e falta de estrutura do entorno, para Varginha, onde já possuía fábrica.

Com a produção de equipamentos médicos em Varginha, a planta passará a ser o Centro de Excelência e Inovação em Saúde e Bem-estar para a América Latina, permitindo que a empresa maximize sua capacidade de produção e desenvolvimento de produtos, atendendo as demandas atuais de mercado e nacionalizando a produção de equipamentos globais. A concentração das operações em Varginha vai proporcionar vantagens competitivas relacionadas à logística e capacidade de produção e inovação a empresa. O complexo fabril de Varginha passará a ter cerca de 450 funcionários.

Philips/Walita inaugura fábrica em Varginha - 02

A chegada da nova fábrica da Philips para Varginha é sem dúvida um importante investimento e valoriza a cidade, bem como reconhece no governo municipal facilidades que não existiam no município de Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, de onde a fábrica de produtos médicos saiu para chegar ao Sul de Minas. Além da qualidade de vida e menor pressão de sindicatos, Varginha guarda outras vantagens para a Philips, pois o governo de Antônio Silva tem “maior identificação” com a empresa, visto que foi também na gestão do atual prefeito que a empresa fez o primeiro investimentos na cidade. Vale lembrar também que a unificação das fábricas vai trazer maior economia á empresa e nesta época de crise e corte de custos isso conta muito.

Outro ponto importante é que a nova fábrica da Philips vai alavancar o aeroporto de cargas em Varginha, visto que os equipamentos que agora serão produzidos em Varginha reúnem alto valor agregado e são o alvo para o transporte de cargas aéreo que se tenta emplacar em Varginha. Trocando em miúdos, há méritos políticos deste governo municipal pela vindo do novo investimento, todavia, o trabalho do governo não foi a condição determinante para a vinda da nova fábrica, que chega a cidade para contribuir com toda a economia da região e ajuda muito Varginha a se consolidar como polo regional.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)