Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
Dependente de segurado desaparecido pode solicitar pensão por morte
04/01/2017
Em caso de desaparecimento de segurado do INSS, seus dependentes podem solicitar o benefício de pensão por morte. Em situações como essa, a pensão poderá ser concedida por morte presumida mediante ausência do segurado, que deve ser declarada por autoridade judiciária.

Há também o desaparecimento do segurado em catástrofe, acidente ou desastre. Nesses casos, serão aceitos como prova do desaparecimento, por exemplo, o boletim de ocorrência policial, documento confirmando a presença do segurado no local do desastre e noticiário dos meios de comunicação.

Mas é importante destacar que quem recebe esse tipo de pensão por morte terá de apresentar, de seis em seis meses, documento da autoridade competente sobre o andamento do processo de declaração de morte presumida. Tal procedimento deve ser realizado até que seja apresentada a certidão de óbito.

Para outras informações, ligue para a Central 135, de segunda a sábado, de 8h às 23h, ou acesse o Portal da Previdência (www.previdencia.gov.br). A ligação é gratuita, se feita de um telefone fixo. Para quem ligar a partir de um telefone celular, o custo é de uma ligação local. 

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)