Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Tocando em frente!; Prometido e esquecido; No tapetão, não!; Mérito de Medicina
19/12/2016

Tocando em frente!

Não se sabe se o comando da Fundação Cultural de Varginha vai mesmo mudar como querem muitos produtores culturais e como teria prometido o prefeito eleito! Por hora, o que se vê é que Graça Moura, presidente da Fundação Cultural toca em frente os projetos da pasta com mão de ferro e não dá sinais de que vai deixar a cadeira. Adorador de fazer feiras, Graça Moura esta elaborando uma grande feira para o final de ano. Será a 3ª Feira Natalina de Economia Criativa, entre os dias 20 e 23 de dezembro no Corredor Cultural (antiga Estação Ferroviária). Nesta edição estão confirmadas as presenças de 48 artesãos e também com os representantes da área de gastronomia, dentre eles, Chef Ramon Damasceno; Restaurante Bem Saudável; Magno Gourmet; Santa Açaizera; Lá da Nega Doceria; Doceiras da Vargem; Ass. de Ambulantes e Cervejaria Hasta La Beer, com o Festival de Cervejas Artesanais.

Seria a despedida do Graça?

Prometido e esquecido

O Mercado do Produtor terá horário especial de funcionamento neste final de ano. É grande o movimento no Mercado, independente de final de ano ou de horário especial. O local abriga centenas de pequenos produtores rurais, empreendedores que produzem artesanato, doces, etc, empregando muita gente, além de milhares de famílias que compram produtos no local toda semana. Pena que o empenho e carinho dos trabalhadores do mercado e do povo pelo local não são os mesmos dos governos que vão e vem com a promessa de trazer a Ceasa para Varginha e dar profissionalismo, investimento e modernidade para quem trabalha e compra no Mercado do Produtor. Os efeitos da vinda do Ceasa para Varginha seriam imensamente maiores que o pouco investimento municipal além do grande número de beneficiados! Então porque a obra não sai? Bem, existe uma infinidade de “boatos”, mas o que parece pesar mesmo é a falta de vontade política em Varginha e o distanciamento e constante antagonismo político entre os governos municipal, estadual e federal! Trocando em miúdos: é picuinha política!

No tapetão, não!

O juiz eleitoral de Varginha Oilson Hoffman absolveu o vereador Carlos Costa Filho, do PMDB da acusação de abuso do poder econômico. A acusação partiu das coligações que apoiam o prefeito reeleito Antônio Silva. Não é mistério que o vereador Carlos Costa, que foi o mais votado das últimas eleições, foi um determinado fiscalizador da gestão de Antônio Silva e seu trabalho social no programa de rádio local, também contribuiu para sua votação expressiva. A tentativa dos aliados do prefeito em barrar o novo mandato do vereador foi impedida pela Justiça, que na sentença do juiz Oilson Hoffman, atestou a conduta retilínea do vereador. 

Contudo, a manobra dos aliados do prefeito mostra que, mas uma vez, veremos uma administração municipal que não se adaptou á fiscalização e nem gosta de ser contrariada em seus interesses! A tentativa de sobrestar o mandato do maior fiscalizador do prefeito mostra claramente que Carlos Costa vai liderar a oposição no Legislativo! Esperamos que, daqui para frente, tanto governo quanto oposição possam agir de acordo com a lei e a ética, e não precisem recorrer ao “tapetão” para tentar impedir a atuação dos adversários!   

Planejamento e Participação

Varginha esta discutindo o seu Plano Diretor! A população foi chamada a participar, ongs, instituições, empresas, entidades de classe, cidadão, todos podem e devem opinar! Através do Plano Diretor a cidade planeja seu crescimento e desenvolve com planejamento estratégico para garantir conforto e segurança aos cidadãos.

A coluna destaca alguns pontos importantes para serem discutidos no Plano Diretor. O trânsito: varias ruas e avenidas da cidade já precisam de mudança de direção e ou ampliação! Porque não se determina, por lei, que as ruas e avenidas da cidade sejam mais largas a fim de minimizar tais problemas? O meio ambiente: Varginha precisa ser mais arborizada, porém não se pode permitir o plantio de qualquer tipo de árvore. Porque não se determina, por lei, aos loteadores o plantio e cuidado de determinadas espécies ao longo de avenidas principais dos bairros? Porque não se condiciona, por lei, aos novos bairros a eletrificação subterrânea, acabando com os postes de energia elétrica que são atingidos por arvores nos períodos chuvosos? A Cemig já tem essa tecnologia, porque não implanta? Porque não se condiciona, por lei, a obrigatoriedade nos novos bairros da construção das praças, já com academias de rua, e que as construtoras garantam a manutenção destas estruturas, a exemplo do que ocorre com o asfalto dos novos loteamentos? São varias sugestões, algumas boas, outras não, mas o que importa é que todos os cidadãos participem! E a Prefeitura de Varginha, pelo chamamento público, está de parabéns! Torcemos para que o povo corresponda e participe!

Perguntar não ofende

O deputado Federal Dimas Fabiano esteve agora em Varginha para ouvir as bases e liberar recursos para construção de centro esportivo, e o deputado Diego Andrade, tem vindo a Varginha? O que ele faz pela cidade para merecer votos aqui?

O Governo Estadual petista milagrosamente liberou recursos de emenda parlamentar do deputado Dilzon Melo (PTB), que é da oposição! Será que o PT já não é mais o mesmo ou será que Dilzon Melo que já não é mais oposição?

Será que o presidente da Câmara de Varginha que não foi reeleito passará a virada de ano na Praça da Mina em Varginha ou agora poderá mostrar o verdadeiro desejo de virar o ano longe dos pobres e mortais eleitores que ganham salário mínimo?

Cinco pessoas do UNIS vão pedir ao Papai Noel o mesmo presente de Natal neste ano: suceder o reitor no futuro vindouro e comandar o poderoso e endinheirado UNIS! Será que Papai Noel atende, ou os cinco ficarão, ainda anos sem ganhar o sonhado presente?

Herança bendita, continuação sábia!

O governo de Antônio Silva é mestre em apontar “heranças malditas” dos governos que o antecederam! Fez isso com os ex-prefeitos Aloysio Almeida e Corujinha. A coluna não vai entrar nesta seara tendo em vista que o caso é bem complexo, mesmo porque todos os governos fatalmente sempre deixam “esqueletos no armário”. Todavia, é louvável o avanço e melhoria no serviço odontológico público prestado pela Prefeitura de Varginha. O forte investimento na área odontológica da Prefeitura de Varginha começou nas gestões petistas, e por sabedoria, o atual governo continua esta aposta iniciada na gestão adversária! Exemplos assim precisam continuar pelas demais áreas do Poder Público!

Mérito de Medicina

O médico Vismário Camargos de Freitas recebeu na quarta-feira (14), a Comenda do Mérito Medicina e Saúde Municipal, concedida pela Câmara de Vereadores de Varginha. Vismario Camargos de Freitas é médico cirurgião cardio vascular, fundador do instituto de intervenção cardiovascular - MinasCardio; o médico é filiado ao PMDB com forte atuação na área da saúde e demandas na área social. 

Dr. Vismário Camargos de Freitas é um médico admirado e querido na medicina mineira, é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e CiruÉ, também atua em Poços de Caldas, Cambuquira e varias outras cidades do Sul de Minas. Vismário Camargos também é membro do Conselho Diretor do Hospital Regional do Sul de Minas, onde tem grande desafio na administração da instituição que passa por dificuldades financeiras e estruturais.

Promessas e eventos

Este ano que termina marca o fim deste mandato do prefeito Antônio Silva, e a coluna lembra bem quando há quatro anos, no parque de Exposições, o atual prefeito prometia, entre outras coisas, o retorno da Feira da Paz! Na ocasião, Antônio Silva dizia que não via condições de garantir a imediata retomada da festa, que a tanto tempo não é realizada pelo município, mas o hoje prefeito reeleito assegurou que voltaria com a Feira da Paz. O mandato terminou e a Feira da Paz não retornou, a exemplo de outras promessas que também não saíram do papel como asfaltar as principais estradas rurais de Varginha. Tem também a promessa do aeroporto de cargas que pouco caminhou! A coluna nem vai falar do aterro sanitário e da coleta seletiva de lixo porque isso já é vergonhoso demais para este governo, que nada fez quanto a estes temas! Contudo, tendo em vista que Antônio Silva terá mais 4 anos de mandato, vai que! né? A conferir! 

Tempo ao tempo!

O ministro Herman Benjamin, relator no TSE do processo que pode levar à cassação de Temer e Dilma, tem dado sinais de que votará pela perda de mandato da chapa. Por outro lado, tranquiliza o Planalto a avaliação de que o julgamento vai demorar, podendo, com sorte, ficar para fins de 2017 ou só em 2018. Mas, esse é o quadro de hoje. Amanhã, tudo pode mudar. O mesmo ministro Hermam Benjamin é também o relator do processo contra o governador mineiro Fernando Pimentel (PT) que está no Superior Tribunal de Justiça, a espera de autorização da Assembleia Legislativa de Minas para dar andamento ao processo! Parece que neste caso, também, o governador mineiro conseguiu mais tempo, visto que a análise da ALMG também ficou pra depois!

De mentirinha?

Os deputados da oposição ao governador Fernando Pimentel na Assembleia Legislativa entraram nessa quarta-feira (14) com uma ação popular no Tribunal de Justiça de Minas Gerais para que o estado de calamidade financeira decretado neste mês seja suspenso e que seja revogado qualquer ato que tenha sido praticado com base nele. Os deputados informaram que vão entrar com uma representação no Ministério Público solicitando a abertura de ação civil pública para investigar irregularidades do ato. Para a oposição, o decreto tenta “legitimar a gastança irresponsável e a ausência de planejamento e políticas públicas” do governo.

Abuso e imoralidade

R$ 2,28 milhões é o montante que o senador cassado Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) recebeu do Ministério Público de Goiás. Demóstenes Torres também é procurador de Justiça do Estado de Goiás. Afastado do cargo de procurador de Justiça desde outubro de 2012, Torres continuou recebendo salário e os retroativos funcionais, mesmo sem trabalhar. Vale ressaltar que Demóstenes foi o senador acusado de favorecer e receber “presentes” do grande bicheiro contraventor Carlinhos Cachoeira, ligado também á Construtora Delta, que superfaturou obras públicas por todo o Brasil! Esse é mais um exemplo que instituições como o Ministério Público, Judiciário entre outras “caixas pretas” pelo Brasil, precisam ter um rigoroso controle externo a fim de garantir que as “maçãs podres” de tais instituições não sejam “gloriosamente punidas com aposentadorias milionárias após realizar maus feitos no desempenho de ofício público”.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)