Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Ineficiente; Perdedores, Conhecendo seus direitos e deveres, Fim da parceria
09/11/2016

 Ineficiente

Em que pese a recente decisão do governo municipal em fazer investimentos no Hemominas, estrutura do Governo de Minas, construindo uma nova sede para a instituição, ainda são muitos os problemas no Hemominas na cidade! Maiores ainda os problemas de quem precisa de sangue e hemoderivados na região e depende das doações de sangue em Varginha. As doações estão minguando, na medida em que não há doares e não temos alternativas de datas e horários para doação! A coleta de sangue acontece apenas nas segundas-feiras das 7h às 12h na Policlínica Central, esquina com a Rua Santa Cruz.

O Hemominas, que fatura com o processamento do sangue e com hemoderivados deveria obrigatoriamente ampliar a coleta de sangue na cidade, que hoje só ocorre na segunda! Pelo menos até que o estoque de sangue voltasse ao normal! È aterrorizante a incompetência das autoridades municipais, particularmente da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde que não ligam para tal problema grave! Varias operações estão sendo remarcadas e os acidentados na cidade correm risco com a falta de sangue! Ademais, o doador que presta um serviço social à cidade ao doar sangue não vê nenhuma boa vontade ou facilidade do Poder Público para fazer sua parte! É realmente uma pena a incompetência da Secretaria Municipal de Saúde quanto ao caso.

Perdedores

Lamentável a atitude da torcida do Guarani no último sábado quando da decisão do Campeonato Brasileiro da Série C, quando o Boa Esporte saiu vencedor! A torcida do Guarani promoveu um quebra-quebra no estádio municipal destruindo grades, alambrados e jogando pedras dentro do campo! Um show de falta de educação e civilidade! Além disso, alguns torcedores entraram em confronto com a polícia militar.

Vale destacar que embora o estádio seja municipal não há registro de atuação da Guarda Municipal no evento! Onde estava a Guarda Municipal no sábado? Porque não houve acompanhamento da Guarda Municipal nas reuniões de torcida nas praças e no estádio, que são bens públicos? Outra questão a se perguntar é pra quem vai ficar a responsabilidade e gasto para reparar o estádio? O Boa Esporte vai pagar? O Guarani vai pagar os estragos? As torcidas organizadas vão pagar os estragos? Ou mais uma vez vão colocar a conta nas costas do povo de Varginha? O que diz o “contrato/convênio” que praticamente “deu” o estádio municipal para o Boa Esporte? Como as autoridades vão atuar para impedir que novos episódios assim voltem a acontecer em Varginha no ano que vem? Afinal o Boa Esporte foi elevado para a série B e vai enfrentar em Varginha times de maiores torcidas e com maiores problemas que o Guarani! Como a cidade vai se preparar para receber novos eventos do tipo? Será que temos estrutura para abrigar com segurança mais uma invasão de torcedores? É fato que o movimento dos jogos é benéfico para a cidade e a rede hoteleira, bares e restaurantes agradecem a realização dos jogos, mas é preciso que o Governo Municipal, particularmente a Secretaria Municipal de Esportes se envolva mais na realização destes eventos e dê “organização, segurança e eficiência” aos novos jogos que virão! A conferir!

Perguntar não ofende

Quais programas municipais vão continuar na próxima gestão? Será que as ações pontuais da secretaria de Esportes serão multiplicadas? E as ações da secretaria de Educação serão ampliadas? E a Fundação Cultural vai diversificar sua atuação?

Com restrições entre o governo reeleito e os petistas, bem como na terceira via liderada pelo PSB e seus apoiadores, o deputado federal Diego Andrade (PSD), além de não conseguir mostrar serviço na cidade, não vai conseguir apoio fácil! Como fará em 2018?

As reformas nas vias públicas de Varginha vão terminar com o fim das eleições ou as obras que foram anunciadas seguirão o ritmo normal? Será que o discurso da oposição de que muitas das obras eram eleitoreiras vai vingar?

A composição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Varginha deve ser definida ainda neste mês, diferente da composição do primeiro escalão municipal, que deve se estender até a posse do governo! Será que os políticos aguentam a ansiedade? 

Conhecendo seus direitos e deveres

A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Varginha sedia, a partir da próxima semana (7 a 11 de novembro), a fase eliminatória da 2ª Gincana Regional do Saber. Participam da competição 16 cidades do Sul de Minas e o objetivo é saber a dupla de qual cidade mais conhece a Constituição Federal. As competições começam às 14h no plenário da Câmara de Vereadores de Varginha. O evento será aberto ao público. A Competição baseia-se em perguntas e respostas sobre os Capítulos da Constituição Federal.

Na primeira etapa, serão conhecidos os seis finalistas. O Campeão ganhará troféu, medalha e um tablet de última geração. A Grande Final será realizada no dia 25 de novembro. Em 2015, a competição foi realizada pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre e Varginha sagrou-se campeã. A competição em 2016 ainda contará com o apoio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas e da Faculdade Cenecista de Varginha - Faceca. Em que pese seu mandato polêmico, o presidente do Legislativo Municipal, Rômulo Azevedo (PSD) vai deixar boas heranças na Câmara como a participação na Gincana do Saber. Quanto a Escola do Legislativo, a estrutura criada, segundo o vereador Rômulo, não gera gasto adicional a casa, todavia, nada impede do próximo presidente engordar os gastos com tal estrutura! A conferir!!

Sustentabilidade

A realização da Virada Sustentável em Varginha foi um grande evento a ser seguido e ampliado em Varginha. São poucas as ações do tipo na cidade, todavia, a persistência dos organizadores do evento conseguiu envolver várias instituições e o poder público em um único objetivo: vida sustentável! A Gazeta de Varginha foi parceira do evento e, segundo os organizadores, novos eventos virão por ai!

Fim da parceria

A parceria em atendimentos que acontecia entre o Hospital Regional e Hospital Bom Pastor acabou depois que os petistas ligados ao governo de Minas assumiram o comando do Regional! Alguns procedimentos extras que eram realizados pelo Hospital Bom Pastor em pacientes do Regional e vice-versa não mais acontecem! O caso é típico de picuinha política e nesse caso parte do governo municipal, que tenta “sufocar” a nova gestão do Regional com a negativa de apoio estrutural e até mesmo financeiro! Já no Regional, também não vemos nenhuma atitude “santa” visto que a administração da instituição não tem humildade nem perícia para gerir suas contas, honrar compromissos financeiros assumidos e se recusa a conversar com parceiros! A coluna ainda não conseguiu retorno da direção do Regional sobre os contratos de pagamento descumpridos e gastos com publicidade injustificados!

Dia D do Cadastro Único

A Prefeitura de Varginha, por meio da secretaria Municipal de Habitação de Desenvolvimento Social, realiza neste sábado, dia 05, das 8h às 13h, na Praça Pec, no Jardim Estrela,  o Dia D do Cadastro Único da Assistência Social.  Haverá a realização de pesagem de crianças de 0 a 7 anos e de mulheres de 14 a 44 anos de idade, para cumprir condicionalidade da Saúde – Programa Bolsa Família (apresentar Cartão de Vacinação) e tendas de saúde com alunos do grupo Unis e da Unifenas prestando serviços e orientações para o público presente.  Para as crianças serão oferecidos jogos e brincadeiras. Lembre-se, o Cadastro Único permite o acesso a programas sociais como o Bolsa Família, à tarifa Social (redução na conta de água e luz) e carteirinha do Idoso (Interestadual). Para a realização do Cadastro Único da Assistência Social, atualização e orientação para famílias com renda de até três salários mínimos, devem ser apresentadas as documentações exigidas por lei, visto que todos os anos é apurado fraudes em programas federais como o Bolsa Família que é abastecido com informações colhidas pelas Prefeituras.

Partidarização ou fulanização?

Nunca houve tantos partidos no Brasil. E, paradoxalmente, nunca houve tantos brasileiros sem partido. Nas pesquisas de 2º turno, os eleitores sem preferência partidária passaram de 2/3 da população: 73% no Ibope, um recorde na série histórica do instituto. Eram 45% em 2013. O excesso de siglas vulgarizou e desvalorizou o conceito de partido político no país.

A crise não acabou

Com os cofres das prefeituras vazios, prefeitos eleitos e reeleitos em pelo menos 13 capitais confirmaram que vão reduzir o número de secretarias municipais ou estão estudando tomar a medida para enfrentar a crise econômica. Entre os que já confirmaram que vai haver cortes nas pastas estão os prefeitos eleitos de Rio, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. O economista Daniel Sousa, coordenador dos cursos de extensão do Ibmec-RJ, salienta que é melhor economizar em algo do que em nada, mas que os Orçamentos municipais são tão rígidos por conta das obrigações constitucionais que resta pouca margem para solução e para investir em possíveis saídas para a crise.

Em Varginha o prefeito Antônio Silva caminha para manter a mesma estrutura administrativa, sem redução ou ampliação do número de secretarias e cargos de confiança. Todavia, uma rápida passada pelos bastidores da política local é fácil perceber que haverá falta de espaço para abrigar todos que apoiaram o atual governo reeleito e mais os muitos que, agora, querem ou precisam estar dentro do próximo governo! Certo mesmo é que a próxima administração vai precisar de muito apoio dentro e fora do Legislativo municipal para enfrentar seus desafios, e o governo municipal ainda precisa ampliar os contatos no governo federal e conseguir pontes com o governo estadual, que não esqueceu a derrota nas urnas deste ano!

Ampliação

O Sesi/Senai vai ampliar suas ações em Varginha. Hoje as entidades, em parceria com o Sinduscon realizam grande trabalho na área de educação e preparação técnica industrial na cidade. Alias, a Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG, que administra o SESI/SENAI em Minas, conta com a participação dos sindicatos patronais para atuar no interior do estado. Em Varginha, quatro presidentes patronais sindicais já conversam, analisam e projetam quem e como será a Fiemg de 2017, que vai eleger seu novo comando.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)