Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Pelo Brasil afora
13/07/2016

Perambulando pelas ruas da maltratada Campo Grande, extasiei-me com as frondosas árvores cujas copas pareciam abraçar os passantes no frescor da noite temperada do inverno na região central do Brasil.

Sentia-me distante de tudo e de todos, porém a realidade daquele momento me chamava para a percepção da grandiosidade brasileira... Passados alguns dias me reencontro nas áridas ruas Curitibanas que contrastam com os amplos e bem cuidados espaços verdes, praças, bosques urbanos e reservas naturais da delicada cidade do sul brasileiro.

Retorno rapidamente a São Paulo e revejo a fétida, poluída e decomposta metrópole sul americana. São Paulo está triste pois é menosprezada pelos que a habitam. Seu patrimônio arquitetônico-cultural desfalece e está maltrapilho. Suas ruas estão forradas de mendigos e em seus becos meliantes negociam o nefasto pó que está degenerando a raça humana.


Imediatamente sigo voo para as portas da Amazônia, para a outrora parisiense e europeia Belém do Pará. As mangas de chuva tropical encharcam os cantos de avenidas cujas vias, antes de elegantes paralepipedos, estão sufocadas por lama asfaltica depositada de forma insensata por dirigentes pouco hábeis para gerir um centro urbano. As calçadas estão esburacadas e abrigam postes tortos, em posição oblíqua e pendente maculando o visual com fios elétricos expostos desordenadamente no visual da antiga Paris n` América.

Busco não enxergar, não perceber, não sentir-me agredido porém a realidade é mais forte e profiro de forma enfática a minha repulsa: Brasil, você está povoado por bastardos que não te respeitam. Malditos!    

   

 

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)