Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
A espera de uma vaga; Atualização Pecado eleitoral; Piada do ano
06/06/2016

A espera de uma vaga

Em alguns dias acaba o prazo do concurso da Fundação Cultural. Há quatro anos, candidatos esperam por uma convocação honesta e conquistada através de processo seletivo. Mais de 30 pessoas esperam por algo que não acontece. Ou seja, cargos de confiança, nomeados sem concurso, atendendo conveniências, ocupam espaço de pessoas que fizeram e passaram no concurso e não foram chamadas. A atual administração já sinalizou que não vai fazer nada a respeito, e a presidência da Fundação Cultural, em que pese as muitas atrações que tem feito, vai carregar esta marca: não se comportou moralmente bem em relação aos concursados que esperaram anos pela vaga.

Atualização

Os pré-candidatos do PMDB de Varginha estão se reunindo constantemente para discutir as eleições municipais e os caminhos para Varginha. Além disso, os membros da legenda também analisam a nova legislação eleitoral e as possibilidades de composição política de seus candidatos. O PMDB possui nomes como o médico Vismário Freitas, o empresário Sebastião Rogério e o radialista e vereador Carlos Costa, todos aptos a serem candidatos nas eleições majoritárias deste ano.

A direção do partido também lançou um blog (pmdbdevarginha.org) onde colocaram duas publicações muito importantes para uso dos filiados, principalmente os candidatos. São elas: - Propaganda Eleitoral – Pode  Não Pode - Uma apostila elaborada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE-MG do que pode e não pode ser feito pelos candidatos na fase de campanha eleitoral; - Como Revolucionar sua Campanha em Meio Digital - Um documento importante para quem pretende usar os meios sociais para alavancar sua candidatura. Este documento está protegido por senha, disponível apenas para filiados, mas mostra o quanto as legendas estão preocupadas em preparar e capacitar seus membros para as eleições de 2016, quando se terá muita cobrança e fiscalização e pouquíssimos recursos.

Ambulância para Varginha

O vereador Rogério Bueno, por intermédio da deputada estadual Geisa Teixeira, conquistou uma ambulância para o Município de Varginha, destinada pelo Governo do Estado. A entrega do veículo foi realizada na segunda-feira (23), em Belo Horizonte pelo próprio governador Pimentel ao funcionário da secretaria municipal de Saúde de Varginha, na presença da deputada Geisa Teixeira e do vereador petista, que fez questão de acompanhar a entrega das chaves. Há pouco mais de um mês foi entregue um helicóptero para o Corpo de Bombeiros e o Samu da região. Essa ambulância também servirá para equipar o sistema público de saúde. A coluna falou sobre esta entrega na semana passada, todavia, não disse que a conquista do veículo foi mérito político dos petistas Rogério Bueno e Geisa Teixeira, talvez por isso, o prefeito nem o vice prestigiaram a cerimônia na Capital.

Ganhando o céu, com os pés firmes nesta terra

A partir do próximo sábado, 4 de junho, o Grupo Unis estará de portas abertas no Via Café Garden Shopping. O Stand By Unis será um espaço multi uso, uma extensão da Instituição, mas com um “charme” a mais por conta dos serviços e atividades. Localizado próximo ao cinema e às pistas de boliche, todas as pessoas que estiverem por lá podem usufruir do que é oferecido.

Quem quiser descansar antes de uma sessão de cinema ou mesmo esperar por alguém, será muito bem-vindo ao espaço, que contará com sofás e mídias interativas para quem quiser utilizar. Ficar sem bateria também não será problema. Há tomadas para carregamento de celular, tablets, notebooks, ou seja, será um dos principais pontos de encontro de todos os frequentadores do shopping. A novidade atende a todos, mas o aluno Unis terá exclusividade no Stand By. Há uma sala exclusiva para estudos, reuniões e encontros.

Além do Stand By, quem frequentar o Via Café Garden Shopping vai ficar mais bem informado. O dia 4 de junho marca, também, o início das transmissões da Estação Unis, um canal de comunicação criado pelos alunos do 3º período de Jornalismo e que ofertará, a cada hora, informações que vão, desde dicas culturais, à notícias jornalísticas e de entretenimento. A iniciativa faz parte do Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC), que alia teoria e prática envolvendo as disciplinas do período.

A inauguração do Stand By e da Estação Unis acontece no dia 04 de junho, às 18 horas, no Via Café Garden Shopping. Não é mistério que nos últimos anos o Unis tem se destacado pelo forte investimento em expansão, chegando a fechar várias parcerias na América do Sul, Norte e Europa. Todavia, o “sonho dourado” um dia imaginado pelo professor e reitor Stefano Gazzola, se materializou, cresceu e hoje é o poderoso Unis, que não abre mão de ser líder em Varginha, seu berço, e onde Stefano ainda deseja materializar outros sonhos! Será que um dia vai?

Qualidade e fiscalização do asfalto

O vereador Rogério Bueno apresentou um requerimento na Câmara de Varginha solicitando à Prefeitura informações sobre obras e serviços de asfaltamento realizados no Município. Ele está perguntando qual lei regula as exigências para asfaltamento das vias públicas em novos loteamentos no município e, como é feito o controle do serviço no que tange à verificação se eles atendem às exigências legais estabelecidas. De acordo com o vereador, há muitas reclamações sobre a qualidade do asfalto de loteamentos novos que foram entregues na cidade nos últimos anos. “Suspeita-se que esses empreendimentos teriam sido entregues sem se observar um atendimento mínimo de qualidade, o que acarreta imperfeições diversas, fato que muitas vezes causa transtorno para os moradores e custos de reparos da pavimentação por parte da Prefeitura. Ou seja, é dinheiro do povo sendo usado para pagar manutenção de algo que deveria ter sido entregue em boas condições”, disse Rogério. O objetivo, segundo o vereador, é dar mais transparência às ações governamentais, bem como legitimar a função de fiscalização do Legislativo, com vistas a fornecer informações úteis aos munícipes, sobretudo os residentes nas áreas loteadas e povoadas mais recentemente.

Perguntar não ofende

Qual será o “contragolpe” que o governo municipal do PTB prepara para “dar o troco” pela perda do comando do Hospital Regional do Sul de Minas aos petistas locais? Será que a classe médica que usa o hospital tem lado nesta história? Qual seria?

Será que Antônio Silva estaria disposto a sacrificar seu vice, Vérdi Melo (PSDB), para abrigar algum dos grandes partidos da terceira via política, liquidando assim as chances de um novo caminho político para a cidade? Vérdi aceitaria este sacrifício?

Varginha terá herança maldita para o próximo governo, terá curso de Medicina, um centro de eventos, a Feira da Paz vai voltar, a Prefeitura vai pagar suas contas milionárias ao fundo de pensão dos servidores? Quais serão as promessas políticas deste ano?

Qual o destino do PSD na cidade? Quem fala pelo partido referente às eleições de 2016? Porque o deputado federal Diego Andrade não esclarece seus posicionamentos políticos, seus gastos e dívidas eleitorais, bem como sua real equipe política na cidade? 

Pecado eleitoral

Vaidades, ciúmes, luxuria e avareza estão entre os temperos certos nas pontuais e decisivas reuniões políticas que tem acontecido na cidade! Na reunião entre PMDB, PP e PSB, que aconteceu na última semana, muitas idéias foram discutidas e dois consensos e uma certeza foram alcançados! Os dois consensos são que “Varginha não pode ficar na mão de PT nem PTB, pelo bem das próximas gerações”, e que “cabe a terceira via política”, composta basicamente por PMDB, PP, PSB e PSD, a construção de uma chapa alternativa à população! Já a (triste) certeza que todos chegaram é que, ninguém tem recursos ou quer por a mão no bolso para pagar a conta de uma campanha eleitoral da terceira via! Trocando em miúdos, todos querem, mas ninguém pode!

Expocafé e Pimentel

A maior feira nacional do agronegócio café, a EXPOCAFÉ 2016, e o Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeria, serão realizados no pebríodo de 7 a 10 de junho, no Campo Experimental da EPAMIG em Três Pontas. A ExpoCafé vai reunir toda a cadeia produtiva e exportadora do café, um dos queridinhos da balança comercial brasileira e mineira. Além disso, o café é um dos grandes fornecedores de emprego e renda da região e por sua importância, é esperado que o governador de Minas, Fernando Pimentel venha na abertura do evento.

Porém o governador petista é alvo de investigações da Policia Federal e Ministério Público na Operação Acrônimo, onde também são investigados a primeira dama estadual e muitas pessoas próximas a Pimentel. Vale destacar também, que o PT não é bem visto no meio agrícola, o que se vê claramente na região! Será que se Pimentel vier à Expocafé será bem recebido pelos muitos cafeicultores que estão penando com a crise aberta pelos governos petistas? Será que o recente aumento de impostos do governo estadual, como o IPVA a veículos agrícolas, será motivo para Pimentel ser vaiado no evento? Ou será que a exemplo do que ocorre na Capital, o vice-governador Antônio Andrade (PMDB) vai representar, mais uma vez, o petista?

Piada do ano

A piada do ano em Varginha foi contada em “prosa e verso” pelo líder do prefeito na Câmara de Varginha e aprovada pela maioria dos “fanfarrões” que possuem mandato legislativo municipal. No último dia 23, foi registrada na ata da reunião da Câmara Municipal, Moção de Aplauso ao Sistema de Saúde de Varginha proposta pelo vereador Dr. Adilson Rosa e aprovada por representantes do Legislativo. Dr. Adilson disse em seu discurso que “apesar de algumas críticas, o grau de satisfação (com a Saúde local) é grande, devido ao conjunto da obra que envolve prestação de serviço nas redes pública e privada, alcançando um excelente resultado, com perspectiva de continuar melhorando”. Para o médico e vereador, ainda tem que destacar a questão de ser uma assistência humanizada. A Saúde em Varginha, segundo o líder do governo na Câmara de Vereadores, “ tem alto grau de satisfação da população, é humanizada”. Pronto, esta é a piada! Agora vamos todos voltar para a fila da UPA, e ficar alerta aos enormes casos de Dengue que assolam Varginha, bem como esperar para consultas de especialidades médicas e as filas para operação no Hospital Regional e Bom Pastor, como também orar muito para que tenha sangue disponível no banco de sangue da cidade! O jeito é correr atrás meus amigos leitores e eleitores, pois nós não temos o senso de humor nem os salários dos senhores vereadores que “pregaram esta peça, contaram esta piada de mau gosto aos cidadãos que utilizam o Sistema Único de  Saúde em Varginha”.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)