Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Reflexos de Brasília em Varginha; Perigoso precedente; Asfalto e sua validade
13/05/2016

Reflexos de Brasília em Varginha

Pelo curso das negociações em Brasília, o PP deve ganhar protagonismo no governo federal com dois ministérios grandes, um deles já certo (Agricultura), e a presidência da Caixa Econômica. O partido em Minas é presidido por Alberto Pinto Coelho e tem influência do deputado federal Dimas Fabiano (um dos vice-presidentes da legenda), dois políticos que estão passando da oposição ao governismo no plano federal e vão ganhar novo fôlego político. Alberto tem pretensões políticas já em 2016. Já Dimas Fabiano, se quiser, terá à mão todo o mapa de cargos a serem ocupados no Ministério da Agricultura, que em Varginha tem o antigo IBC e outros tantos ligados a área do café. 

A união faz a força

Conselhos regionais de categorias (CRM, CREA, etc) estão se juntando em Minas para criar uma instância coletiva de debate sobre temas de interesse comum. O já chamado ‘Conselhão’ das profissões regulamentadas foi proposto pela OAB, que se conseguir fazer a união dos conselhos, terá ainda maior protagonismo junto aos governos e a sociedade. 

Reflexos de Belo Horizonte em Varginha

A edição do Diário Oficial do Governo de Minas da semana passada trouxe mais uma mudança no alto escalão da administração de Fernando Pimentel: Sávio Souza Cruz (PMDB) está deixando a pasta do Meio Ambiente para assumir a secretaria estadual da Saúde, que segundo promessa dos petistas, vem de “porteira fechada” para o PMDB.

A decisão já estava tomada na sexta-feira, só faltando a sua publicação para se tornar oficial. A crescente dependência do governo Pimentel dos aliados peemedebistas, em razão do agravamento político gerado pela denúncia contra Pimentel no STJ, já esta gerando maior “fome de espaço no governo” por parte do PMDB. Não vai demorar para que os peemedebistas de Varginha e região reivindiquem a indicação das regionais de saúde de Varginha e Passos região onde o PT (Odair Cunha) indicou todos os postos sem dar bola para os aliados.

O desejo do PMDB e outros aliados de indicar seus integrantes nas regionais é natural, afinal, o partido também é governo e venceu as eleições junto com Pimentel, mesmo que muitos petistas não admitam. 

Justiça, ainda que tardia!

Os prognósticos no TJMG são de que o recurso de Eduardo Azeredo será julgado este ano. O ex-governador foi condenado em 1º instância a mais de 20 anos de prisão por participação no mensalão. Se a sentença for confirmada pelos desembargadores mineiros, ele se tornará réu condenado em 2º instância e terá que começar a cumprir pena imediatamente. Mas a esperança quanto ao desempenho do TJMG não é a mesma que vemos no STF ou na Justiça Federal do juiz Sergio Moro. Corre a boca pequena que a cúpula do TJMG tem profunda proximidade com líderes políticos na ALMG ligados ao PSDB e PT, e que na semana passada, teriam até participado de “churrasco” com o governador Fernando Pimentel (PT) outro “político manchado” que tem ações à serem julgadas na corte! Pelo que se vê, o TJMG caminha na direção contrária do que sonham os contribuintes mineiros, já cansados de tanta corrupção e roubo dos cofres estaduais.  

Números & Valores

7.849 cargos comissionados, de recrutamento amplo, terá o governo do Estado após a demissão de 688 pessoas da administração estadual, de acordo com dados da gestão petista. A oposição diz que os números são bem maiores! 

R$ 29 mil é o valor que o Senado gastou para a compra de 5.000 garrafões de 20 litros de água sem gás. Parece que a Casa está preparando a garganta para a votação do impeachment. 

Nos 50 anos do Policiamento Ambiental, a Prefeitura de Varginha doou 50 mudas de árvores, entre Jatobás, Ipês, Tamarindo e Jequitibá, que foram acompanhadas de um informativo, explicando as características de cada espécie e como deve  ser feito o plantio. 

Perguntar não ofende

A exemplo da Guarda Municipal, os médicos e dentistas que trabalham pra Prefeitura de Varginha também vão se dividir entre os que apoiam o atual governo e os que têm saudades dos petistas no governo municipal? 

O prefeito de Varginha foi dar boas vindas ao novo delegado chefe da Delegacia da Polícia Federal em Varginha. Com esta onda de ações envolvendo irregularidades nos municípios, vai que? Nunca se sabe né? Melhor ser amigo e tratar bem! 

Depois que moradores reclamaram da superlotação da linha 19 que liga o Cidade Nova ao Imaculada, a Prefeitura de Varginha fundiu a linha 19 com a linha 10! Será que possível que ao invés de aumentar as linhas, o governo diminuiu a oferta? Ta brincando! 

Porque será que o governo prefere alugar imóveis e fazer reformas caras em imóveis alugados, valorizando imóveis particulares, ao invés de investir em sedes próprias e estruturas para melhor atender o povo e garantir valorização aos bens públicos? 

A poucos meses das eleições, o vice-prefeito Vérdi Melo (PSDB) continua firme na chapa de reeleição e prestigiado no governo! Será que Vérdi vai chegar às eleições na chapa ou ainda poderia ser substituído, em prol do governo e fim da terceira via política? 

Perigoso precedente

A construção de um pequeno conjunto habitacional, com cerca de 30 novas moradias, exclusivo a membros da Guarda Municipal de Varginha, pode ser um perigoso precedente para o Executivo Municipal, que não tem atendido a população de forma igualitária! Sabe-se que existem grandes gargalos na gestão pública municipal, como a grande falta de empregos, falta de vagas nas creches, falta de moradias etc. Apenas na questão habitacional, milhares de famílias aguardam na fila para conseguir uma casa popular.

Parece desigual a Prefeitura de Varginha construir casas populares reservada a membros da Guarda Municipal, classe que já possui emprego público fixo, com remuneração bem superior a de milhares de famílias, muitas delas até sem emprego! Ademais, se a moda pega, em breve, outros setores do funcionalismo também vão pedir igualdade de direitos com os guardas municipais, a exemplos de professores, médicos etc.

É certo que o recurso para a construção de tais casas populares são provenientes de verba federal específica, todavia, nem mesmo dentro da própria Guarda Municipal a distribuição deste benefício tem sido pacífica, há rumores de uso de tais casas para “pacificar” os constantes levantes e insubordinações dentro da instituição, que já não tem mais o mesmo rendimento.

Ademais, também há rumores de que a entrega destas casas não obedecem critérios “justos e objetivos”, sendo que guardas com residência própria e com renda alta estariam sendo contemplados. Difícil mesmo será como o Executivo vai explicar porque não dá casa própria a categorias mais numerosas como os professores, ou mais necessitadas como os varredores, pedreiros e outros servidores públicos, ou mesmo às milhares de famílias carentes de Varginha que aguardam há anos na fila por uma casa própria! 

Pobreza x Malandragem

Os inúmeros e crescentes moradores de rua que causam polêmica nas ruas de Varginha precisam ser confrontados pelo Poder Público. Digo Poder Público porque entre os diversos moradores de rua existem pessoas honestas e humildes que precisam de uma nova chance de trabalho e condições de se sustentar dignamente, mas também existem muitos malandros e estes precisam enfrentar as forças de segurança da cidade, qual sejam: Guarda Municipal e Polícia Militar.

Reiterados e-mails chegam à coluna denunciando a intimidação, ameaças, sujeira e baderna promovida por desocupados moradores de rua pela cidade. Muitos acampam em praças, próximo a rodoviária e até próximo a escolas. Tais moradores, muitos vindos de outras cidades, fazem suas necessidades nas ruas e levam a vida praticando pequenos furtos, e da cobrança “coercitiva de esmolas”, tudo isso a luz do dia e na presença de integrantes da Guarda Municipal e Policia Militar.

Nossas forças de segurança não estão preparadas para enfrentar tais “marginais disfarçados de moradores de rua”. Os verdadeiros moradores de rua podem ter auxilio da estrutura social da cidade, receber comida, abrigo e até mesmo uma nova chance de emprego, estudo ou mesmo recursos para voltarem para sua cidade natal para reencontro com suas famílias. Já os malandros que vivem pelas ruas promovendo baderna e pequenos delitos precisam encontrar a Justiça. Enquanto a Guarda Municipal não for eficiente e a Polícia Militar não souber diferenciar o bandido do morador de rua, vamos continuar a mercê de muitos malandros “produzidos em Varginha”! 

Asfalto e sua validade

A Prefeitura de Varginha abriu processo de licitação, para a contratação de serviços recapeamento asfáltico na Rua Rio de Janeiro, Rua Milton Costa, Avenida Otávio Marques, (próximo do Zoológico), Rua Professora Helena Reis e Rua Professor Felipe Tiago Gomes (antiga Rua Catanduvas).

Os recursos, da ordem de R$ 300 mil, são oriundos de Emenda Parlamentar de autoria do Deputado Federal Eros Biondini, e contrapartida do município. Ambas as ruas e avenidas compõem os principais corredores do Município de Varginha, com grande fluxo de veículos e rota do transporte coletivo urbano e rural, algumas onde se concentram a maior parte do comércio local e regional, que há tempos não passam por revitalização, encontrando-se em estado precário, causando transtornos aos motoristas da cidade e visitantes.

Curioso é que a recente avenida Otávio Marques, obra de grande valor concluída ainda neste governo, já vai passar por reforma? Tal avenida foge a regra dita pelo atual governo, pois a avenida foi entregue há pouco mais de dois anos, e neste tempo já apresentou diversas falhas na obra, talvez, devido a falta de qualidade dos produtos utilizados ou mesmo falhas no projeto. O asfalto ali colocado não deveria durar mais? O que houve com a fiscalização da Prefeitura? 

Sabe-se também que a mesma avenida apresentou problemas de drenagem, sofrendo alagamentos em alguns trechos no período chuvoso! Ora, a Prefeitura de Varginha não fiscaliza as obras que contrata? Porque as obras foram pagas se o serviço não esta em dia? De que adianta o município “chorar a falta de recursos e a prazo de validade do asfalto das vias públicas e este atual governo não garante, se quer, a qualidade das obras que contrata?” Quem estaria ganhando com esta falta de fiscalização? Quem ganha com esta incompetência não sabemos, mas quem paga por ela já esta claro, é você contribuinte e eleitor! Pense nisso! 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)