Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Torre de Babel e de vaidades; Sigiloso e Favorável; Herança Maldita?; Dividindo o palco; Festival Gourmet
20/04/2016

Torre de Babel e de vaidades

Os desencontros na Guarda Municipal estão cada dia maiores! Este governo do PTB conseguiu o que o PT tentou mas não obteve êxito: desagregar a tropa. Nos últimos anos do governo petista, a Guarda Municipal caminhava unida, eram majoritários os contrários ao ex-prefeito Corujinha e 100% de adesão à necessidade de valorização da instituição, pela melhoria dos salários, estrutura e criação do plano de carreira.

O foco dos insatisfeitos era a não criação do plano de carreira! Agora, neste governo do PTB, os guardas brigam entre si, não há líderes consolidados na tropa e muitos apoiam o governo e reprovam o colega de trabalho. O prefeito não é o foco das insatisfações, mas sim o “colega que ganhou cargo, ou casa ou alguma regalia”.

A Guarda Municipal perde para a discórdia interna e vai caminhando a passos largos para a inanição. A insatisfação de muitos está em não ser “premiado também”! Ninguém fala a mesma língua, todos gritam e ninguém conversa! Todos olham para “casas e cargos” e ninguém vê o futuro incerto que está por vir! Pobre Guarda Municipal de Varginha, uma instituição de segurança marcada pela insegurança. 

Perguntar não ofende

A criação de parcerias de sucesso como o Café com Tudo será o início de uma nova era em Varginha, em que a iniciativa privada vai descobrir sua importância e o tamanho de sua responsabilidade na condução da cidade? 

As campanhas de vacinação em Varginha vão atingir suas metas de vacinação e eficiência ou as más notícias que contaminam o trabalho de combate à Dengue vão se espalhar por todas as demais áreas de saúde? 

Após mais uma edição do Programa Cultivando Água Boa em Varginha, será que a Copasa continuará malandramente cobrando e não tratando o esgoto em diversas cidades de Minas? A empresa gosta mais de dinheiro do que de transparência? 

Qual ação direta foi realizada pela Copasa para uso sustentável da água na Bacia do Ribeirão Santana? Acabaram os lançamentos de lixo e esgotos no local? Quanto a Copasa investe em Varginha do gordo lucro que fatura na cidade?  

Quando a Prefeitura de Varginha vai cumprir sua promessa de implantar a coleta seletiva? Quando a Copasa vai cumprir sua promessa de recuperar o lixão no Corcetti ou de colocar em funcionamento o Aterro Sanitário Municipal?  

Sigiloso e Favorável

Uma nova pesquisa eleitoral foi realizada em Varginha nas semanas que passaram. A coluna conseguiu ver algumas informações, passadas sob sigilo, pela agência. As novidades agradam gregos e troianos.

O prefeito Antônio Silva estabilizou no desgaste que vinha sofrendo por conta do descrédito geral da classe política. O atual chefe do Executivo Municipal já começa a receber fortes cobranças de eleitores e adversários políticos, e “sangrou pouco até chegar num patamar de estabilidade nas pesquisas”.

Os petistas continuam como antes, na expectativa de ver a deputada estadual Geisa Teixeira ser candidata a prefeita e com medo de que a “onda negativa Dilma Roussef afogue as chances da candidata petista na Prefeitura”.  Já a oposição, embora não tenha um nome consolidado, viu multiplicar os pretensos candidatos, o que mudou o quadro político. 

Afinal, com a perspectiva de que o PT “venha fraco” para a disputa e que o prefeito Antônio Silva enfrente forte rejeição por ser “político profissional”, muitos podem querer se aventurar! O quadro foi visualizado em uma das analises da pesquisa realizada que mostra que “na possibilidade de mais de quatro candidatos a prefeito, o atual governo é o que mais perde votos e chances de vitória”. Já os radicais de esquerda (PSOL, PSTU etc) não perderam a chance de lançar candidato, que pode não ter nenhuma chance de vitória, mas certamente terá grade potencial de “pichar os demais candidatos” e arrancar poucos e valiosos votos! A conferir. 

Herança Maldita?

O trabalho odontológico realizado pela Prefeitura de Varginha recebeu mais uma premiação na semana passada. Os profissionais de odontologia de Varginha ainda tem um logo percurso até dar ao varginhense carente um “sorriso de primeiro mundo”. Mas o tratamento realizado em escolas e na clínica municipal começaram a receber forte investimento ainda nas gestões petistas passadas e caminham melhorando a cada dia! Será que Antônio Silva vai dizer em sua campanha de reeleição que o prêmio recebido pela área odontológica municipal é parte da “herança maldita do PT”, vai esquecer o realizado pelos petistas na área ou vai construir um discurso para “assumir a paternidade de um filho que ele apenas alimenta, mas não gerou”? 

Dividindo o palco

Na terça-feira passada, 12/04, quando Varginha ganhou oficialmente o Shopping Via Café o presidente da Fundação Cultural Francisco Graça Moura viveu um dia atípico, de pouco confete e bajulação! Acostumado a “brilhar sozinho” nos palcos onde entrega obras e realiza eventos e aparições públicas, Graça Moura dividiu os holofotes da inauguração da Casa do Artesão, que fica dentro do Via Café.

Ocorre que o prefeito Antônio Silva também participou de toda a cerimônia, que naquela noite, também inaugurou o shopping, ou seja, o próprio prefeito (maior liderança municipal presente), também não era o primeiro, mas o segundo em atenções na noite quando todos tinham olhos apenas para o Via Café! Graça Moura deve ter ficado triste, não foi nem o “segundo que mais brilhou”. Por certo que o presidente da Fundação vai tentar “tirar o atraso” na Semana do Café, quando a iniciativa privada vai estar ocupada trabalhando na realização dos eventos, deixando as “fotos, plumas, paitês e confetes ao presidente” que vai querer sair bem na foto. 

Festival Gourmet

Começa amanhã o tão esperado Festival Gourmet de Varginha Edição 2016. O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de abril, feriado prolongado, das 16h às 22h. O Festival reúne no estacionamento do recém inaugurado Via Café Garden Shopping, as delícias culinárias de vários restaurantes da cidade e região. Já foram divulgados os pratos e porções que estarão no Festival. O valor máximo é de 15 reais e as opções vão desde comida japonesa, espetinho, hambúrguer gourmet, até lanche vegetariano, vinhos finos e cerveja artesanal além de todos os estabelecimentos da praça de alimentação do shopping que estarão preparados para  atender e oferecer delícias culinárias para o grande público.

O evento também marca o início do Concurso Gourmet, que acontece durante uma semana e conta com 12 bares e restaurantes da cidade. Durante o concurso, os participantes oferecem descontos reais de 10% a 40% em um prato da casa. Os jurados visitam cada estabelecimento para votar no “Sabor que tempera a nossa cidade”. O Festival é uma realização e produção da WEspanha Comunicação Inteligente e SEHAV (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha). Conta com o apoio da Gazeta e diversos outros parceiros. 

Onde esta Wally?

Causou estranheza a falta do deputado federal Odair Cunha (PT/MG) na votação da Câmara Federal quando da aprovação para processo de impedimento da presidente Dilma Roussef (PT). Odair é um dos deputados mais importantes de Minas, e foi nomeado para a Secretaria de Governo do Estado, e, a exemplo de outros deputados federais petistas com cargos nos estados, era esperado que ele fosse deixar o governo estadual mineiro para reassumir a vaga na Câmara para votar a favor de Dilma, ou seja, contra o processo de impedimento que foi votado na Câmara, como fez seu colega deputado federal Miguel Correa (PT/MG).

Odair não foi visto na votação! Também não se teve notícias do parlamentar na semana anterior. Aliás, o titular da coluna tem tentado falar com o parlamentar há algumas semanas, mas sem sucesso! Na última vez que Odair Cunha “sumiu” foi quando o parlamentar, na condição de relator da CPI que investigou o contraventor Carlinhos Cachoeira, o deputado mineiro ajudou o Governo Federal petista a produzir uma bela “pizza” para encerrar as investigações! E agora, onde está Odair?  

O próximo da fila?

Com o reforço de especialistas em direito constitucional para criar a fundamentação jurídica do pedido, alguns deputados estaduais apostam que, Dilma caindo por conta das pedaladas, poderia ser um precedente para que, em Minas, Fernando Pimentel (PT) também sofra processo de impedimento.

Na semana retrasada, um outro grupo de parlamentares de oposição à Pimentel já haviam se reunido para discutir as possibilidades de um pedido como este. No encontro, os líderes da bancada de oposição à administração petista decidiram que devem começar solicitando esclarecimentos sobre os fundos judiciais e o parcelamento do salário dos servidores “por má administração”, o que, no caso, poderia configurar improbidade administrativa. 

Estrutura

A grave epidemia de Dengue que vem assolando o Brasil, com a visível preocupação da população em Varginha, mostra também que nossa estrutura municipal de saúde precisa de mais investimento e melhor distribuição. Os números da saúde e da Dengue em Varginha apontam o quanto a Unidade de Pronto Atendimento UPA tem sido fundamental para a saúde municipal e principalmente no combate a Dengue.

A UPA de Varginha registrou nas duas primeiras semanas do mês de abril, 7.281 atendimentos, uma média de 520 atendimentos dia. O que chama a atenção, é que até o dia 13 de abril, do total geral, foram realizadas 700 notificações de suspeita de dengue, uma média de 54 pessoas por dia, com 166 confirmações, ou seja, 24% dos pacientes notificados. Em janeiro de 2016 foram 189 notificações com 19 casos confirmados de dengue, em fevereiro 398 notificações com 79 casos confirmados e em março 913 notificações, com 333 casos confirmados.  Um total de 597 casos de dengue confirmados na cidade até o momento neste ano.

Certamente que o Hospital Regional e o Hospital Bom Pastor também têm realizado um grande trabalho no combate à dengue no apoio à saúde de Varginha, todavia, enquanto o Regional centraliza operações de saúde complexas como cirurgias cardíacas e o Hospital Bom Pastor centraliza as questões de trauma/ortopedia, bem como a demanda do Pronto Socorro, que passa por reformas, a UPA Varginha esta sendo a “coluna vertebral” do trabalho de combate a dengue dentro da rede pública municipal. E olha que em vários momentos este governo municipal chegou a “lamentar a existência da UPA e os gastos com sua manutenção”.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)